segunda-feira, 13 de julho de 2009

Irã. Operação apagão, com a ajuda de "chapinha"


Teerã, 9 de julho. A repressão pós-eleitoral foi tão brutal que os manifestantes anti-Ahmadinejad já não se atrevem a organizar manifestações de rua. No entanto, eles não deram a luta por vencida. Uma de nossas observadoras no país, Sara, participou na "Operação apagão" de terça-feira. Armada com um ferro de passar roupa e um alizador de cabelos, ela tentou, juntamente com muitos outros, sabotar o discurso do presidente na televisão com um apagão elétrico generalizado.

"Por favor, liguem seus eletrodomésticos, Ahmadinejad vai aparecer na televisão"


Sara é estudante em Teerã.

"Exatamente ao mesmo tempo todos nós ligamos os aparelhos elétricos em nossas casas: alisador de cabelo, ferros de engomar, secador de cabelo, etc. Fazendo isso, almejávamos derrubar todas as estações elétricas de Teerã, uma a uma".

"Já tentamos diversas vezes. Na terça-feira [7 de Julho], pouco antes do discurso de Ahmadinejad TV, as mensagens apareceram no Twitter, Facebook e Balatarin [site iraniano de partilhamento de notícias]: 'Por favor, liguem seus eletrodomésticos, Ahmadinejad já vai aparecer na televisão'. Não parece ter funcionado no centro da cidade, mas foi-me dito que as cidades de Ahvaz, Ispahan, Racht, Sari e alguns bairros de Karaj foram mergulhadas em trevas. Ao mesmo tempo, as pessoas correram para cima da laje de suas casas e gritaram 'morte ao ditador!' Até mesmo a programação televisiva foi interrompida porque a IRIB [TV iraniana estatal] foi transferida para um gerador de emergência [não confirmado]".

"Em vez de tomar as ruas em protesto, agora estamos organizando coisas como operação apagão - que causam engarrafamentos de trânsito como uma desculpa para buzinar, graffitar paredes, etc. No entanto, estamos fazendo uma manifestação em frente da Universidade de Teerã hoje. É o aniversário da revolta estudantil de 1999. Assim, retomaremos as manifestações".

fonte: http://observers.france24.com/en/content/20090709-operation-blackout-hair-straighteners-tehran-electricity

Nenhum comentário: