terça-feira, 30 de junho de 2009

Resenha Verde #14 (30 de junho)

Sou NiteOwl AKA Josh Shahryar - twitter.com/iran_translator no twitter - e estou imerso nos tweets do Irã durante várias horas. Procurei ser extremamente cuidadosos na escolha de minhas fontes no twitter. O texto compilado abaixo é o que eu posso confirmar através das minhas fontes confiáveis no twitter. Não utilizei nenhuma mídia. (Todo meu trabalho está liberado sob Creative Commons (CC). Você pode usá-lo livremente e repostá-lo sempre que quiser. Basta fornecer um link para a fonte original, na parte inferior.)

Em inglês: http://iran.whyweprotest.net/news-current-events/4593-green-brief-14-a.html

Em espanhol: Green Brief #14 (June 30) En Espanol - Why We Protest - IRAN

Em francês: http://tinyurl.com/moo7v2

Em alemão: Green Brief #14 (June 30) - Why We Protest - IRAN

Em português: http://tinyurl.com/knjfgh

Em italiano: 30/06/2009: Report di fine giornata � Rivolta in Iran

Estes são os acontecimentos importantes que eu posso confirmar no Irã, nessa terça-feira, 30 de junho.

1. Hoje, o povo se concentrou na Praça Vali Asr -- o local foi cercado pelas Forças de Segurança. Foram vistos policiais na praça Vanak quebrando vidros dos automóveis cujos motoristas buzinaram em protesto, em seguida as forças de segurança tentarem prender uma jovem, o que provocou confrontos.

2. Cerca de 10 pessoas foram presas na Praça Tajrish, onde algumas pessoas se reuniram para cantar contra o regime. Houve também confrontos nas ruas Satarkhan e Jomhori. Não chegaram informes precisos sobre a manifestação da Juventude Independente, programada para hoje em Teerã.

3. Hoje, mais de 2.000 pessoas se reuniram na frente do Tribunal Urumieh da República Islâmica para perguntar sobre parentes detidos. Até o momento, por todo o país, foram efetuadas milhares de prisões por causa dos protestos, que ocorrem tanto de dia como de noite. Mousavi e Karoubi negam incentivar protestos.

4. A TV Iran Press declarou que apenas Mousavi defende uma nova eleição. Os correligionários de Mousavi dizem que prender dissidentes é "imoral e ilegal" e que torturar civis nas prisões poderia produzir sentimentos contrarrevolucionários no povo, causando graves danos à Revolução islâmica. Há rumores sobre uma Greve Nacional a ser organizada e propagada no website de Mousavi, fato não confirmado pelas fontes independentes.

5. O Governo iraniano proibiu Abolfazl Fateh, aliado de Mousavi, de deixar o país. Abolfazl Fateh disse hoje que eleições são "um conceito político e que sua militarização era incomum, cara e preocupante”. [...]

6. Hoje, Khatami propos mudanças na ação policial nas ruas do Irã e a formação de uma comissão independente para investigar as queixas contra o processo eleitoral. "A força não deve ser utilizada para obrigar alguém a fazer o que não quer". E que tais táticas estão minando a confiança do povo iraniano.

7. Em carta aos iranianos, Karoubi anunciou não reconhecer a legitimidade do governo e que participou do processo eleitoral para "mudar" e que forças ocultas alteraram de forma gritante o resultado das eleições. [...]

8. O Aiatolá Taheri denunciou a violação dos direitos da Mousavi, enquanto Taheri, antigo Imã de Isfahan, chamou de ilegal a posse de Ahmadinejad, acrescentando que os velhos inimigos do Imam [Khomeini], com suas ações, estavam transformando a República Islâmica num museu [virando história]. Após um membro do parlamento criticar Taheri, Pezeshkian, um reformista do MP, disse que quem é contra o povo é inimigo de Deus.

9. Ahmadinejad chamou de fracassada a tentativa de derrubar o Regime [...]. Yazdi Mohammad, clérigo e membro do Conselho dos Guardiães, disse que a eleição foi imparcial e que Mousavi nunca mais participará de futuras eleições.

10. A prisão Evin em Teerã está superlotada e a forças de segurança estão enviando presos para estádios de futebol. Há tantos detidos nas prisões em Teerã que eles nem conseguem se movimentar. Há relatos de que os guardas estão impedindo os prisioneiros de dormir, mantendo-os de pé a noite toda. A Anistia Internacional alertou hoje o risco dos líderes da oposição sofrerem torturas.

11 - Numa conferência de imprensa, Maziar Bahari -- um hábil jornalista e cineasta iraniano-canadense, que trabalhou para a Newsweek e para o New Statesman -- afirmou (talvez tenha sido forçado a fazer isso) que os protestos foram orquestrados e organizados fora do país. Enquanto alguns estudantes universitários são torturados no Ministério do Interior, iranianos em férias viajando pelo país foram abordados e interrogados (inclusive sobre a atualização de contas no Facebook) no aeroporto como se tentassem deixar o país.

12. Ainda não há notícias sobre as correspondentes do Etemade Melli: Mojtaba Tehrani, presa há três dias, e Mahsa Amrabadi, presa há duas semanas e que só pode fazer um breve telefonema para sua família.

13. Pelo lado bom das coisas, fontes judiciais de Isfahan anunciaram a libertação de 280 pessoas que tinha sido detidas durante os protestos. Centenas ainda permanecem detidos. Mas hoje foi anunciada a abertura de processos legais contra os detidos. O homem no comando, Saeed Mortazavi, notório defensor da pena de morte para dissidentes, levou muitos a acreditar na possibilidade da execução de dezenas de pessoas.

14. Há relatos de que a invasão policial de hoje nos dormitórios da Universidade de Teerã ocorreu a pedido de Kohkan, reitor da universidade. O reitor, contudo, negou essa solicitação. Amir Hossein Da prisão de Evin, Shemshadi, encarregado da campanha de Mousavi entre os jovens, entrou hoje em contato com seus pais e disse que por tão cedo não seria libertado.

15. Pela quarta vez nesta semana o jornal Daily Khabar foi impedido de funcionar. O promotor público de Tehran e funcionários de Ministério da Cultura também impediram hoje a publicação do jornal Etemade Melli que pretendia publicar uma carta de Karoubi.. Pressionados pelas forças de segurança, a sessão do Sindicato dos Jornalistas Irã também foi cancelada. A sessão teria como pauta a detenção de jornalistas.

16. Os cânticos de Alá Akbar continuaram hoje apesar dos Basijis terem ameaçado prender e destruir as propriedades das pessoas que não parassem de cantar. Dias atrás, os Basijis executaram uma pessoa por este motivo.

========

Leia isto se quiser ajudar ou buscar ajuda!

A melhor ajuda que você poderia prestar seria retweetar este link e deixar que as pessoas saibam ais sobre o que está acontecendo no país. Os principais meios de comunicação não transmitem esses relatos, por ser a voz dos iranianos.

O governo do Irã continua aumentando a filtragem na internet numa tentativa de sufocar e silenciar seus cidadãos. Anônimos info no Irã mostra que muitos estão procurando "proxys" e informes "Tor" em Teerã e em todo o país. Por favor, doe sua "bandwidth" para ajudar a derrubar o Bloqueio no Irã. Aqui estão links sobre como ajudar e obter ajuda sobre isso:

Inglês:

http://torir.org

http://torir.brokep.com

http://img1.anonbw.com

Tor e as eleições iranianas - Fure o bloqueio do Irã | Ian's Brain

Farsi:

http://torir.org/index.html.fa

Tor: ?????? Tor

Ajude-nos a criar mais "bridges on Tor" aqui: Torrents list Rivolta in Iran



[...]

fonte: http://iran.whyweprotest.net/news-current-events/4593-green-brief-14-a.html

Nenhum comentário: