quinta-feira, 2 de julho de 2009

Resenha Verde #16 (2 de julho)

Sou NiteOwl AKA Josh Shahryar - twitter.com/iran_translator no twitter - e estou imerso nos tweets do Irã durante várias horas. Procurei ser extremamente cuidadosos na escolha de minhas fontes no twitter. O texto compilado abaixo é o que eu posso confirmar através das minhas fontes confiáveis no twitter. Não utilizei nenhuma mídia. (Todo meu trabalho está liberado sob Creative Commons (CC). Você pode usá-lo livremente e repostá-lo sempre que quiser. Basta fornecer um link para a fonte original, na parte inferior.)

A seguir os fatos mais relevantes que posso positivamente confirmar. Irã, quarta-feira, 1 de julho de 2009.

In English: http://tiny.cc/63SzW

In Dutch: http://tinyurl.com/lrk37g

In German: http://kyrah.net/gr88/gb16.html

In Hebrew: http://tinyurl.com/mqooe8

In Italian: Gonzo Times � Blog Archive � 02/07/2009: Report di fine giornata

In Portuguese: http://tiny.cc/1Zd39

In Russian: http://tinyurl.com/mxooox

In Spanish: http://tinyurl.com/n549ps

In Swedish: http://greenbrief.blogspot.com/

1. Milhares de pessoas reuniram-se no cemitério em Beheshte Zahra no Irã, e em outros para homenagear que as pessoas que morreram nas manifestações. Os números são difíceis de confirmar, mas várias fontes alegam algures entre 10.000 e 15.000. Grande número de Basijis foi vistos dentro e ao redor do Cemitério Beheshte Zahra, mas não foram relatados confrontos. Lojistas em Tabriz alegaram ter interrompido sua greve por causa da intimidação do governo e pelas ameaças feitas pelos Basijis.

2. Usando a página do Facebook de Mousavi, os manifestantes convocaram a formação de uma cadeia humana no próximo domingo -- não pudemos confirmar isso através de outras fontes. Entretanto, cerca de 120 mulheres do grupo "Mães em Luto" reunidas no Parque Laleh hoje, novamente acenderam velas em memória dos manifestantes mortos. Eles programaram manifestações massivas nos parques Laleh, Andisheh e Mellat para 4 de julho. Parentes de detentos novamente se reuniram em frente da Prisão Evin hoje e pediram a libertação dos seus entes queridos.


Governo

3. Membros da linha dura do Parlamento apelaram hoje novamente ao Poder Judiciário para processar Mousavi por suposta violação da lei, convocar protestos e instigar a violência. Tal apelo fora feito anteriormente e vários jornais estatais também vêm fazendo exigências semelhantes nos últimos dias. Relatos não confirmados de Qom e Khorasan indicam que mais e mais clérigos estão denunciando as ações do governo, declarando os protestos como legítimos.

4. Samareh Hashemi, chefe de campanha de Mahmoud Ahmadinejad, disse hoje pela TV que as restrições impostas ao SMS e ao serviço de telefone celular foram implementadas para "garantir a segurança" durante e após a eleição. Ele acrescentou que Mousavi não era realmente um líder oposicionista, porque "suas opiniões coincidem com as do governo." Além disso, ele afirmou que os candidatos sabem que a eleição foi tão imparcial como as anteriores, e que não houve fraude em nenhum lugar.

5. O governo iraniano está prestes a sofrer mais pressão internacional. Haverá uma reunião da UE na próxima semana na qual os países membros decidirão sobre a retirada de seus embaixadores do Irã. O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia anunciou hoje que a Rússia se recusou aplicar sanções internacionais contra o Irã, alegando que as eleições e suas consequências são questões internas que tem que ser resolvidas pelos próprios iranianos, segundo o jornal MosNews. Um ex-ministro da Justiça do Canadá, Irwin Cotler, pediu à comunidade internacional que proíba a entrada de Ahmadinejad em seus países, segundo o Deutsche Welle.

6. O website Al-Arabiya afirmou que Mamdouh Ismail, um advogado egípcio pertencente à Irmandade Muçulmana, apresentou uma queixa no Egito à Procuradoria Geral da República. Ele pediu-lhes a proibição da entrada de Ahmadinejad no Egito no próximo mês para participar de uma reunião diplomática. Ele acusou Ahmadinejad de ganhar a eleição de forma fraudulenta de insultar dois discípulos do profeta Maomé.

Detenções, mortes, libertações

7. Sete pessoas ligadas aos protestos foram presas em Qazvin hoje. O chefe da Frente de Participação na Província de Hormozgan, Sr. Ramezanpour, também foi preso. A mídia governamental agora afirma que 20 pessoas morreram nos protestos no período pós-eleitoral. Os números reais são difíceis de obter, mas é bem superior ao informado pela mídia iraniana. Numa nota positiva, os jornalistas iranianos Maryam Ameri e Omid Mohaddes foram libertados da prisão hoje, em Teerã.

8. Saeed Hajjarian -- um proeminente político e correligionário de Mousavi -- estaria doente. Hajjarian tem diabetes -- uma condição muito grave que requer cuidados diários. A Anistia Internacional apelou ao governo hoje, mais uma vez, a libertação de Hajjarian. Na quarta-feira, o jornal Newsweek pediu ao Irã a imediata libertação de seu repórter, Maziar Bahari, que foi preso em 21 de junho de 2009. O Newsweek rejeita as acusações da imprensa iraniana de que Bahari teria participado na violência pós-eleitoral. A Bahari tem sido negado o acesso a um advogado.

9. Os relatos divulgados pela imprensa de haver seis manifestantes detidos na Prisão Evin foram negados pelo governo. A agência de notícias dos Estudantes Iranianos informou em seu website que os indivíduos acima mencionados foram acusados de matar seus cônjuges e outras pessoas. Eles negaram implicações ou correlações com os "presos" do período pós-eleitoral.

10. A Interpol negou hoje que a testemunha da morte de Neda Agha-Soltan seja procurada pela Interpol. Eles também negaram ter recebido pedidos do Governo iraniano para a sua detenção. A mídia iraniana e o governo vêm alegando que a testemunha, Arash Hejazi, era procurada pela Interpol. Relatórios não confirmados sugerem que os serviços de inteligência do Governo Iraniano, bem como o Ministério da Orientação Islâmica estão compilando uma lista de jornalistas iranianos que serão impedidos de viajar no estrangeiro.

11. Surgem contínuos relatos de tortura em Evin e em outras prisões iranianas. Algumas fontes afirmam que os detidos são agredidos a cada noite enquanto outros são submetidos a métodos de tortura como "waterboard", onde o prisioneiro é mergulhado de cabeça para baixo em uma tina com água quente, a fim de forçar confissões.


Declarações

12. Mais um Aiatolá aderiu à causa dos manifestantes. Aiatolá Bayat-Zanjani disse hoje que a procura de justiça e o protesto pelo direito são legítimos. Ele também denunciou a repressão de manifestantes e qualificou esse ato de ilegítimo. Ele pediu para Mousavi apelar pela justiça e ajudar as pessoas a obter os seus direitos. Zanjani se junta aos Aiatolás Taheri, Ghaffari e Montazeri em seu apoio à causa dos manifestantes. Karoubi novamente anunciou hoje que não reconhece o atual governo e que continuará a defender o povo em sua busca por seus direitos - mesmo que leve o resto de sua vida.

13. Há rumores de que Rafsanjani, que é um dos imãs que conduzem as orações de sexta-feira na maior mesquita em Teerã, declinou de conduzir orações lá novamente. Na semana passada, o seu lugar foi preenchido primeiramente por Khamenei, mas Khamenei mudou de idéia no último minuto deixando Ahmad Khatami conduzir as orações. Rafsanjani não tenciona participar das Orações nesta sexta-feira.


Mídia

14. O website Parlemaan foi bloqueado pelo governo. O site era uma das únicas fontes imparciais remanescentes de notícias do povo iraniano. O governo o bloqueou depois de postar declarações de Mousavi e críticas de Khatami ao governo. O Parlemaan News -- parlemaan significa parlamento em persa - é o site oficial de notícias do Caminho do Imã, facção do MP no Parlamento iraniano. Eles tinham sido avisados na semana passada pelas forças de segurança e do Poder Judiciário para parar de criticar o governo.

15. A BBC relatou hoje que o Reino da Jordânia tinha banido o "state-run Al-Alam" e os sinais da Press TV do Irã na Jordânia e revogou sua autorização de funcionamento. O Al-Alam vincula notícias em Árabe e a Press TV é o principal canal de notícias em língua inglesa do Irã. Este último mostrou hoje imagens que chamaram de "bandidos atacando a sede dos Basiji em Teerã" -- mas as filmagens só mostraram vários manifestantes cantando na frente da sede em uma data não especificada. A gravação não mostra nenhum "bandido" usando qualquer coquetel Molotov conforme foi vinculado.

Meios de Comunicação de Massa

16. Embora o SMS retornasse ontem em Teerã, há relatos de que foi cortado novamente. Fontes indicaram ter pedido aos usuários do twitter em Teerã para que não se comunicassem usando o serviço, porque isso poderia ser uma tática do governo para localizar dissidentes. Há relatos de que as principais empresas de telecomunicações do Irã passaram por treinamento na China, "uma forma de eliminar dissidentes usando seus dados publicados na net", monitorização e outras técnicas.

17. Embora as notícias de ontem da quatro urnas eleitorais lacradas encontradas em Shiraz ainda estivessem sem confirmação, fontes seguras indicaram que o Governador de Província de Fars onde fica Shiraz, anunciou hoje que as caixas eram de eleições passadas.. Ele acrescentou que elas são guardadas como documentos nacionais. Há rumores de que Mohammad Reza Nasab-Abdollahi, o jornalista que vinculou a notícia, tenha sido ameaçado pelo governo e esteja sendo pressionado a retirar sua denúncia e negar a vinculação anterior.

18. Cânticos de Alá Akbar novamente ecoaram em todo o país. Os relatórios sugerem que dezenas de pessoas -- em alguns casos, todos os moradores dos edifícios -- foram presos pelos Basijis por cantar em seus terraços durante a noite. Os moradores da zona norte de Teerã também têm sido avisados que deveriam quer parar de cantar ou correr o risco de perder suas antenas de satélite. As antenas de satélite são ilegais no país, mas amplamente utilizadas pelo público.

Nenhum comentário: