sábado, 28 de março de 2009

IGREJA CASEIRA


Igreja Caseira é o termo informalmente usado para definir um grupo de cristãos que em vez de usar o tradicional edifício ou templo dedicado ao culto e adoração, reúne-se regular ou espontaneamente em uma residência ou em lugares que normalmente não são utilizados para isso. Nos países de língua inglesa os termos usados são "home church" ou "house church".

As razões que conduzem esses grupos a optarem por suas próprias casas têm razões bíblicas, históricas e culturais. Para eles, as relações oriundas da reunião caseira configuram o verdadeiro modelo ensinado por Cristo e utilizado pelos cristãos do primeiro século.

Índice
1 Base bíblica
2 Estrutura e organização
3 Origens e história
4 Relações com as Igrejas Tradicionais e Grupos Missionários

Base bíblica
Essa vertente cristã radical usa suas casas para promover seus encontros almejando retornar à simplicidade da reunião informal doméstica encontrada na Bíblica Cristã, particularmente no Novo Testamento. Uma leitura despreconceituosa dos Evangelhos e documentos apostólica, especialmente o livro de Atos, mostra uma igreja cristã comunalista bem distante de divisões internas, cultos formais e complexas doutrinas.

Os versículos abaixo são algumas das muitas passagens bíblicas que indicam explicitamente que as reuniões dos cristãos primitivos ocorriam em suas próprias residências:

“Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa". [NVI] Atos 20:20.

"Saúde também a igreja que se reúne na casa deles". [NVI] Romanos 16:5

"Áquila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles". [NVI] 1 Coríntios 16:19b

"Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa". [NVI] Colossenses 4:15

"... e à igreja que se reúne com vocês em sua casa". [NVI] Filemom 1:2

Diferentemente da igreja moderna que basicamente restringe a teoria e a pratica cristã a liturgias no templo ou no salão religioso, a igreja bíblica conduz à vida coletiva e ao apoio mútuo. A frase "uns aos outros", por exemplo, é mencionada pelo menos 50 vezes no Novo Testamento, começando pelas palavras de Jesus, "amem-se uns aos outros" (João 13:34).

A propagação das igrejas caseiras em nossos dias é vista com mais intensidade em países como China, Cuba, Índia, Brasil e nações africanas, mas ocorre também em pequenos e emergentes grupos na Europa e América do Norte.

Estrutura e organização
As igrejas caseiras não devem ser confundidas com "igrejas em células". Uma igreja caseira normalmente não faz parte de uma grande e vistosa denominação. Embora o grupo possa integrar redes informais com outros cristãos e igrejas, reflete mais igualdade do que hierarquia. Aqueles que se reúnem nas igrejas caseiras praticam o autogoverno e a independência, consideram-se membros da Igreja mundial, mas geralmente evitam relacionamentos formais com as "igrejas institucionais estabelecidas. Algumas igrejas caseiras têm alguma estrutura convencional de liderança funcional, outras não têm nenhuma. Hoje, a opinião geralmente aceita no "movimento" das igrejas caseiras é que a reforma protestante não avançou suficientemente na pratica neotestamentária do "sacerdócio de todos os crentes" onde Jesus Cristo (e apenas Ele) é a cabeça, e a igreja seu corpo. O MIC (movimento das igrejas caseiras) vem ganhando força tanto em países industrializados como Austrália, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, como em países não industrializados. A ausência de estruturas formais de liderança e cargos hierárquicos em muitas igrejas caseiras é frequentemente vista pela igreja protestante como um sinal de anarquia ou rebelião contra a autoridade, mas muitos no movimento das igrejas caseiras consideram a liderança funcional neotestamentária (e não a liderança formal mundana do pastor único), como a maneira mais viável e eficaz de alcançar a verdadeira autoridade espiritual contida no mútuo amor, na relação horizontal entre os membros, e no domínio visível de Jesus Cristo como a cabeça do corpo a ele subordinado, a igreja. Consequentemente, alguns dentro do "movimento" das igrejas caseiras consideram o termo "igreja caseira" um tanto quanto inadequado, argumentando que o desdobramento principal resultante de sua fé e pratica não é a casa mas mais o tipo de reunião praticada; assim, eventualmente utilizam outros títulos que consideram mais funcionais, como "igreja simples", "igreja relacional", "igreja primitiva", "viver coletivo", "igreja orgânica", e termos similares. O movimento atual das igrejas caseiras também deve muito de seu crescimento às redes de troca de informação pela Internet, onde se costuma usar a sigla IC (Igreja Caseira). A sigla II (Igreja Institucional) refere-se às estruturas eclesiais tradicionais, templo, púlpito, igreja edifício, e/ou cultos centrados no sermão e conduzidos por ministro ou pastor único. Via de regra, os encontros da igreja caseira são livres, informais, incluindo às vezes uma refeição mútua. O grupo espera que cada um dos presentes sinta-se livre para participar ativamente da reunião, e deixe-se levar, como um barco a vela, pelo sopro do Espírito Santo. Sem qualquer vestígio de liderança oficial (hierárquica), a estrutura de liderança funcional é reforçada por uma pluralidade de anciãos experimentados; portanto, há uma busca deliberada dentro da maioria das igrejas caseiras por minimizar ou diluir a liderança de um único indivíduo, de forma que figuras como a do pastor vocacionado ou do idoso experiente, por exemplo, tendem a um segundo plano em favor de uma responsabilidade de liderança mais plural e difusa sobre os demais membros.

Origens e história
Alguns consideram o movimento das igrejas caseiras como uma nova vertente do movimento Plymouth Brethen, outros o associam ao remanescente anabatista: quacres, amish, huteritas, menonitas e waldenses. Atualmente, o movimento é fortemente encorajado por plantadores de igreja e pela iniciativa de escritores como Robert Fitts, Frank Viola, Wolfgang Simson e Gene Edwards. Outra perspectiva encara o movimento das igrejas caseiras como uma reemergência do Espírito Santo, semelhante à ocorrida no Jesus Movement nos anos 1970 nos Estados Unidos ou na chamada Renovação Carismática mundial nos anos 1960 e 1970. Outros o encaram como um simples retorno às práticas da igreja primitiva descritas no Novo Testamento, ou paradigma Restauracionista, que estimula os cristãos a sair das hierarquias e cadeias de comando, e reassumir as práticas descritas e encorajadas pelas Escrituras. A própria Internet, contribuindo para o fenômeno do crescimento exponencial da última década, fez com que pessoas anteriormente isoladas se juntassem em redes. O movimento das igrejas caseiras é precursor e responsável pelos eventos em torno da Igreja Emergente. Enfim, nenhum fator isolado pode explicar a emergência desta eclesiologia passado-futuro, ou seja, a somatória de todas as vertentes destacadas acima é a grande responsável pelo crescimento das igrejas caseiras no mundo. Enfim, o rio que compõe o movimento mundial das igrejas caseiras tem diversos afluentes.

Relação com as Igrejas Tradicionais e Grupos Missionários
A história mostra claramente que houve momentos de tensão entre o movimento das igrejas caseiras (restauração e reavivamento) e as igrejas tradicionais. Contudo, recentemente, algumas denominações e organizações missionárias já estão fornecendo ajuda para o desenvolvimento de redes de igrejas caseiras. Entre elas destacam-se, The Free Methodist Church in Canada, The Foursquare Gospel Church of Canada, The Navigators of Canada, The Evangelical Fellowship of Canada, The Southern Baptist Convention (USA), Dove Christian Fellowship International e a Youth With a Mission (YWAM).

Listas de discussão em lingua inglesa:
Radically Christian Cafe
Yahoo Discussion Group HCConnection
House Church Discussion List
Koinonia Life Discussion Group
New Wineskin Discussion Group
HC raw "where sparks fly" group

Livros recomendados:
Steve Atkerson, Ekklesia: To the Roots of Biblical Church Life
E.H. Broadbent, The Pilgrim Church
Robert Fitts, The Church in the House
David Garrison, Church Planting Movements
Larry Kreider, House Church Networks
Wolfgang Simson, Houses that Change the World
Frank Viola, Repensando o Odre, Cristianismo Pagão, Quem é Tua Cobertura?
John Dee, De Volta às Origens
The Global House Church Movement




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