quarta-feira, 8 de julho de 2009

IRÃ. Manifestantes aconselhados a levar rosas como armas

Foto: Manifestante com rosa branca sinalizando vitória em protesto em frente à Embaixada iraniana em Bruxelas no dia 20 de junho. Crédito: Yves Logghe / Associated Press




Manter a calma em todas as circunstâncias, diz um panfleto orientando para a marcha de quinta-feira, proibida em todas as cidades do Irã.

"A arma mais pesada para transportar é uma rosa na mão", diz.

Os iranianos se preparam para quinta-feira, que poderá ser mais um dia de violentos confrontos entre manifestantes e forças de segurança, incluindo a Basij (milícia pró-governo à paisana), apesar dos apoiadores do candidato da oposição, Mir-Hossein Mousavi, [e não-apoiadores revolucionários]distribuirem instruções para tentar minimizar eventuais atos de violência.

Um vídeo publicado na Internet mostra aos manifestantes como fazer para desativar as motocicletas usadas pelos bate-paus Basiji e pelos milicianos da Ansar-e-Hezbollah.

As marchas, que estão ocorrendo em meio à contínua discórdia política desde 12 de junho na [controversa] eleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, marcam o 10º aniversário da violenta invasão aos dormitórios da universidade de Teerã por milícias pró-governamentais e subsequentes semanas de agitação.

O panfleto distribuído aos manifestantes recomenda evitar vestir verde que se tornou a cor oficial da campanha Mousavi ou "visual estravagante", a fim de demonstrar que os participantes da marcha têm sérias intenções.

Sugere aos manifestantes deixar celulares e jóias em casa e levar apenas a carteira de identidade e números de telefone de parentes.

Se o manifestante decidir que é demasiado arriscado participar da marcha, o folheto aconselha-o a circular a pé ou de carro ao redor em seu próprios bairro, mostrando o sinal de "vitória" com os dedos.

"Tenha em mente que o ponto mais importante é o de caminhar para o destino nem que seja por outro caminho", aconselha a mensagem. "Onde quer que você veja a polícia anti-motim ou milícia ... impedindo você mudar o seu caminho ... ... o objetivo é continuar seguindo em frente."

- Los Angeles Times
http://latimesblogs.latimes.com/babylonbeyond/2009/07/iran-protestors-advised-to-carry-roses-as-weapons.html
http://latimesblogs.latimes.com/.a/6a00d8341c630a53ef011570e43a5a970c-pi

Nenhum comentário: