terça-feira, 14 de julho de 2009

Irã. Taraneh - presa, estuprada, desaparecida




















Taraneh M., 28, esteticista estagiária, foi detida há mais de duas semanas por forças de segurança durante manifestação em 28 de junho. Relatos de testemunhas e familiares sobre captura, internação em hospital, lesões no ânus e no útero, e posterior desaparecimento, levantam suspeitas de que tenha sido morta.


Segundo consta, esta jovem foi detida por forças de segurança a paisana às 18 horas após participar de um culto na mesquita de Ghoba. Enquanto todos os outros detidos eram levados para a delegacia de polícia de Nobonyad pelos basij e por investigadores, agentes a paisana levaram Taraneh para um edifício próximo à Hosseinie Ershad.

De acordo com testemunhas, enquanto a maioria dos participantes do culto estava vestida com roupas normais e formais, Taraneh vestia roupas elegantes e sapatos de salto alto, e chamou a atenção dos policiais por causa do seu penteado, asseio e beleza.

Quando a família de Taraneh, que mora na Rua Jeyhoun, na zona oeste de Teerã, fui procurá-la na delegacia de Nobonyad, os policiais disseram que não sabiam nada sobre ela. Mas os outros detidos disseram à família que Taraneh fora detida pelos Basijis e não tinha sido entregue à delegacia. Isso deixou a família ainda mais preocupada.

A probabilidade de ela ter sido estuprada por uma gangue de Basijis aumentou quando alguns dias depois uma pessoa não identificada telefonou à família dizendo que após um "acidente" Taraneh fora internada no Hospital Imam Khomeini em Karaj, com lesões no ventre e ânus.

Após vários dias de buscas, sua família finalmente encontrou o carro de Taraneh, estacionado próximo à mesquita Ghoba, depois foram buscar mais informações no hospital Imam Khomeini em Karaj. Uma das enfermeiras confirmou que policiais à paisana trouxeram uma moça inconsciente, que corresponde com a descrição de Taraneh, e a removeram novamente após algumas horas. Os detalhes da internação não constam nos registros do hospital.

Isso aumenta a suspeita de que Taraneh M., além de ter sido estuprada pelo Basijis e pelas forças de segurança, possa estar morta. Mas a família dela não aceita essa possibilidade e ainda segue os conselhos das autoridades policiais, ou seja, para manter a calma, pois eles serão capazes de localizar a moça.

O pai de Taraneh, que trabalha no ramo de prótese dentária, sofreu um ataque cardíaco depois que visitou o hospital e está doente, e a mãe dela também evita falar sobre o destino da filha aos familiares e amigos.

Uma das amigas mais íntimas de Taraneh nos disse que, considerando as informações que possui, suspeita que Taraneh esteja morta. Ela disse que desde a detenção até os relatos colhidos no hospital haviam passado vários dias. Também a menção por um telefonema anônimo sobre o útero e ânus dilacerados aumenta a possibilidade de Taraneh ter sido estuprada e morta por uma gangue composta por Basijis e forças de segurança.

Temos mais informações, por outras fontes, que aumentam as preocupações sobre o destino de Taraneh. No entanto, vamos falar primeiro com a família de Taraneh, depois divulgaremos tais informações. Nesse meio tempo, solicitamos apoio dos meios de comunicação e suporte das organizações pelos direitos humanos e da mulher.

Terça-feira, 14 de julho

fonte: http://iranian009.blogfa.com/post-31.aspx

Nenhum comentário: