sexta-feira, 27 de março de 2009

Banqueiros São Bandidos



"homem algum jamais foi verdadeiramente autoridade, ou trouxe algum proveito ao outro por sê-lo". Sören Kierkegaard


The Royal Bank of Scotlang

O The Royal Bank of Scotland Group PLC é um dos maiores bancos britânicos. Foi fundado em 1727 em Edimburgo por carta régia. Hoje é o maior banco da Escócia, o segundo maior do Reino Unido e da Europa e o quinto maior do mundo em capitalização em bolsas de valores.


Crise

Em 26 de fevereiro de 2009, o grupo financeiro anunciou perdas no no total de £24 bilhões ou US$37 bilhões (cerca de R$90 bilhões), o maior prejuízo financeiro do sistema bancário na história da Grã-Bretanha, causado pela perdas geradas pela crise do subprime nos Estados Unidos em 2008, que se espalhou pela Europa e pelo mundo. 

Muito do histórico prejuízo do grupo, também se deu devido a sua participação, com £22 bilhões, na compra do grupo financeiro holandês ABN Amro em 2007


Ataque

Em 26 de março de 2009, um grupo chamado Banqueiros São Bandidos, em inglês: Bank Bosses Are Criminals (BBAC), assumiu a responsabilidade pelo ataque ao carro e à casa do banqueiro Fred Goodwin. O há pouco principal executivo do Royal Bank of Scotland teve sua luxuosa mansão e sua Mercedes S600 em Edinburgh apedrejadas pela madrugada. O BBAC emitiu o seguinte comunicado: “É inadmissível que pessoas ricas, como ele, vivam no luxo e gastem uma quantia enorme de dinheiro, enquanto pessoas comuns vivem sem-teto, na miséria e no desemprego. Isso é um crime. Esses banqueiros deveriam ir para a cadeia. Isso é apenas o começo".

Nenhum comentário: