quarta-feira, 18 de março de 2009

Culto Silencioso e Valores Quakers



Se você nunca participou de um culto não programado da Sociedade de Amigos (Quacres), sua primeira reunião pode surpreendê-lo.  


Reunidos num culto para ouvir mais claramente a "voz mansa e delicada" (1 Reis 19:12, Almeida Revista e Corrigida), os Amigos durante o culto não programado da tradição quacre permanecem na mais completa expectativa. Assumem literalmente o conselho do Salmista: "Sabei que eu sou Deus!" (Salmo 46:10).   


Os Amigos se encontram num mesmo plano numa sala [por exemplo, na sala da casa de um dos amigos] sem adornos, pois em tais locais há menos distração que os atrapalhe ouvir a “voz mansa e delicada”. Não há nenhum púlpito em suas reuniões porque se auxiliam mutuamente. Os bancos ou cadeiras ficam frente a frente pois os Amigos são todos iguais diante de Deus. Orações, leituras, sermões, hinos, ou orquestrações musicais não são programadas previamente porque esperam que até mesmo a dinâmica do culto seja conduzida por Deus proporcionando orientação, direção e poder em suas vidas.   


Durante a adoração, uma mensagem pode vir a eles para reflexão pessoal, para compartilhar em outra ocasião, ou para ser transmitida de pé numa falação. Os amigos avaliam mensagens faladas vindas do coração e incitadas pelo Espírito, e também avaliam o silêncio compartilhado mutuamente. Após uma mensagem falada, retornam ao silêncio para se auto examinar à Luz daquela mensagem. O culto termina quando um Amigo, designado com antecedência, cumprimenta os que estão ao lado. Então todos se cumprimentam mutuamente. Nunca a mesma pessoa é designada para duas reuniões seguidas.   


Da mesma forma que seu estilo de adoração, a teologia quacre também difere das outras religiões. Pelo fato de que nenhum credo pode representar completamente toda a revelação, e por também poder limitar as percepções da verdade, os Amigos não instituem nenhum credo. Ao invés disso, escrevem questões (considerações) que ajudam na reflexão sobre suas convicções e ações; também promovem encontros anuais, que são organizados regionalmente por congregações locais que se reúnem mensalmente, e registram seus valores e experiência comuns em manuais intitulados: Fé e Prática.   


Sem credos, os Amigos se diversificaram em suas convicções sobre Deus. No entanto, a experimentação mútua da presença de Deus leva-os a perceber que há algo de Deus, ou algo de Divino, em todo mundo. Esta percepção é um ponto central no quakerismo. Isto é confirmado por testemunhos na Bíblia e a referência a Amigos é condicionada ao "estar em Cristo", à "Luz Interior", e à "Semente da Verdade". Na medida em que os Amigos tentam corresponder a essa Luz interior, surgem valores mútuos.   


Entre eles, os Amigos têm a vida como algo sagrado. Por reconhecerem que há algo de Deus em cada um, os Amigos tentam evitar o uso da violência. Acreditam que quando alguém fere outra pessoa, prejudica também a si mesmo e nega a presença de Deus em sua vida. Com a orientação de Deus, tentam, ao invés de ferir, achar soluções não violentas a conflitos e diferenças, e ajudar outros através do serviço, da promoção social, da justiça econômica, vivendo diariamente a bondade e o apoio mútuo enquanto expressão visível da presença de Deus em suas vidas.   


Semelhantemente, experimentar a presença Deus dentro de si conduz o Amigo à compreensão de que tal presença é universal. Qualquer um pode experimentar Deus em qualquer lugar, diretamente, sem intermediários. O quakerismo é simplesmente um modo de conhecer Deus, e outras autênticas expressões da presença de Deus também podem ser encontradas em outras religiões.   


Logo que os Amigos perceberam que tanto homens como mulheres experimentam esta presença, se tornaram o primeiro grupo religioso a reconhecer a igualdade entre mulheres e homens diante de Deus. Por conseguinte, desde o começo, em meados do século XVII, o homem e a mulher quacre vêm compartilhando a igualdade na obra dos Amigos. As escolas quakers educam tanto meninas como meninos.   


Pelo fato dos Amigos reconhecerem que há algo de Deus em cada um e em todo mundo, os Amigos consideram que qualquer um a qualquer hora pode expressar a direção de Deus. Então, as revelações, ou mensagens de Deus, são um processo contínuo. Os Amigos afirmam que Deus inspirou os escritos da Bíblia e outras literaturas sagradas e ainda inspira. Embora nem sempre sejamos receptivos, Deus continua revelando a Divina orientação e a imutável verdade para todos e para cada um de nós hoje, da mesma maneira que no passado.   


Para serem mais receptivos a revelação, os Amigos praticam a simplicidade e a integridade. Para os Amigos, a simplicidade coloca Deus em primeiro lugar na vida da pessoa. A simplicidade requer prioridades claras e freqüentemente inspira frugalidade e organização. A simplicidade persuade a pessoa a meramente afirmar, sem lisonjas, prolixidade ou emoções, evitando a extravagância e a parafernália. A simplicidade requer integridade, honestidade em todos os procedimentos, a expressão da verdade em todas as ocasiões, e consistência com os valores da pessoa. A simplicidade e a integridade têm muito em comum: da mesma maneira que a simplicidade evita truncar o ambiente da pessoa, a integridade evita complicar as relações da pessoa.   


A simplicidade e a integridade nos conduzem para mais perto da verdade, e a verdade é de tal importância para os Amigos que seu nome original, baseado em João 15:15, era "Sociedade Religiosa dos Amigos da Verdade". A experiência da plenitude da verdade viva inspirou George Fox, um dos fundadores, a recusar jurar em qualquer tribunal. Fox sustentava que quando alguém jura falar a verdade em determinada ocasião insinua que há outras ocasiões em que mente. Ele também seguiu a advertência bíblica contra o juramento (Mateus 5:34-37).   


Outra conseqüência da busca dos Amigos pela verdade é que as descobertas científicas não tendem a desafiar a base de sua fé. Como no método científico, a fé e a prática quacre confiam na experiência como guia. Chegamos à verdade experimentalmente. A procura pela verdade é mais importante para eles do que a manutenção das convicções, e dessa forma, tentam permanecer abertos a novas abordagens à verdade. A perspicácia de outras novas abordagens pode conduzir à verdade, os Amigos trazem revelações pessoais às suas comunidades para discernimento e "clareza".   


A procura dos Amigos pela verdade será futuramente realizada na medida em que os "caminhos vão se abrindo", pela mudança nas situações ou nas  circunstancias, de forma a permiti-los seguir na direção à qual Deus os está conduzindo. Conforme seguem em determinada direção, passos específicos são delineados, mesmo sem ser previamente conhecidos por eles, tornam-se paulatinamente aparentes. Quando o caminho não abrir, a condução correta da direção passa a ser delineada.   


Em sua procura conjunta pela verdade, os Amigos usam o processo quacre de tomada de decisão, a reverência (worshipful), um processo que busca preservar a unidade em todas as decisões que afetam suas comunidades. Para os Amigos, unidade não é normalmente unanimidade, um acordo sem dissensão. A unidade é mais freqüentemente um acordo que reconhece a dissensão, permanecer juntos apesar das diferenças e avançar adiante mantendo os valores comuns.   


Priorizando a preservação da unidade, um membro na reunião, designado como secretário (clerk), zela pelo "senso de união". Quando o secretário percebe que o grupo não chegou a um consenso, ele ou ela concede um minuto para que os Amigos concordem entre si ou modifiquem suas opiniões. Atingir a unidade às vezes significa, ocasionalmente, por uma questão de respeito à sabedoria da comunidade, que um ou mais membros podem divergir colocando-se "de pé e aparte".   


O postar-se "de pé e aparte"acontece quando a pessoa tolera uma decisão tomada pelo grupo. Embora não se sinta completamente confortável com ela, não vê nenhuma questão moral em seguir adiante. Por outro lado, a comunidade reconhece e escuta cuidadosamente a dissensão sincera, pois a condução divina pode ser direcionada através de qualquer um dos Amigos. Para eles, permanecer juntos apesar das diferenças é um aspecto importante da comunidade, além disso, percebem que quanto mais consideram as diferentes opiniões, mais se aproximam da verdade.   


Embora seja um elemento de fortalecimento mútuo, a diversidade quacre não é normalmente fácil. As diferentes opiniões e convicções individuais dos Amigos podem resultar em muitas reuniões. Embora os Amigos tenham suas raízes no Cristianismo, alguns Amigos individualmente não se denominam cristãos. Além disso, mesmo os Amigos que são cristãos podem ter definições discrepantes do Cristianismo. Temos Amigos unitários e trinitários, evangélicos e não evangélicos. Alguns Amigos assistem a outros serviços religiosos como também se encontram para o culto.   


Apesar da diversidade, os Amigos acreditam que podem viver conforme seus valores comuns. Quando agem assim tais valores se tornam seu testemunho para o mundo. O testemunho de amigos da paz, da igualdade, da simplicidade, da integridade, da verdade, da comunidade, e da diversidade, evoluíram com o passar do tempo, tornando-se expressões externas das tentativas dos Amigos de transformar idealismo em ação.   


Os Amigos avaliam e procuram ações que refletem seus ideais. Os Amigos esperam não apenas viver vidas divinamente inspiradas, como também viver vidas que, com poder e orientação divinos, podem alcançar a justiça social e a paz na terra.   


O fato dos Amigos não atingirem o ideal não significa abandonar o esforço por alcançá-lo. Consequentemente, em seus cultos e na labuta em suas vidas diárias, os Amigos tentam manifestar seus valores comuns:  


A sacralidade da vida;  


A convicção de que a presença de Deus em todos e em cada um pode ser experimentada universalmente;  


A continuidade da revelação;  


A simplicidade, a integridade, a comunidade e a diversidade são valores essenciais na procura pela verdade;  


A busca pela verdade e pela unidade são metas tanto na adoração como na labuta do dia a dia;  


Na medida em que os caminhos se abrem, o ideal torna-se atingível.  


Estes valores, que possibilitam a realização dos Amigos, vão no sentido de que Deus está dentro de cada um e de todos.  


O texto em inglês de "Adoração Silenciosa e Valores Quakers" (Silent Worship and Quaker Values) pode ser acessado em Quakerbooks.Org em http://www.fgcquaker.org/library/welcome/silentworship.html


O folheto original foi publicado por Sandy Spring Friends School, em Sandy Spring, Maryland.

Um comentário:

Leandro M. R. Silva disse...

Ando lendo muito sobre anarquismo e Tolstói, obviamente focando no Cristianismo. Muito obrigado pela tradução!