sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A Corporação: uma Perseguição Patológica em Busca de Lucro e Poder



Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power [A Corporação: uma Perseguição Patológica em Busca de Lucro e Poder] por Joel Bakan. 

Escrito junto com a filmagem do documentário do mesmo nome este livro é cheio de citações interessantes retiradas de entrevistas com alguns diretores executivos (CEOs), palestrantes anti-corporação, economistas e autores. Além de apresentar todos os lados do debate sobre a corporação, apóia-se em exemplos concretos e vai fundo no mundo dos lucros, responsabilidade limitada, responsabilidade social corporativa, externalidades, desregramento, privatização. 

Tudo isso resulta num grito de alerta que faz com que até mesmo capitalistas convictos questionem a legitimidade do caráter corrupto inerente à corporação.  

Se as características associadas a um psicopata incluem irresponsabilidade, manipulação, mania de grandeza, falta de empatia, tendências anti-sociais, inabilidade para sentir remorso, recusa em assumir responsabilidade pelas próprias ações e relações superficiais com os outros. As modernas Corporações exibem cada uma das características acima listadas. 

Seria correto tolerar a existência de instituições originalmente criadas com o objetivo de proporcionar o bem-estar dos cidadãos, mas que agora rivalizam em poder com o Estado e revelam características psicológicas de um perigoso desvio de personalidade?

Muitos dizem que não: há um crescente desconforto com a corporação e sua impregnação em todas as esferas da vida humana e foi esta intranqüilidade que incitou muitos acadêmicos a mergulhar no estudo da corporação e suas manias egocêntricas. Joel Bakan, um canadense professor de direito residente em British Columbia, é um destes acadêmicos que tenta desmistificar a corporação contemporânea. 

Nenhum comentário: