domingo, 28 de junho de 2009

Irã. Tanto poder como oposição promovem fuga de divisas

Baku, Fineko / abc.az. Crise política no Irã provoca saída maciça de capitais do país.

La Stampa, citando serviço de inteligência italiano, relata que os grandes bancos iranianos começaram uma intensa transferência de dinheiro do país. O dinheiro está saindo de dois bancos que estão sob controle das Lideranças Islâmicas do Irã e de pessoas ligadas a Rafsanjani que está por trás do candidato presidencial da oposição Mir Hossein Musavi quem tem recusado até agora reconhecer sua derrota nas eleições.

A reconciliação entre adeptos e opositores do Makhmud Ahmadinejad já é impossível. Ambos os lados estão se preparando para a luta decisiva na sequência da qual uma das partes terá que fugir do Irã.

De acordo com dados do La Stampa, ao longo das últimas 48 horas os bancos Saderat, Banco Melli-e,-e Bank Sepah e Melat começaram a transferir dinheiro para a Turquia, Malásia, Paquistão, Indonésia e EAU. Dinheiro está sendo transferido, mas em lotes de até US $ 10 milhões. De acordo com o serviço de inteligência italiano, as finanças transferidas para o estrangeiro pertencem a diferentes fundos de organizações não governamentaisde submetidos à Liderança Islâmica do Irã.

Os Fundos dos Iranianos Reprimidos e Inválidos de Guerra, o Fundo dos Mártires, o Fundo Homeyni e outras organizações similares estão sob rigoroso controle dos serviços de inteligência ocidentais que acham que é precisamente com estes fundos que Teerã financia grupos terroristas no exterior, como Hezbollah e Hamas.

http://abc.az/eng/news_24_06_2009_36091.html

Nenhum comentário: