quarta-feira, 24 de junho de 2009

Por que Lula apóia fraude de Ahmadinejad?

Questões econômicas (divisas, energia, petróleo, soja, carne com cheiro de floresta amazônica queimada) motivam Lula apoiar ditadura iraniana.

Irã estuda aplicar parte das reservas no país para garantir comércio


O Irã poderá depositar parte das suas reservas internacionais no Brasil, como forma de dar garantias no comércio bilateral, acreditam autoridades brasileiras que conversaram com a missão empresarial que visitou o país do presidente. Em entrevista ao Valor, sem confirmar a informação sobre o uso das reservas, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Minas do Irã, Mohammad Nahavandian, declarou estar otimista, porém, em relação às garantias financeiras ao comércio, e disse esperar para breve a solução desse problema.

"Tivemos conversas muito promissoras, e logo veremos concretizadas as soluções financeiras necessárias (para garantir o comércio)", comentou Nahavandian. "Uma das coisas boas sobre as duas economias é que ambas têm boa quantidade de reservas estrangeiras e a economia iraniana foi uma das menos afetadas pela crise financeira, e tem bons indicadores em termos de transparência", argumenta, prevendo que a decisão sobre o relacionamento entre instituições financeiras iranianas e brasileiras deve ser "a deliberação mais rápida" em consequência dos encontros bilaterais desta semana.

"Para ambos, Irã e Brasil, o outro lado é confiável na expansão de crédito financeiro", justifica. A recusa dos bancos brasileiros em aceitar cartas de crédito de bancos iranianos é um dos maiores obstáculos à expansão do comércio entre os dois países. O tema foi um dos tratados pela missão de cerca de 60 executivos iranianos - uma visita encoberta pela polêmica sobre a viagem cancelada na última hora do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao país.

Os executivos se reuniram em São Paulo e criaram grupos para discutir oportunidades de negócios em setores como agricultura, energia, petróleo, petroquímica e outros setores industriais. Decidiram promover missões empresariais de executivos brasileiros ao Irã e de iranianos ao Brasil, ainda neste ano.

O presidente da Câmara de Comércio Iraniana afirma que a aproximação entre os empresários dos dois países e as negociações de expansão do comércio e de investimentos não foram prejudicadas pela ausência, no Brasil, de Ahmadinejad - o presidente cancelou a visita alegando "problemas internos" no Irã, onde concorre a eleições presidenciais em junho. Do lado brasileiro, os comentários eram de alívio pelo cancelamento da visita, que provocou repúdio da comunidade judaica.

Nahavandian, doutor em economia pela George Washington University, com passagem em cargos importantes na equipe econômica do governo iraniano, sorri e evita comentários quando recebe perguntas sobre política. "A economia sofre muito quando há imposição de agendas políticas", comentou o empresário, que lembra com satisfação o anúncio de mudanças na maneira como o governo americano pretende negociar com o Irã.

"A crise econômica é a época menos apropriada para falar sobre limitações ao comércio; todo mundo em nossas economias está buscando meios de aumentar a demanda, e acessar novos mercados", insiste, concentrando-se na discussão sobre economia.

"É preciso botar a política de lado; se a lógica econômica da relação entre os países e a sabedoria economica prevalecerem, estaremos em posição melhor para resolver nossas diferenças", argumenta. "É imperativo para a saúde da economia mundial encontrar novas formas de expandir mercados", defende. "O estreitamento dos laços econômicos pode ajudar na questão política", diz.

Os iranianos estão negociando investimentos no regime de joint venture para o cultivo de grãos e produção de carne destinados à exportação, associações na área de transporte marítimo e aéreo, querem acordos de cooperação no setor financeiro e de seguros e há "perspectivas promissoras", acredita Nahavandian, lembrando que a privatização em vários setores no Irã, iniciada há dois anos, ajuda a criar o clima empresarial necessário aos negócios. "O Brasil é um mercado importante; pode ser um polo para os investimentos e negócios do Irã na região", assegura ele.

http://atlantaniaa.vox.com/library/post/foreign-bank-accounts-of-iranian-leaders.html
http://www.camiranbrasil.com.br/index.php?id=noticia
Obs: Destaques em negrito são meus

Nenhum comentário: