segunda-feira, 13 de julho de 2009

URGENTE: 14 pessoas agendadas para serem enforcadas PUBLICAMENTE em cidade iraniana amanhã



Segunda-feira, 13 de julho de 2009

Comissão pelos Direitos Humanos no Irã, 13 de julho:

Segundo a agência de notícias estatal iraniana Fars, 14 pessoas estão programadas para serem enforcadas em público no sudeste da cidade iraniana de Zahedan, amanhã 14 de julho.

Segundo o relato todas as 14 pessoas estão ligadas à "Jondollah", um grupo militante balúchi pertencente à Abdolmalek Rigi e foram condenadas por "moharebe" (lutar contra Deus, um termo utilizado para os que recorrem à luta armada contra as autoridades iranianas). Abdolhamid Rigi, irmão de Abdolmalek Rigi, líder do grupo, está entre os 14, diz o relatório. Nenhum dos outros 13 foram identificados pelo nome na reportagem.

O enforcamento terá lugar no parque "Laleh" em Zahedan às 06h30min, segundo a notícia.

Mahmood Amiry-MOGHADDAM, porta-voz do Irã sobre Direitos Humanos, disse: Os enforcamentos públicos destinam-se a espalhar o medo entre a população e faz parte da onda de execuções iniciada pelas autoridades iranianas na sequência das manifestações pró-democracia no Irã".

Ele continuou: "Nós não podemos confirmar que estes 13 realmente estão ligados a Jondollah. Em Agosto de 2008, Yaqub Mehrnehad [http://iranhr.net/spip.php?article576], um conhecido blogueiro e ativista, foi executado pela acusação de "Moharebeh" [inimigo de Deus, uma acusação frequentemente aplicada aos suspeitos de resistência armada contra o estado] e condenado por ligação com o grupo Jondollah. Contudo, não houve indícios de que Mehrnehad estaria ligado com o "Jondollah" ou tomado parte em qualquer outro grupo militante. Ele, da mesma forma que os 14 que estão programados para serem enforcados amanhã, foi julgado em um tribunal revolucionário, fechado ao público".

Amiry-MOGHADDAM acrescentou: "Não importa do que essas pessoas são acusadas, condenamos as execuções e pedimos à comunidade internacional para fazer tudo o que podem para parar as violações dos direitos humanos pelas autoridades iranianas"

Desde início do mês de Julho de 2009, pelo menos 37 pessoas foram executadas no Irã.

Fonte: http://iranhr.net/spip.php?article1182

Nenhum comentário: