sábado, 4 de julho de 2009

Teerã. Governo enforca mais 20 prisioneiros







Comissão de Direitos Humanos no Irã, 4 de julho

Segundo relato da agência de notícias estatal iraniana Fars, 20 pessoas foram enforcadas na prisão de Rajaee Shahr Karaj (a oeste de Teerã) nesta manhã de 4 de julho.

O relatório também diz que "todos os enforcados haviam sido condenados pelo tráfico de drogas entre 2004 e 2008, e tinham entre 35 e 48 anos de idade".

Em 3 de julho os grupos de Direitos Humanos no Irã alertaram que 29 prisioneiros no corredor da morte estavam programados para serem executados hoje 4 de julho em Teerã.

Os grupos de Direitos Humanos no Irã estão investigando se entre os executados, estavam pessoas detidas em conexão com as recentes manifestações pró-democracia no Irão. A prisão Rajaee Shahr não é comumente utilizada para execuções, mas apenas em situações especiais.

34 pessoas já foram executadas no Irã nos últimos quatro dias, e 26 delas ocorreram em Teerã. Não há dúvida de que estas execuções almejam espalhar o medo entre a população e reprimir ainda mais o movimento pró-democracia no Irão", disse Mahmood Amiry-MOGHADDAM, porta-voz dos grupos de defesa dos Direitos Humanos no Irã.

Ele acrescentou: "Várias milhares de pessoas foram detidas no decorrer das últimas três semanas de manifestações no Irã. Muitas delas estão em risco de tortura, confissão forçada e execução. A comunidade mundial, ONU, UE e todos os países com laços diplomáticos com o Irã deve fazer tudo o que podem para evitar o derramamento de sangue desencadeado pelo regime iraniano. "

Amiry-MOGHADDAM continuou: "O mundo deve agir agora, antes que seja tarde demais! Pedimos também à comunidade mundial para apoiar as legítimas reivindicações do povo iraniano, e não reconhecer os resultados das recentes eleições iranianas"

fonte: Comissão de Direitos Humanos no Irã
http://iranhr.net/spip.php?..

Nenhum comentário: