segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cristãos Anarquistas no Século XX





Livro lançado nos EEUU aborda Anarquia Cristã

Living on Hope While Living in Babylon - The Christian Anarchists of the 20th Century by Tripp York (Viver na Esperança Enquanto Viver na Babilônia: Anarquistas Cristãos do Século XX).

Uma instigante e lúcida exposição sobre anarquia cristã, a crença de que os ensinamentos de Jesus incluem uma abordagem crítica à autoridade secular. A obra descreve alguns desses movimentos e grupos alternativos.

ISBN-13: 9780718892029
Especificações: 229x152mm, 140pp, Paperback
Preço: £ 19,50, US$ 42,50
Publicação: Maio 2009

O modo de vida ensinado por Cristo, completamente ausente no cristianismo institucional, ainda subsiste em pequenos grupos remanescentes na modernidade.

Jesus não prometeu a seus seguidores nem segurança, nem riqueza, mas perseguição. Mesmo assim, o grosso do discipulado, apesar da separação entre igreja e estado, continua a ser cooptado pelo estado-nação e por projetos de prosperidade e segurança. Esta cooptação torna difícil, senão impossível, à Igreja reconhecer sua missão profética contra o Estado. É desconcertante o fato de apenas uma minúscula, quase invisível, parcela de cristãos testemunhar contra essa acomodação.

Em Living on Hope While Living in Babylon, Tripp York examina alguns desses cristãos do século XX que, a partir de diferentes tradições religiosas, vivenciaram esse testemunho, incluindo os Irmãos Berrigan, Dorothy Day e Eberhard Arnold, que podem ser vistos como anárquicos, no sentido de sua fidelidade a Cristo ser incompatível com o Estado. Ao examinar as idéias e ações destes cristãos ontem taxados de herejes, peregrinos, revolucionários, nômades, subversivos, agitadores, e hoje de anarquistas, este livro procura compreender a necessidade de um "apocalípse político" para que a Igreja resgate sua missão enquanto portadora do evangelho.

Essa obra presta um importante serviço ao revelar uma visão anarquista das escrituras e do discipulado cristão, sem dúvida uma área que merece mais atenção por parte de acadêmicos, ambientalistas e anticapitalistas.

Nativo de Burlington, York, pode ser descrito como um homem da Renascença, um radical libertário cristão. Conhecido por sua atuação teatral, trabalha atualmente como diretor técnico assistente no Teatro Paramount de Burlington. Há cinco anos como professor de religião na Universidade de Elon, na Carolina do Norte, York já escreveu três livros, é co-autor de outro e mais um está a caminho. Vem estudando os grupos conectados ao anarquismo religioso nos Estados Unidos, principalmente os influenciados pelas idéias de Leo Tolstoy, Ghandhi e William Blake.

York fez uma "tarde de autógrafos" do seu livro no último domingo (14) na livraria Barnes & Noble, localizada na Alamance Crossing em Burlington. Ele também apresentou suas obras anteriores.

Em Living on Hope While Living in Babylon, seu mais recente livro, examina a vida e as atividades de pessoas que descreve como "anarquistas cristãos", construindo seu livro ao redor da oposição que o Reverendo Dr. Martin Luther King Jr. chamou de "o eixo triplo do mal": materialismo, racismo e militarismo.

Ao invés de obedecer ao governo, lideranças religiosas ou outras influências autoritárias na sociedade, preferiram aderir aos padrões das escrituras da forma como a entenderam -- incluindo uma visão literal das bem-aventuranças formuladas por Cristo no Sermão da Montanha.

York disse que tais pessoas freqüentemente foram alvos uma "crítica mais intensa da igreja do que do governo". Isto não é surpreendente, diz ele, dado o exemplo de Cristo e de outros nas escrituras.

"Enquanto era executado pelos Romanos, Cristo foi desprezado por alguns dos líderes religiosos de seu tempo", conta.

Abordando o Movimento dos Trabalhadores Católicos; York menciona dois padre colocados na lista dos 10 Mais Procurados do FBI devido aos seus protestos contra o que consideravam errado no governo e na sociedade, um deles era um camponês batista expulso de sua igreja por labutar para integrá-la racialmente; o outro foi o criador de uma comunidade intencional.

York é docente em Elon há cinco anos. Pretende mudar-se para o Kentucky para dar aulas, escrever e trabalhar com teatro.

Pretende lançar outros livros, incluindo um para crianças contando histórias da perspectiva dos animais nas escrituras.

York se graduou no Colégio Willliams em 1991. Recebeu o título universitário da Universidade de Trevecca Nazarene em Nashville, onde se especializou em estudos religiosos e artes dramáticas. obteve seu mestrado em ética teológica pela Universidade de Duke e o doutorado no Illinois.

Seus livros podem ser adquiridos pela Internet, no amazon.com.

Nenhum comentário: