sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A Sociedade Industrial e Seu Futuro - Manifesto de Unabomber


Trata-se de um caso que provocou muito alarido: a referida publicação foi conseguida como garantia que a partir daí terminariam os atentados com bombas artesanais que vinham sendo dirigidos a acadêmicos, e que ao longo de mais de uma década vitimaram dezenas de "alvos", 3 deles mortalmente. 

De certa maneira essa publicação foi uma proeza, pois o conteúdo e extensão do texto deveriam em princípio condená-lo à obscuridade; pelo contrário, teve a atenção de muita gente nos Estados Unidos e também mundialmente, sobretudo após a captura em 1996 do presumível autor (Theodore Kaczynski), ex-acadêmico que vivia como eremita numa zona remota do noroeste do país. 

A redação está sempre na primeira pessoa do plural, o que pode ser apenas para dar a ilusão de se tratar do manifesto de um grupo de ação política ("FC"), no qual Kaczynski estaria pelo menos implicado; se de fato ele é o único autor tanto do texto como dos referidos ataques à bomba, são questões que o processo judicial onde Kaczynski foi arguido pouco fez para esclarecer (segundo parece, a sua declaração de culpado foi sob coação). 

É desnecessário precisar que a presente tradução não implica qualquer forma de solidariedade para com os atentados à bomba e mesmo com diversos pontos de vista expendidos no texto original. Visa pôr em destaque certas reflexões sobre as sociedades industrializadas e em particular sobre o controle dos indivíduos nessas sociedades, assim como difundir a análise que faz sobre formas de atuação face aos problemas que aborda. Nesse aspecto pode considerar-se um texto de notável acuidade e lucidez.




2 comentários:

««ÑËW_WΣЊ_»» disse...

li o tal manifesto...tanto alarde por tão pouco...juó bananere não fosse poeta satírico teria escrito manifesto muito mais consistente

««ÑËW_WΣЊ_»» disse...

li o tal manifesto...tanto alarde por tão pouco...juó bananere não fosse poeta satírico teria escrito manifesto muito mais consistente