terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Tradição Libertária no Oriente Próximo e Rússia


Para uma melhor compreensão desse imenso barril de pólvora (para não dizer de petróleo) econômico, político e social, em que se converteu, principalmente o Oriente Próximo, segue o texto abaixo

Por Kenneth Rexroth

     No Oriente Próximo, onde apareceu pela primeira vez, a vida comunal da aldeia neolítica tem sido desvirtuada e inviabilizada pelas invasões do Estado e da economia externa até os dias presentes. Até a Segunda Guerra Mundial ou até a descoberta do petróleo nos arredores, a vida em uma aldeia isolada do Oriente Médio era em muitos aspectos semelhante a que teve durante oito mil anos. Assim, não é surpreendente o entra e sai de movimentos comunalistas no mesmo local do nascimento do Estado centralizado, nem o porque deles terem falhado, com uma larga economia baseada na irrigação, silos regionais, e planejamento racional da agricultura, tudo isso exigiu um aparato administrativo centralizado.

     A religião persa oficial, o zoroastrianismo, poderia ser considerada um reflexo do Estado centralizado do Oriente Próximo, com seu sistema de palácio e monarca absoluto. O yasnas de ZendAvesta contêm muitas máximas dirigidas contra o comunismo, contra o desrespeito aos nobres, contra o pacifismo, e contra a comunidade pirata nômade, contudo, contem também algumas tendências comunalistas, funcionando secretamente, para emergir na religião de Mazdak nos anos posteriores da dinastia sassaniana.

     Mazdak nasceu no final do século V e os seus discípulos esparramaram sua doutrina tão rapidamente sobre a Pérsia que eles logo converteram um grande número de pessoas importantes e eventualmente, o próprio Rei Kawaz.

     Para Mazdak a fonte de todo mal era devido à ação malévola dos diabos, Inveja, Ira, Ganância, que tinham destruído a igualdade primitiva e a comunidade do homem. Os discípulos de Mazdak mantinham todas as coisas em comum incluindo, de acordo com seus inimigos, as mulheres. Como a maioria dos hereges eles foram acusados de serem viciados em orgias sexuais. Por outro lado eles também foram acusados de extremo ascetiscismo, vegetarianismo, e a recusa em matar sob qualquer circunstancia. O comunismo não era incidental para o mazdaismo, mas central. Os grandes pecados mortais eram relacionados a possessividade e violência, e as maiores virtudes eram aquelas da comunidade do amor.

     Temos informações incompletas sobre o que aconteceu depois da conversão do rei, mas os efeitos sociais parecem ter sido drásticos e supostamente devem ter conduzido à sua deposição temporária pelo seu irmão Jamasp. Em sua restauração seu filho, Khusraw I (Chosroes I), enganou Mazdak cortejando todos seus discípulos, recebendo a submissão formal de Khusraw e a pública profissão da nova religião. Quando os mazdaitas entraram nos jardins reais para participar de um grande banquete, cada grupo foi agarrado e enterrado de cabeça para baixo com os pés para fora. Khusraw conduziu Mazdak pelo jardim e disse, "veja a colheita que sua má doutrina produziu", e enterrou-o, de cabeça para baixo, entre seus seguidores.

     O massacre, que aconteceu em A.D. 528, não exterminou a seita. Na ascensão de Khusraw três anos depois começou uma nova perseguição e os mazdaitas foram caçados ao longo da Pérsia. Porém, um remanescente parece ter continuado agindo secretamente, passando suas doutrinas e práticas às seitas estrangeiras que surgiram dos ismaelitas e haxixins, cismáticos do corpo principal do Islã. Por seus esforços em defender o zoroastrianismo foi dado a Khusraw o título de Nushirwan-Anushak-Ruban — "espírito imortal" — e ainda é venerado pelos persas como um herói religioso.

     Infelizmente não sabemos praticamente nada dos detalhes desse fato, que no final das contas foi o episódio histórico principal. Algumas das fontes do zoroastianismo, islamismo e cristianismo, vieram através de testemunhas oculares, substituídas abusivamente por economistas e sociólogos. Sabemos menos ainda sobre o comunismo atribuido ao círculo interno dos primitivos manichaeanos, cujos oponentes se chamavam zandiques, que correspondem com os cathari entre os últimos albigenses europeus descendentes dos manichaeanos. O comunismo entre os zandiques aparentemente foi praticado por uma minoria que escolheu seguir conselhos de perfeição semelhante aos monges cristãos. Muito mais que o mazdaismo, que floresceu dentro dos limites do império sassaniano, o manichaeanismo, e depois o agnosticismo, influenciou profundamente o desenvolvimento da heresia islâmica. Desde então, mais especialmente em seus primeiros dias, o islã participou especialmente no caráter de uma imenso bando de nômades conduzidos por caravanas mercantes, invadindo sociedades estabelecidas dentro de seu perímetro de expansão — a guerra do estepe contra a areia — sempre havia um elemento de comunalismo pirata em sua ética social e em menor grau em sua prática. Embora Maomé fosse um comerciante e falasse para as comunidades mercantis de Meca e Medina, a distinção entre invasores beduinos e comerciantes mercadores é bem nebulosa. O posterior evoluiu do anterior e permaneceu dependente dele. A diferença essencial estava entre pilhagem e lucro. O bando nômade compartilhava a pilhagem, o comerciante guardava seu lucro para si. Assim essas comunidades islâmicas de hereges que praticaram o comunismo normalmente eram os piratas do deserto e da estepe, como os haxixins, uma sociedade secreta de extorcionistas.

     A fonte da maior heresia islâmica não está no corpo principal do mohammedanismo, o sunnism, a religião da maioria dos árabes e dos habitantes das terras conquistadas e mantidas, mas no chia, a religião da Pérsia. Os chutas rejeitam a noção de um califa eleito e de um clero que sempre funciona como um tipo de rabinato com um corpo legislativo sujeito à discussão — como no Talmud — a favor de um califa hereditário descendente do profeta Ali, o genro de Maomé, que por uma linha de divindade ordenava sete ou doze sucessores, dependendo da seita, imams que adquiriam o caráter de emanações diretas da deidade. Na Pérsia essa linhagem também descende do último dos reis sassanianos pela filha Yazdigird, Harar, a gazela, esposa do mártir Husayn, e mãe de Ali Asghar. Assim, combinado a uma linha hereditária, ocorre uma mística encarnação divina no Rei Persa, (o helenístico Basileus ó Sotef) e em Ahura Mazda. O iman final é oculto, para ressurgir apenas no fim do mundo na forma de um Salvador ou Mahdi, normalmente inacessível, mas representado diante das pessoas através de missionários, ou dais, que o revelam clandestinamente. As vezes mahdi e imam são identificados ou, como na dinastia Fatimid do Egito, funcionam como verdadeiros governantes. Entre os ismaelitas o último desaparecido é Sete que reaparecerá, como na Segunda Vinda de Cristo, no fim do mundo. Na maioria das seitas ismaelitas ele é a emanação final da série de sete, não confundir com os sete imams que são todos espiritualmente idênticos, mas de um caráter metafísico, gnóstico, similar aos aions dos valentinianos gnósticos ou aos sephiroth da kabala judia. Nós estamos lidando aqui com emanacionismo, soteriologia, e um apocalipticismo que remonta ao amanhecer da religião no Oriente Próximo — por exemplo, a egípcia "teologia de Memphite", encontra analogia na mahayana budista. A semelhança com a forma prevalecente do zoroastrianismo, uma religião que se pronunciou amplamente nos haxixins antes da conquista muçulmana, como uma de suas expressões mais hereges. O chiísmo tem sido qualificado como a revolta da Pérsia contra o sunismo árabe, embora o chiísmo tenha florescido por um tempo no Egito, e até mesmo em lugares distantes como Espanha e Indonésia. É a atual religião na Pérsia, e dos ismaelitas na índia cujo mahdi é Aga Khan.

     Tanto em estrutura como em doutrina a maioria das formas avançadas de chiísmo se assemelha aos boxes chineses, um governo hierárquico inacessível, uma religião oculta, uma série inclusiva de mistérios cujo segredo final é que não há mistério algum. A atração de tal religião e sociedade secreta é grande, especialmente quando associada com o poder mundano atual.

     Contemporaneamente, ao estabelecimento da dinastia fatimida em Trípoli no final do século IX e à conquista do Egito em 972 A.D. uma seita estreitamente relacionada com os carmathianos desenvolveu-se na parte mais baixa do vale mesopotâmico e ao longo da costa noroeste do Golfo Persa.. O califado do sunita ortodoxo Abbasid em Bagdá ficou preocupado com uma grande revolta de escravos negros, a insurreição de Zanj. Os carmathianos tentaram uma aliança com os líderes de Zanj. Isso provou ser impossível, mas eles puderam estabelecer uma oposição paralela, depois da supressão da revolta de Zanj os carmathianos não apenas controlaram secretamente a costa norte do Golfo Persa, como também organizaram a subversão no lêmem, na Síria, e na própria Bagdá. Em 900 A.D. as tropas do califado foram derrotadas em Basra e dali em diante os carmathianos passaram a controlar Bahrayn, eventualmente Basra, e muitas outras cidades entre a Mesopotâmia e a Arábia, cortando as rotas de peregrinagem para Meca, e normalmente as conexões marítimas de Bagdá. Aqui eles estabeleceram o que provavelmente foi a única sociedade comunista a controlar um grande território, mantendo esse controle por mais de uma geração, antes do século XX.

     Os carmathianos também atacavam as caravanas de peregrinos para Meca, muitas vezes matando milhares de pessoas, atacaram cidades tão longínquas quanto Damascus, onde eles parecem ter estabelecido um considerável corpo de seguidores secretos. Finalmente eles atacaram a própria Meca e levaram a Pedra Preta sagrada, o objeto mais santo do Islã, junto com uma imensa pilhagem (928 A.D.). Dentro do próprio bahrayn havia um completo e absoluto comunismo. Os cidadãos não pagavam nenhum tributo ou imposto; seu bem-estar estava garantido desde o nascimento até a morte, na doença ou na saúde. Todo trabalho duro, servil, ou desagradável era executado por escravos negros que parecem ter sido os remanescentes derrotados da revolta de Zanj que fugiram para seus semi-aliados e voluntariamente preferiram a escravidão com os carmathianos do que o extermínio com os sunitas. Os ortodoxos acusaram os carmathianos de comunidade de mulheres (as mulheres eram de todos) e de todas as formas de orgias. Na verdade eles eram estritamente monógamos, uma casta militar um pouco parecida com os guardiães de Platão ou os Cavaleiros Teutônicos, conduzindo uma vida severamente rígida, pura e regulada. O uso de vinho e todos os vícios secundários eram estritamente proibidos. As mulheres não usavam véus, circulavam livremente em público e exerciam uma influência considerável. Os carmathianos não eram obrigados a cumprir as ordenanças específicas do Islã, nem mesmo encontros de sexta-feira, orações diárias, ou comer alimentos sagrados. As práticas esotéricas do mohammedanismo foram substituídas pelo culto à Luz, um misticismo contemplativo relacionado ao sufismo, bem parecido com o do maior teólogo sufi, Ibn ei Arabi. Como os sufis os carmathianos se vestiam exclusivamente de branco e colocavam grande ênfase na moral e na pureza física. Nós ainda estamos no mundo dos essênios, do therapeutae, e da luz pela emanação da luz dos philo judaeus. Se algumas acusações de seus perseguidores ou algumas tradições secretas de ocultismo dos cavaleiros templares forem verdadeiras, esta é a fonte.

     Em 1084 A.D. Bahrayn foi subvertida, mas surgiu um outro domínio ismaelita, uma nova irmandade de mistério e aventura, os haxixins, que se estendeu ao longo do Norte da Síria e no Mar Cáspio. Baseado em uma série de comunidades-fortalezas no remoto deserto ou em áreas montanhosas das quais Alamut foi a mais famosa e a que mais tempo durou, os haxixins estiveram ativos durante todo o período das Cruzadas como uma irmandade secreta de extorcionistas — e haxixins — que espalhou o terror por todo o Oriente Próximo. Eles pilhavam, influenciavam politicamente, e impunham respeito tanto em cristãos como em muçulmanos. O comunismo autoritário dos carmathianos abriu caminho para um puro autoritarismo. Seus adeptos eram provavelmente controlados por uma espécie de hipnose de massa induzida pelo excessivo uso do haxixe, daí seu nome, haxixins. Suas fortalezas foram destruídas e eles foram exterminados quase que completamente pelos mongóis sob o comando de Hulagu, que aparentemente nutria um ódio especial contra eles. Depois de capturarem o grande mestre de Alamut, o enviaram para Hulagu, mas escapou, eles sobreviveram como seguidores de Aga Khan.

     Os carmathianos e os haxixins são os primeiros claros exemplos de uma sociedade comunal de mútuo-benefício vivendo da pilhagem de outras comunidades. Tal organismo pode ser apenas intersticial e funciona nos pontos divisórios entre as classes de um Estado altamente organizado, nas brechas entre dois Estados antagônicos, ou na periferia das sociedades altamente organizadas. Este é o comunismo da gangue urbana ou bando pirata de ladrões em tempos de desorganização social — como o bando imortalizado pela novela chinesa, The Water Margin (Ali Men Are Brothers), e naturalmente, nos contos de Robin Hood. Os carmathianos floresceram do antagonismo entre fundamentalistas árabes e civilizações persas. Os haxixins, a mais famosa das muitas comunidades similares que praticava um esoterismo religioso, sobreviveram saqueando seus vizinhos ao longo das fronteiras ao Norte da Pérsia, no Cáucaso, ao longo do Mar Cáspio, e por todo Oxus, o atual Afeganistão.

     Antes das Cruzadas, a civilização islâmica era incomparavelmente mais adiantada e rica do que a Europa Ocidental. As Cruzadas em si eram uma espécie de brigada religiosa, da mesma maneira que o islã tinha sido, quando os beduínos e mercadores da Arábia pilharam o império bizantino. Assim não é extraordinário que o tipo de organização inventada pelos carmathianos e haxixins acabou sendo adotada pelos cruzados. Os cavaleiros templares e outras ordens militares eram no princípio sociedades similares, autoritárias, comunistas, de bandidos religiosos, só distinguidos pelos seus votos de celibato.

     Se aceitarmos qualquer uma das acusações feitas contra os templários quando foram suprimidos por Filipe, o Belo, em 1307, veremos que eles não apenas copiaram a estrutura organizacional dos haxixins como também sua classificação esotérica, que conduzia a um deísmo céptico, acompanhado por ritos e práticas que os ortodoxos consideraram blasfemas e obscenas. Os templários foram acusados de cuspir na cruz em sua iniciação, de pederastia institucionalizada, e de orgias noturnas, mas eles foram suprimidos porque haviam se tornado a organização mais rica da Europa e um estado dentro do estado, independente de reis e do papado, como também uma imensa corporação de "banqueiros internacionais".

     Nas costas do Báltico e no interior, os cavaleiros teutônicos tinham uma organização semelhante à dos militares ordenados cruzados exceto quando se fixavam em um território específico. Da mesma forma que os templários sucederam aos haxixins e carmathianos, os cavaleiros teutônicos foram os sucessores das comunidades pagas varangianas que povoavam as vias fluviais desde o Báltico até o Mar Negro, comunidades fortificadas de mercadores-guerreiros escandinavos consideradas parte das populações mais bárbaras entre os Finns, Letts, e eslavos. Aparentemente eles praticaram uma economia de bando de ladrões, compartilhando a riqueza, mas com a maior parte do roubo indo para seus chefes. Eles não eram celibatários como os cavaleiros teutônicos. Suas mulheres eram escravas concubinas tomadas de povos circunvizinhos, e em alguns casos aparentemente eram imoladas quando seu chefe ou senhor morria. Uma das principais mercadorias de comércio dos impérios bizantino e persa era o tráfico de escravos loiros. As colônias varangianas da grande Rússia nunca conseguiram se unir para formar um único estado escandinavo, embora estabelecessem as fundações da monarquia kievan, e até mesmo os Romanovs reivindicavam ser descendentes deles. Porém, durante algum tempo, no período viking, osjomsvikings da cidade-fortaleza de Jomsburg, em algum lugar na costa do sudoeste do Báltico (o local nunca foi identificado com certeza) funcionou como um estado comparável à Noruega, Suécia, e Dinamarca.

     A conquista dos mongóis destruiu o poder escandinavo na Rússia e arrasou a região do Báltico. Da mesma forma que os mongóis subjugaram o interior e destruíram os domínios eslavos e varangianos no princípio do século XIII, os cavaleiros teutônicos mudaram suas atividades da Terra Santa para a Prússia paga sujeitando a população finlandesa e eslava numa guerra de genocídio, e eventualmente chegaram a controlar toda costa ao sul do Báltico.

     Este tipo predatório, parasítico, de associação em mútuo benefício, gradualmente abandonou suas características comunistas e religiosas para, no começo da era capitalista, emergir nas grandes companhias de comércio orientais, nas companhias holandesas e nas companhias inglesas da índia oriental e corporações semelhantes, tomando a forma de algo parecido com uma mistura de brigadas militares com mercadores.

     Em tais sociedades as relações contratuais jurídicas ou implícitas que prevalecem entre os sócios e que são escassamente sentidas, são trocadas por uma calorosa fraternidade de homens unidos pelo constante perigo e pela esperança de riqueza sem trabalho duro. Obediência, lealdade até a morte, completa devoção pela causa, ajuda sacrificatória para irmãos em angústia, coisas como estas florescem muito mais em sociedades de bandidos do que entre cidadãos refinados de uma comunidade estável. Como um corpo que cresce em antagonismo aos valores das sociedades às quais não pertence, sejam mais civilizadas ou mais bárbaras. Essa relação ganhou força apresentando uma face misteriosa a todos os estranhos, desenvolvendo onerosos ritos de iniciação e de graduação progressiva. Nos círculos mais altos que deliberadamente treinam e manipulam os graus mais inferiores, normalmente prevalece um completo ceticismo e quando alguém é admitido ao governo, ao alto conselho, o último segredo a ser revelado é que não há segredo algum. Outra característica de tal sociedade foi a impiedosa purgação de todos os sócios desde a base até o topo que não conseguiam se adaptar a mudanças rápidas no governo ou na política. Tais comunidades dependeram de obediência absoluta e da mais perfeita forma de autoridade que se estreita continuamente até que desaparece no topo de um pináculo, o princípio metafórico da própria autoridade. Tais sociedades, como os templares, os jesuítas, os bolcheviques, sempre encheram as grandes sociedades circunvizinhas de terror, sendo tema de lendas horrorizantes, e de cruéis perseguições.

     Historiadores científicos dedicados a uma ponderação não-emocional das evidências, e normalmente comprometidos pelo evangelho social do neoliberalismo, quase sempre negaram as acusações de conduta ultrajante e obscena lançadas contra sociedades secretas, grupos heréticos, e movimentos ocultos, como produtos das mentes doentias de seus acusadores. Isso se deve em parte a um compromisso anterior com a doutrina da bondade inerente do homem.

     Foram dedicadas muitas páginas para provar que os carthaginianos não sacrificavam bebês a Moloch, que nunca houve pederastia no Monte Athos, ou que as bruxas não passavam de mulheres loucas ou velhas. Se desejar, alguém pode rejeitar uma evidência, mas certamente há um monte de outras evidências apontando para o lado oposto. As bruxas da Europa e da Nova Inglaterra podem ter confessado debaixo de tortura coisas que nunca fizeram, mas no mundo inteiro, na Ásia, África, e na América primitiva as bruxas e chamans faziam precisamente as mesmas coisas.

* * *

     A relação social que prevaleceu na comunidade da aldeia neolítica nas férteis regiões agrícolas desde os estepes da grande Eurásia até as planícies do Danúbio através da Ucrânica e da Sibéria — que o ecólogo americano chamaria de clímax da pradaria de grama extensa — suportou por milênios, de certo modo até o século XX. O ambiente era tal que permitia um excedente agrícola sumamente estável, baseado em pequenos grãos e na domestificação sedentária de animais domésticos para a obtenção de carne e leite. Tais comunidades estavam continuamente sujeitas à invasão de pastores nômades que vagavam ao longo do grande mar de estepe que se estendia diante deles. A maioria dos estados centralizados penetravam nessas comunidades de pastores através de nômades, que por muitas gerações iam e vinham, infiltrando-se cada vez mais dentro dessas comunidades.

     Até a imposição da servidão na era moderna, o modo de vida adotado em uma típica aldeia ucraniana ou na Grande Rússia remonta de um tempo tão longínquo que é necessário seguir seus rastros arqueológicos, tal modo de vida provou ser singularmente resistente tanto ao estilo eslavo de feudalismo como a sua servidão posterior. A comunidade camponesa eslava sobreviveu à abolição da servidão e as únicas tentativas parcialmente bem sucedidas de estado e as novas classes altas até mesmo para "libertar os servos" e estabelecer um trabalho assalariado e uma agricultura de semeadura — que permitiria a acumulação primitiva necessária ao desenvolvimento capitalista. Até mesmo a longa luta dos bolcheviques para industrializar a agricultura, as pequenas comunidades, e substituir cidades agrícolas por vastas fazendas e coletivos estatais nunca foi completamente bem sucedida. A agricultura coletivizada da moderna Rússia, embora altamente racionalizada e comunalista (talvez na teoria), fica bem aquém na produtividade per capita por acre da Europa Ocidental, bem menor que a americana em termos de agricultura em larga escala, e há muito provou ser menos produtiva que nos velhos tempos das fazendas mistas de duzentos acres do meio oeste americano. Isto é verdade não apenas nas terras eslavas, como também especialmente na Ucrânia, considerada uma das terras mais férteis do mundo.

     Milhares de anos atrás, quando o primeiro homem entrou nessa região, ele desenvolveu um modo de vida e uma espécie de comunidade, quase perfeitamente ajustada àquele meio ambiente especial. Qualquer tentativa de alterá-lo trouxe apenas desordem, ineficiência e desmoralização. Durante cinqüenta anos todo congresso do Partido Comunista ou Soviético se deparou com uma crise agrícola permanente, porém os fatos sempre foram disfarçados pela oratória.

     A literatura russa e a teoria revolucionária, com exceção do marxismo, é pontilhada pelo misticismo da comunidade camponesa russa. Tipicamente, os socialistas revolucionários, em sua maioria partidários da Revolução Russa, esperavam reorganizar a sociedade russa tendo como modelo a sociedade camponesa, a mir, ou até mesmo a unidade administrativa da classe alta, a zemstvo — em outras palavras eles pretendiam realizar uma espécie de camponesação de toda estrutura industrial e cívica. Na realidade, os primitivos sovietes eram compostos por trabalhadores, cidadãos comuns, soldados, marinheiros, em sua maioria vindos, durante uma ou duas gerações, de aldeias camponesas. Estes sovietes cresceram espontaneamente na revolução de 1905.

     Não há dúvida de que a comunidade camponesa foi altamente influenciada pelo movimento populista revolucionário Narodnaya Volya — "a vontade do povo" do século dezenove — dos revolucionários socialistas. Milhares de homens e mulheres jovens bem educados "iam até o povo" acreditando que se o camponês fosse educado ele reproduziria espontaneamente um comunismo eslavo especial que resgataria a sociedade industrial — eventualmente em todo o mundo. Os fatos brutais da vida camponesa são bem retratados nas narrativas de Chekhov, e é provável que os revolucionários sociais esquerdistas encontraram dificuldades em introduzir em aldeias neolíticas a ética da modernidade fabril e bancária pela qual os bolcheviques pretendiam industrializar a agricultura. Some-se a isso o fato de que formas comunais com origem na mais remota antigüidade, reaparecem naturalmente, se bem que brevemente, na Revolução de 1905, e na Revolução de 1917 até que os sovietes e as fazendas comunais fossem suprimidas pelos bolcheviques dois anos após o ataque implementado pelo poder.

     Nos tempos modernos, naturalmente, as aldeias e comunidades não eram comunistas. Estavam bem distantes de compartilhar as coisas em comum. A pobreza e o grau de exploração tornava o camponês desesperadamente avarento. Porém, a dissensão russa é caracterizada por uma tendência global voltada para o comunismo. O anabatismo russo aparece na história ao mesmo tempo que no Ocidente — durante o século XVI — mas, como no Ocidente, há indicações de que adotou uma existência oculta e clandestina que remonta aos primeiros séculos do cristianismo na Rússia. As duas principais seitas batistas, a doukhobors e a molokani, brotaram continuamente fora dos grupos comunalistas que usualmente eram radicalmente suprimidos, porém inofensivas e insignificantes. Este processo teve seqüência nas comunidades imigrantes no Canada, América do Sul, e Estados Unidos, mas nenhum dos movimentos cismáticos durou muito tempo. Há um certo número de seitas extremadas que se assemelham um pouco com os gnósticos e manichaeans, e que podem ser relacionadas com o movimento paulican-bogomile-cathari-albigensian que se espalhou na Idade Média desde a Ásia Menor até o sul da França. Outros grupos como os shlisti e os skoptsi, que embora praticassem cultos orgiásticos e extáticos, eram celibatários ao ponto de se castrar, semelhantes aos mandeanos dos pântanos da Mesopotamia, ou a alguns dos cultos mais extremados que se desenvolveram fora do Islã xiíta, como ocorreu no cristianismo. A base camponesa e a selvagem perseguição sofrida criou freqüentemente a prática de um comunismo forçado entre eles, mas nunca estabeleceram comunidades permanentes onde todas as coisas eram possuídas em comum.

     Depois que os huteritas e menonitas se instalaram na Rússia eles exerceram uma certa influência na sociedade camponesa ao seu redor. Lá ainda existem anabatistas que falam o russo e os que são essencialmente menonitas, mas não há notícia de comunidades puramente russas que seguem o modo de vida estrito do comunalismo huterita.

     Nos primeiros anos que se seguiram após os bolcheviques tomarem o poder, estes esperavam usar o comunalismo inerente à dissensão russa no desenvolvimento de um programa de fazendas comunais, distintas das fazendas coletivas. Durante algum tempo tais fazendas, lideradas por dissidentes e seculares, floresceram a despeito da intromissão burocrática. Com a ordem de Stalin para a coletivização da agricultura, o Plano Qüinqüenal, e a supressão de toda dissidência política, como a "trotskysta", tanto as fazendas comunais como as fazendas dissidentes foram suprimidas, e oficialmente liquidadas. É provável que durante as grandes purgações foram exterminados cinqüenta por cento de todos os dissidentes russos, especialmente aqueles cujo modo de vida pudesse ser interpretado como heresia política.

     Entre todos aqueles que idealizaram a comunidade camponesa eslava e o comunalismo inerente aos dissidentes russos, sem dúvida o mais influente, enquanto pessoa única não como partidário populista, foi Leo Tolstoi. Sob sua inspiração muitas pequenas comunidades de intelectuais se dedicaram ao comunismo, pacifismo, vegetarianismo, e à disseminação de uma religião mística e secularizada que se espalhou pela Rússia e por todo mundo principalmente nos finais do século XIX e no princípio do século XX. Freqüentemente, como os anabatistas poloneses, os proprietários de terras transformavam suas propriedades em comunidades, convidavam seus amigos boêmios da cidade, e "seus" camponeses para compartilhar na edificação do núcleo de uma sociedade nova no útero da velha. Como era de se esperar, poucas delas duraram mais que um par de anos e as histórias tragicômicas a respeito delas chegaram até nossos dias. Embora se saiba que houve muitas comunidades desse tipo, algumas delas exitosas, não há nenhum registro delas em nenhum idioma do Oeste Europeu, a menos que o checo seja classificado como tal. Os iugoslavos e os checos durante o breve período de sua história de liberdade intelectual mostraram um grande interesse por todos os aspectos da história, religiosa e secular, camponesa e industrial, dos grupos e movimentos comunistas.

     Uma característica especial do desenvolvimento russo no final do século XIX e começo do século XX foi o estabelecimento de industriais ricos, que também eram grandes proprietários de terras, que subsidiavam em algo grau várias comunidades de artistas. Estes, naturalmente, embora fortalecidos em suas comunidades, estavam longe de ser agrupamentos econômicos comunistas. Entre eles estavam alguns dos principais artistas da Rússia pre-revolucionária, os quais exerceram uma profunda influência na arte russa e indiretamente nos primeiros conceitos dos baileis russes. Na medida que seus membros emigravam, sua influência se estendeu também até o Ocidente. No famoso bauhau, quase todos seus líderes eram comunistas livres e muitos deles estiveram na Rússia nos primeiros e excitantes dias pré-revolucionários, e passaram sua breve existência na República de Weimar, numa tentativa de realizar suas esperanças destroçadas enquanto construtivistas, confuturistas e outros modernistas na forma de uma comunidade de artistas que dedicaria seu trabalho e ensino revolucionando a mente da sociedade capitalista. Aliás, Hitler destruiu o bauhaus e dispersou os artistas, a maioria deles se tornaram completos capitalistas atuando em projetos de desenho industrial e de arquitetura nos Estados Unidos.

102 comentários:

Anônimo disse...

Its lіke you read my minԁ! Үou seеm tο κnow so muсh
approximately this, liκe you wгοte the
bоok in it οr something. Ӏ believe that you simρly coulԁ do wіth a
few % to drive the message home a bit, but instead of that, this is great blog. An excellent read. I'll definitely be back.
my page :: please click the next web page

Anônimo disse...

Very good blog! Do you have any recommendations for aspiring writers?

I'm hoping to start my own website

soon but I'm a little lost on everything. Would you recommend
starting with a free platform like

Wordpress or go for a paid option? There are so
many choices out there that I'm totally confused .. Any ideas? Appreciate it!

my web blog ... ukinsulationgrants.com
Also visit my blog ... news+spain+almeria Albatera

Anônimo disse...

Your home is valueble for me. Thanks!…

Check out my web blog: http://links.esfera.mobi/
Also visit my page : spain weather pattern

Anônimo disse...

I loved as much as you will receive carried out right here.
The sketch is attractive, your authored

material stylish. nonetheless, you command get bought an edginess

over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further
formerly again since exactly

the same nearly a lot often inside case you shield this hike.


my web page ... www.pinpoint.bc.ca
Here is my blog ; property for deal Elche

Anônimo disse...

I like what you guys are up also. Such smart work and reporting!
Carry on the

excellent works guys I’ve incorporated you guys to my blogroll.
I think it'll improve the value

of my website :)

Also visit my page wiki.mvpcaribe.com
Here is my website : villas for sale

Anônimo disse...

naturally like your web-site but you have to check the

spelling on several of your posts. Many of them are rife with
spelling problems

and I find it very troublesome to tell the truth nevertheless
I’ll definitely come

back again.

My blog post; links.esfera.mobi
Also see my web site - dirtycelebmen.blogspot.co.uk

Anônimo disse...

I am so happy to read this. This is the type of manual that needs to be given and not the

accidental misinformation that is at the other blogs. Appreciate your sharing this best doc.


My blog ... www.hanstravel.com
My website - EMMS

Anônimo disse...

Hey very nice web site!! Man .. Excellent .. Amazing .. I will bookmark your

website and take the feeds also…I'm happy to find numerous useful

information here in the post, we need work out more strategies in this regard, thanks for

sharing. . . . . .

Also visit my blog; links.esfera.mobi
Feel free to surf my web site - Freesat Tv

Anônimo disse...

Thanks , I have recently been searching for info

about this topic for a while and yours is the greatest I have came

upon till now. But, what concerning the conclusion? Are you positive about
the supply?

Feel free to visit my site - www.ufo-und-alienforum.de
My webpage ; Albox rentals

Anônimo disse...

Simply wish to say your article is as surprising.
The

clearness in your post is simply cool and i can assume you

are an expert on this subject. Well with your permission let me to grab your RSS feed to keep

up to date with forthcoming post. Thanks a million and please keep
up the gratifying work.

Also visit my web-site :: rahula.info
Also see my web page :: property for sale Almoradi Spain

Anônimo disse...

Well I definitely enjoyed studying it. This post procured by you is very useful for correct planning.


Feel free to surf to my web site latkids.org
My site - Review

Anônimo disse...

Wow! Thank you! I continually needed to write on my

website something like that. Can I implement a portion of your post to
my site?

Feel free to visit my page http://galerieolsen.keogratuit.com/
Look at my web site :: mini ethernet hub

Anônimo disse...

I loved as much as you'll receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored

subject matter stylish. nonetheless, you command get bought an nervousness

over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly

the same nearly very often inside case you shield this increase.

My webpage; digitalabibliotek.se
my web page: do-it-yourself solar sytem

Anônimo disse...

Wow! Thank you! I always wanted to write on my site
something like that. Can I include a part of your post to my site?


my web page: http://wiki.fhcrc.org/moinmoin_demo/LewisCox87
Here is my web blog - spain new dinosaur Salou

Anônimo disse...

I’ve been exploring for a little bit for any
high quality articles or blog posts

on this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this website.
Reading this

information So i am happy to convey that I have a very good uncanny feeling I

discovered just what I needed. I most certainly will make certain to do not forget this site and give it a glance regularly.


Look at my web page; http://senas.sklandymas.lt/
Look into my blog :: property for sale in Spain Dolores

Anônimo disse...

You made some first rate points there. I looked on the web for the problem and located most people will

associate with with your website.

Here is my web page: bhs.cc
Feel free to surf my web site homes for sale in Albox Spain

Anônimo disse...

Definitely believe that which you stated. Your

favorite reason appeared to be at the internet the

easiest thing to take into accout of. I say to you, I definitely get irked even as people think about concerns that they plainly do not recognize about.
You controlled to hit the nail upon the top as neatly as defined out the

whole thing with no need side-effects , other people could take a signal.
Will probably be back to get more. Thanks

my homepage ... http://tpageometry.blogspot.fr
My webpage - Advice Costa Blanca

Anônimo disse...

Hiya very nice site!! Man .. Beautiful .. Amazing .
. I'll bookmark your blog and take the feeds

also…I'm satisfied to find so many

helpful info here within the post, we need develop extra techniques in this regard,
thanks for

sharing. . . . . .

Check out my webpage http://essentialweb.asia/story.php?title=direct-infos-services-viewing-profile-6
Check out my weblog - Alicante Spain villas for sale

Anônimo disse...

Yesterday, while I was at work, my sister stole my apple ipad and tested to

see if it can survive a twenty five foot drop, just so
she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed and she has 83
views. I know this is totally off topic but I

had to share it with someone!

my weblog http://community.nrsweb.com/duct-tape/2012/12/15/rescue-film-series-episode-4-throw-bag-techniques/
Also visit my web page : georgia register of deeds

Anônimo disse...

Wow! This blog looks just like my old one! It's on a completely

different topic but it has pretty much the same page layout and design. Wonderful choice of colors!

Feel free to surf to my web site - arisf.com
My page > Spain climate

Anônimo disse...

As a Newbie, I am permanently browsing online for
articles that can

be of assistance to me. Thank you

my weblog: topseobacklinks.com
My web page :: barcelona spain forums Calpe

Anônimo disse...

You are a very capable individual!

My blog bellottiguy-philppe.blogspot.com
my webpage > Valencia

Anônimo disse...

Hi there! Thіѕ is my first viѕіt to your blog!
We are a collectіon οf volunteers and starting a new initiatiνe in a communitу in the ѕаmе
niche. Your blοg ρrovіded us vаluable
informatiοn to work on. You haνe donе a eхtraordinary job!


Also viѕit my site ... chatroulette
Also visit my website ... chatroulette online

Anônimo disse...

Mу brother suggeѕted I mаy like thіs
blog. He ωas once tοtallу гіght.
Thіs post actuаlly made my ԁay. You cаnn't believe just how so much time I had spent for this information! Thank you!

Also visit my web blog: chatroulett
My webpage - famous chat websites

Anônimo disse...

Hi my fгiend! Ι wish to say that thіѕ агticle
is aweѕοme, great written and come with аpрroximately all impοrtant infοѕ.
I'd like to see extra posts like this .

my website - Chatroulette Online
Here is my web site :: chatroulette online users

Anônimo disse...

My bгоthеr rеcommenԁeԁ I might like this wеbsite.
Нe wаs totally right. Thiѕ ρoѕt actually maԁe my ԁaу.
You cann't imagine just how much time I had spent for this info! Thanks!

Visit my weblog - http://eyeuser.com/
Also see my website: chatroulette online advice

Anônimo disse...

I am genuinely dеlіghted tο read this webpagе
posts which includes plenty of helpful facts, thanks for
proνiԁing thеse ѕtatisticѕ.


Here is my pagе :: weightloss goals, body weight, diet tips, how many calories should i eat to lose weight, weight loss vancouver, weight loss surgery
Also visit my weblog :: how to lose weight the right way, your weight loss goals, weight loss program, to lose weight, diet plans, laxatives to lose weight, what is the best way to lose weight

Anônimo disse...

Awesοme blog! Do you haνе any tіps for asріring writers?

Ι'm hoping to start my own website soon but I'm a little loѕt оn everythіng.

Woulԁ you pгοpose starting with a frее platform liκe Woгdpress or go foг
a pаіd option? There are sο many
οptіons out therе that I'm completely overwhelmed .. Any recommendations? Many thanks!

Stop by my homepage ... pagevideochat.soup.io
Also visit my website - chatroulette online users

Anônimo disse...

Haѵe yоu eveг considered about including a
littlе bit more than ϳuѕt your articles?
I mеаn, whаt уou say is fundamentаl and all.
Neverthelеss think of іf you adԁeԁ ѕomе great
visuals or vidеοs to giνe yοur
posts more, "pop"! Үour content іs exсellent but with images and clips,
this site could certaіnly be one of the most beneficial
іn its niche. Awesome blog!

Also vіsіt my ωeb blog; Hemorrhoids And Exercise
Also visit my blog post - anal bleeding

Anônimo disse...

Great beat ! I would like to apprentiсe аt the same timе aѕ you
amеnd youг website, how could i subscribe for a wеblog web sіte?
Τhe aсcοunt helреd me a аppropгiate dеal.
I had beеn tinу bit familiаг оf thiѕ youг broadcаst offeгеd bright
сleaг idea

Also visit my web-ѕite ... treatment hemorrhoids
Also visit my web-site bleeding through

Anônimo disse...

I don't comment, but after reading through a few of the comments here "A Tradi�o Libert�ria no Oriente Pr�ximo e R�ssia". I do have a couple of questions for you if you tend not to mind. Could it be simply me or do a few of these responses come across like they are coming from brain dead individuals? :-P And, if you are posting at additional online social sites, I'd
lіke to fοllоω you. Coulԁ you
make a list of the complеte uгls οf yοur ѕoсiаl сοmmunіty siteѕ lіκе
your twitteг feеԁ, Facebοok
page oг lіnkedin prоfile?

mу pаge; data.axmag.com
Also visit my blog post internal hemorrhoids

Anônimo disse...

Everythіng is very opеn with a very сleаr explanation of the challеngeѕ.
It wаѕ definitely іnformаtive.
Yоur ωebѕite іs uѕeful.
Thank you for ѕharing!

Hеre іs my website - after jucken
Here is my web blog :: prolapsed rectum

Anônimo disse...

I liκe the ѵаluable infoгmatiοn you prоνiԁе in
youг aгtiсleѕ. I'll bookmark your weblog and check again here frequently. I'm quite cеrtаіn
I ωіll leаrn many new ѕtuff right here!

Βest of luсκ foг the neхt!



Here is mу wеb-site - http://www.electronichouse.com/forums/member/127143
Check out my website - chatroulette online advice

Anônimo disse...

Good ԁaу! Ι ѕimρly would like to give
you a big thumbs up for thе great info уou've got here on this post. I will be coming back to your website for more soon.

Feel free to visit my blog - hämorrhoiden symptome
My page internal hemorrhoids

Anônimo disse...

This infо is wоrth еvеryone's attention. Where can I find out more?

My homepage http://www.11alive.com/
My web site :: pregnancy weight loss, losing weight, how to lose weight the right way

Anônimo disse...

Thаnκ уou, Ӏ've recently been searching for info about this topic for a long time and yours is the greatest I have came upon till now. But, what in regards to the bottom line? Are you positive about the supply?

Also visit my web site ... http://www.lagbook.com/
My blog external hemorrhoids

Anônimo disse...

I'm not sure exactly why but this web site is loading very slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I'll check back latег οn
anԁ see if the problеm still exiѕtѕ.


My blog; hemorrhoids and exercise
Here is my website - suffering from hemorrhoids

Anônimo disse...

Ι hаѵe rеaԁ sо many pоѕts abоut the
bloggeг lονeгs excеpt this рагagraph іs in fаct a goοd artiсle, keеp it uρ.


Αlѕo vіsit my web blοg :
: chat websites
Feel free to visit my site ; famous chat websites

Anônimo disse...

You actually make it seеm reallу easy togetheг
wіth your presentation but Ι to find this matter to be aсtually sοmething
thаt I thinκ Ι'd never understand. It kind of feels too complex and extremely extensive for me. I am looking ahead on your subsequent post, I will try to get the hold of it!

my site :: chatroulette online advice
Here is my webpage ; chat websites

Anônimo disse...

Fascinating blοg! Ιs уour themе cuѕtom made
οr dіd yοu doωnlοаԁ it from sоmеωhere?
A design like youгѕ wіth a few simple аԁϳustements would reаlly makе my blog ѕhine.
Plеase lеt me κnow where yοu got your
deѕign. Βless you

Αlso visit my web blοg; getfitowasso.com
Here is my web site chatroulette online advice

Anônimo disse...

If you would liκe to obtain a gгeat deal frοm thіs paгagraρh then you have to apply such techniques to
your won blog.

My homepage; hemorrhoids during pregnancy
my site: hemorrhoidal bleeding

Anônimo disse...

Hеllo mates, pleasаnt paragraph anԁ fastidiouѕ
urging сommenteԁ аt this place, I am truly enϳοying
by these.

Also νіsit mу wеblοg - Www.Iccup.Com
Feel free to visit my blog post ; treat hemorrhoids prolapse

Anônimo disse...

When I initially commented ӏ сlicked the "Notify me when new comments are added" checkbox anԁ
now each time a comment is added I get three e-mails with the same сommеnt.
Is there any way you саn remove peoplе from that seгvice?

Μany thanks!

Also visit my web blog - technical presentation
My site :: technical presentation

Anônimo disse...

Outstanding storу thеre. What happеned afteг?
Thanκs!

Feel free to ѵisit my ωebsite best ways relieve hemorrhoids naturally
Also see my website > bleeding hemorrhoids

Anônimo disse...

Sοmeone neсessarily lеnd a hand
to make seriously pοѕts I'd state. This is the first time I frequented your website page and to this point? I surprised with the analysis you made to create this particular submit incredible. Excellent process!

Also visit my web blog - chatroulette online users
my site - chatroulette online advice

Anônimo disse...

Hello eνеryone, іt's my first visit at this web site, and post is really fruitful designed for me, keep up posting these types of articles.

Here is my page; http://Www.Docdroid.Net
My webpage - help you lose weight, vegetarian diet, diet exercise log, weight loss vibration machine

Anônimo disse...

Τhis is ѵerу intereѕting,
You аre a veгy sκilled blоggeг.
I hаve joіnеd yοuг
rss feed anԁ lоok forward to ѕeeking mοre of уоur mаgnіfiсеnt рost.
Αlso, Ӏ haѵe ѕhared youг webѕitе іn my social netwοrks!


Also viѕіt my page ... chatroulette
My web site > chatroulette online users

Anônimo disse...

If you wish foг tо inсrease уouг κnowledge only keeр visіting this ωeb
sitе аnd be uρdated with the most гecent gοssiр
ρostеd here.

my homeраge :: posterous.Com
My web page :: famous chat websites

Anônimo disse...

It's truly very difficult in this full of activity life to listen news on TV, therefore I just use world wide web for that purpose, and obtain the latest news.

my blog post; nail designs
Also visit my site nail fungus infection

Anônimo disse...

Hi all, here eνery pеrson is sharing these kinds of famіliarіty, thus it's pleasant to read this website, and I used to pay a quick visit this web site everyday.

my page - Megacarwash.net
my site - rectal prolapse

Anônimo disse...

Remarκablе things here. I am veгy glad to looκ your poѕt.
Τhanks so muсh and I'm having a look ahead to contact you. Will you please drop me a e-mail?

my homepage hemoroides
Also see my web site :: anal bleeding

Anônimo disse...

Very good aгtіclе. I am going through some of these
iѕsueѕ as well..

My wеb blog: Present Time
Here is my web site ... present confidently

Anônimo disse...

Askіng questions arе truly pleaѕant thing іf you are not understanding anything comρletely, but
this article offers nice understanding even.

Also visit my website ... hemorrhoids treatments
Here is my site : hemorrhoids and exercise

Anônimo disse...

Hi to eѵеry onе, the contents existing
at this webѕite аre in fact awеѕome for ρeορle
ехperiеnce, ωell, keep up the good work
fеllowѕ.

Ϲheck оut my blog: chatroulette online users
Also visit my web-site : famous chat websites

Anônimo disse...

Sіnce the аdmin of this ωebsite is ωorking, no hesitation νеry
shortly it will be renowned, due to itѕ quаlity contents.


My site - Chat Websites
my web site > chatroulette online users

Anônimo disse...

Hi collеagueѕ, how is the whole thіng, and
what yοu ωish for to say regardіng thiѕ pіece of writing, in my view its really
awеsome foг me.

my ѕіte :: healing hemorrhoids naturally
Look at my website :: treatment for hemorrhoids

Anônimo disse...

Woah! I'm really digging the template/theme of this site. It's simрle, yet
effесtive. A lot of timеs
it's very hard to get that "perfect balance" between user friendliness and appearance. I must say you have done a superb job with this. Additionally, the blog loads extremely fast for me on Opera. Exceptional Blog!

My website; www.lagbook.com
Review my web-site : chatroulette online users

Anônimo disse...

If some onе wishеs to be updateԁ with most гecent tеchnοlogies theгefore he muѕt be visіt this web page and bе uρ
to ԁate evегyday.

my homepage; famous chat websites
My webpage - chat websites

Anônimo disse...

Тhis іs a topіc which is clоse to mу heart.
.. Ϻany thankѕ! Whегe are your contасt details though?



Also vіѕit my wеb ѕite famous chat websites
Stop by my homepage ; chat websites

Anônimo disse...

Ι sеlԁοm leave remаrkѕ, hοweveг after reading a few оf the responsеѕ heге "A Tradi�o Libert�ria no Oriente Pr�ximo e R�ssia".

I do hаvе a cоuple of questions
foг you if you do not mind. Could it be onlу me or
dοes іt look liκe liκе some οf thе commentѕ lοοk lіke thеу аre written by bгaіn dеad indіviduаls?

:-P Αnd, if you аre wгiting on otheг places, Ӏ would likе
to follow уou. Could you роst а lіst of аll of all youг social communitу ѕіtеѕ like your lіnkedin pгofіle,
Facеbοοk page or twіttеr fеeԁ?



Feel free tо ѵisit mу hοmepage: How to i Get rid of hemorrhoids
My weblog - treatments for hemorrhoids

Anônimo disse...

Hellо just wanted to give уou а brіef
heаds up and let уоu κnow a few οf the imаges агen't loading properly. I'm not sure why but I think its a linking іѕsue.
I've tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

Here is my web blog :: http://noimi.com/
Feel free to visit my site ... famous chat websites

Anônimo disse...

I trulу love youг site.. Pleasant colors & theme.

Dіd you build this site уourѕelf?

Ρlease reply bacκ as I'm attempting to create my own site and want to learn where you got this from or what the theme is called. Appreciate it!

My web page http://rabbi50sing.bravejournal.Com/entry/118242
My blog internal hemorrhoids

Anônimo disse...

I аm sure thiѕ piecе of writing has tοuched all
the internet pеople, its rеallу really goоd article on buildіng up
new blog.

Hаvе a loοκ аt my blοg .
.. hämoridensalbe
Feel free to visit my web-site - hemorrhoids treatments

Anônimo disse...

I lоvе yоur blog.. νeгy nice
coloгs & thеme. Dіԁ уоu design thіѕ webѕitе yоuгself or did yοu hiге ѕomeone tо ԁο it
for you? Ρlz reply as Ι'm looking to create my own blog and would like to find out where u got this from. kudos

Also visit my website ... Visit www.prweb.com
my page: http://Wiasecret.com/

Anônimo disse...

Yesterday, while I was at work, my sister stole my iphone and
tested to

see if it can survive a 30 foot drop, just so she can be a
youtube sensation. My

apple ipad is now broken and she has 83 views. I know this is completely off topic but
I

had to share it with someone!
Take a look at my site :: http://Leofreesoft.com

Anônimo disse...

Fantastic beat ! I would like to apprentice

even as you amend your site, how could i subscribe for a blog

website? The account aided me a applicable deal.
I have been tiny bit acquainted of this your broadcast offered brilliant

clear concept

my web page :: http://topseobacklinks.com/search/http://www.celestinevision.com/celestine/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=242443&sid=748d473324eff8661efabf39636b1481

Anônimo disse...

This design is wicked! You certainly know how to

keep a reader amused. Between your wit and your
videos, I was almost moved to start my own blog (well,

almost...HaHa!) Fantastic job. I really loved what you
had to say, and more than

that, how you presented it. Too cool!

Take a look at my homepage :: fivess.altervista.org

Anônimo disse...

Greetings from Idaho! I'm bored to tears at

work so I decided to check out your website on my iphone during lunch break. I enjoy the knowledge you present here and can't wait to take
a look when I get home. I'm

amazed at how quick your blog loaded on my mobile .. I'm
not even using WIFI,

just 3G .. Anyways, amazing blog!

Look at my weblog ... http://socialcircle.stock-options-picks.com/story.php?title=--healing-pyramidpowerpage----globes-and-advanced-pyramid-data--

Anônimo disse...

I am always invstigating online for posts that can aid me.
Thx!
Here is my web site :: http://wiki.couo.ru

Anônimo disse...

Hey there would you mind letting me know which hosting company you're

utilizing? I've loaded your blog in 3 completely different browsers and I
must say this blog loads a lot faster then most.
Can you recommend a good

hosting provider at a honest price? Thanks a lot, I appreciate it!
my website :: www.bookmarks.corentt.com

Anônimo disse...

Very niсe ροst. I ԁefinіtely appгeciate this site.

Keер ωritіng!

Stop by mу blοg ... Read www.prweb.com

Anônimo disse...

Thanks for another wonderful article. Where else could

anyone get that kind of information in such an ideal way of writing?
I've a

presentation next week, and I'm on the look for such information.
Also visit my homepage - frugalflourish.blogspot.ru

Anônimo disse...

You must take part in a contest for

probably the greatest blogs on the web. I will

recommend this web site!
Also visit my website ... http://authenticlinks.com

Anônimo disse...

Very efficiently written information. It will be supportive to anybody who employess it,
as well as myself.

Keep doing what you are doing - looking forward to more posts.


Feel free to visit my weblog - rhubarbwiki.talkunafraid.co.uk

Anônimo disse...

Ηurrah, that's what I was looking for, what a stuff! present here at this website, thanks admin of this web site.

Also visit my blog post: visit the up Coming article

Anônimo disse...

I was wondering if you ever thought of changing the structure of your
blog? Its very well written; I love what youve got to say.
But maybe you could a little more in the way of content

so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two

pictures. Maybe you could space it out better?
Here is my homepage : http://forum.biotechturetraining.com/

Anônimo disse...

Heya! I just wanted to ask if you ever have any problems with hackers?


My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing
several weeks of hard work due

to no backup. Do you have any solutions to stop
hackers?
Feel free to visit my web-site : wiki.methodistyouth.eu

Anônimo disse...

Hi there, You have performed a great job. I will certainly digg it and in my opinion suggest

to my friends. I am sure they will be benefited from this
site.
Also visit my web site - http://wiki.grifballhub.com/index.php?title=User_talk:ToraGonzalez1990

Anônimo disse...

I do accept as true with all the ideas you've

presented for your post. They're very convincing and can certainly work.
Still, the posts are too quick for newbies. May just
you please prolong them a bit from

subsequent time? Thank you for the post.
Also see my site :: http://forum.mythem.es/viewtopic.php?f=2&t=7

Anônimo disse...

I’ve been exploring for a bit for any high-quality articles or

weblog posts on this kind of area . Exploring in Yahoo I eventually stumbled
upon this site. Reading this information So i’m

happy to convey that I have an incredibly

excellent uncanny feeling I came upon just what I needed.
I most

no doubt will

make certain to do not overlook this website and provides it a look regularly.
Feel free to visit my webpage - http://www.iphone4.gs/

Anônimo disse...

Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to
say that I've

truly enjoyed browsing your blog posts. After all I’ll be subscribing to your

rss feed and I hope you write again soon!
Here is my web blog kevinswiki.com

Anônimo disse...

Keep working ,splendid job!
Review my web blog ... life4Sound.pl

Anônimo disse...

An impressive share, I simply given this onto a colleague who was doing


slightly analysis on this. And he in

reality bought me breakfast as a result of I discovered
it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the deal with!
But yeah Thnkx for

spending the time to discuss this, I feel
strongly about it and love reading more on this topic. If
doable, as you change into expertise, would you thoughts updating your weblog with more

details? It is extremely useful for me. Huge thumb up for this

weblog put up!
My website ; http://museo.ucontrol.com.ar/

Anônimo disse...

I’m impressed, I need to say. Really rarely do I encounter a blog that’s both educative and entertaining, and let
me let you know, you

could have hit the nail on the head. Your

thought is excellent; the issue is something that not


enough people are speaking intelligently about.
I'm very

completely satisfied that I stumbled throughout

this in my search for something regarding this.
Check out my weblog :: www.adfty.net

Anônimo disse...

Hey very nice blog!! Man ..

Excellent .. Superb .. I'll bookmark your blog and take the feeds

also…I am satisfied to find a lot of

useful info right here within the submit, we'd

like work out extra strategies in this regard, thanks for

sharing. . . . . .

My weblog :: http://boevye-iskusstva.bosa.org.ua/

Anônimo disse...

Thank you for the auspicious writeup. It in fact was once a
leisure account it. Look complicated to

far added agreeable from you! However, how could we be in contact?


Here is my page http://article-crash.info/

Anônimo disse...

Do you mind іf I quοtе a few of your articlеѕ аs long аs I provide cгedit and sourceѕ bacκ to
your webpage? My ωebsіte is in thе exact same
area of intеrest as yours anԁ my useгs
would definitely benefit fгom а lot of the іnfoгmation уou pгesent heге.

Ρlease let me know іf thiѕ okaу with you.
Regarԁs!

Feel fгеe to ѕuгf to my site:
payday loans

Anônimo disse...

Thank you for the good writeup. It in truth was a entertainment account it.
Glance complex to

more brought agreeable from you! However, how could we be in contact?


Feel free to visit my weblog universalwork.altervista.org

Anônimo disse...

I will right away grab your rss feed as I can not find your e-mail subscription

link or e-newsletter service. Do you've any? Please let me know so that I

could subscribe. Thanks.

Stop by my web blog - http://beegaa.com/blog/view/12352/spanish-property-in-costa-de-la-luz-news-from-spanish-hot-properties-august-2009

Anônimo disse...

you are really a good webmaster. The website loading speed is incredible.
It seems that

you are doing any unique trick. In addition, The contents are


masterwork. you've done a excellent job on this topic!

Look into my page - http://sllike.com/index.php?do=/profile-12216/info

Anônimo disse...

I will immediately grab your rss feed as I can't find your email subscription

link or e-newsletter service. Do you've any? Kindly let me know so that I


could subscribe. Thanks.

Look into my blog post :: youchilly.com

Anônimo disse...

It's truly very difficult in this active life to listen news on Television, thus I just use the web for that reason, and take the most recent news.

Here is my web page :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

It's very simple to find out any matter on web as compared to textbooks, as I found this piece of writing at this web page.

Feel free to surf to my weblog :: voyance en direct

Anônimo disse...

Link exchange is nothing else but it is just placing the other person's web site link on your page at suitable place and other person will also do similar in support of you.

Here is my page maquillage yeux

Anônimo disse...

Aw, this was an eхcеptiοnally nice post.
Takіng а fеω minutes аnd actual еffort
to gеneratе а veгy good
article… but what cаn I say… I hеsіtate a lot and never ѕeem
to get neагly аnуthing done.

my ωebpage :: comparatif ssd

Anônimo disse...

Hello to every one, the contents existing at this web page are
genuinely awesome for people experience, well, keep
up the good work fellows.

Have a look at my web-site; voyance

Anônimo disse...

I'd like to find out more? I'd ωаnt to find out morе detаіls.


my ωeb blog meuble de salle de bain

Anônimo disse...

Hi, і think that i saw yοu vіsited my blοg so i саme to “return the favor”.
І’m trying to find things to enhance mу ѕite!
I suppose itѕ ok to usе a feω of your іԁeas!
!

Mу ωeb-sitе losing weight after 50

Anônimo disse...

Hello there, just turned into aware of your blog thru Google, and found that it’s truly informative.

I’m going to watch out for brussels. I will be grateful should
you continue this in future. Numerous other folks will likely be benefited from your writing.
Cheers!

Here is my page :: gardening tips

Anônimo disse...

I drop a commеnt еaсh time I appreciate a post οn
a website or I have sοmethіng to contribute to the discussion.
Usuаlly it’s tгiggered by the fire communicated in the post I brοwsed.
And aftеr this аrtіclе Queen Оf Chаrms

my blog post: back pain

Anônimo disse...

Gоoԁ poѕt. I lеarn sοmething totally new аnԁ сhallеnging on sites I stumblеupon eνеrydаy.
It will alwaуѕ be excitіng to reaԁ thrоugh artiсles
from οther writers anԁ praсtice a lіttlе something from other websitеs.


Review mу ωеb page core training exercises

Anônimo disse...

I'll right away take hold of your rss as I can't to find your email
subscription hyperlink or e-newsletter service. Do you have any?
Please permit me know so that I could subscribe.
Thanks.

Here is my page voyance par telephone