quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Irã protesta contra a posse de Ahmadinejad

Mahmoud Ahmadinejad tomou posse como presidente quase oito semanas depois da controversa eleição, com manifestantes nas ruas. Veja qual foi a reação à cerimônia de posse.



Presidente Mahmoud Ahmadinejad, à direita, acena aos correligionários na cerimônia de seu segundo mandato. Foto: Vahid Salemi/AP

7:15:
Centenas de policiais foram mobilizados na frente do parlamento, numa tentativa de parar um protesto organizado por membros da oposição. Pelo menos um manifestante foi detido, segundo a Reuters.

Em seu discurso de posse, Ahmadinejad disse não esperar ser felicitado pelo ocidente.

"Ouvimos que alguns dos líderes ocidentais tinham decidido reconhecer, mas não felicitar o novo governo. Bem, ninguém no Irã espera tais mensagens", disse ele em seu discurso.

7:26:
Mais sobre o discurso do Ahmadinejad: ele não abordou diretamente os protestos contra a sua contestada eleição. Mas apelou para a unidade: "Devemos dar as mãos e avançar para cumprir os nossos objetivos".

Na segunda-feira após uma embaraçosa bênção cerimonial, o líder supremo aiatolá Khamenei exortou Ahmadinejad a ouvir seus críticos. Ele disse: "As opiniões e sugestões dos críticos devem ser levados em consideração, e espero que seja a forma como a administração vai agir".

Insultado por manifestantes, Ahmadinejad disse hoje que seu governo "resistirá a qualquer violação da lei e interferência".

"Não vamos ficar calados, não vamos tolerar desrespeito, interferência e insultos".

Como a bênção cerimonial de segunda-feira, a posse de hoje foi boicotada por líderes da oposição.

7:35:
Um importante aliado do candidato de oposição Mir Hossein Mousavi foi detido, segundo relatos da imprensa estatal.

Hamid Mir-Hassanzadeh foi detido em conexão com seu trabalho no website de Mousavi, o Ghalam news, que ele dirigiu durante a campanha eleitoral. O site está temporariamente indisponível.

7:40:
Manifestantes bradaram "morte ao ditador" em Rahahan Square, de acordo com relatos no Twitter, não confirmados. Existem também relatos de que foi novamente utilizado gás lacrimogêneo contra manifestantes, e que redes de telefonia móvel no centro de Teerã teriam sido desligadas para restringir notícias sobre a manifestação.

Mais uma vez, com tantas restrições aos jornalistas no Irã é difícil obter informações, por isso, se você está no Irã e tem notícias, envie um e-mail para mim matthew.weaver@guardian.co.uk ou poste atualizações ou links interessantes nos comentários mais adiante.

7:51:
"Ele [Ahmadinejad] é o líder eleito", disse Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca, numa conferência de imprensa de ontem. Mas ele abafou a questão sobre se os E.U. reconhecem Ahmadinejad como o legítimo líder do Irã.



8:13:
Dez manifestantes foram detidos, segundo disse uma testemunha à Reuters.

Existem mais de 5.000 policiais nas ruas do centro de Teerã, segundo a TV estatal.

Os ex-presidentes Mohammad Khatami e Hashemi Rafsanjani ambos boicotaram a cerimônia de hoje. Ambos participaram da posse de Ahmadinejad quatro anos atrás, mas os seus lugares foram ocupados por outras pessoas desta vez, de acordo com fotografias exibidas pelo blogueiro oposicionista onlymedh.

8:57:
A página do Facebook do treinador de futebol do Irã Afshin Ghotbi tem sido alvo de repúdio por parte de apoiantes da oposição depois que ele participou da bênção Ahmadinejad na segunda-feira.






9:11:

Veja as últimas notícias do Irão a partir do cartunista iraniano Nikahang Kosar que mora no Canadá. O mapa do Irã diz a Ahmadinejad: "Uma vez que tudo agora virou caricatura você deve ser presidente". (Gratos a Davoud Rastgou pela tradução. Davoud chegou ao escritório do Guardian hoje para ajudar a ler e ouvir transmissões on-line dos websites farsi-persa).

9:30:
Alguns dos primeiros vídeos das manifestações de hoje começam a surgir. Este parece mostrar o rescaldo de uma prisão perto do edifício do Parlamento hoje. Uma mulher pode ser ouvida, dizendo: "Que fez ele?"



Existem mais vídeos do YouTube aqui.

9:38:
Uma fonte em Teerã via e-mail diz que a área Bazar é "agora sob o controle do controle do povo", mas também existem muitos Basij sobre motocicletas na área e helicópteros.

9:49:
O Reino Unido enviou o seu embaixador do Irã, Simon Gass, para a cerimônia de hoje. Um porta-voz dos Negócios Estrangeiros disse à minha colega Haroon Siddique: "Não se trata de negócios como de costume, e é por isso o não envio de uma mensagem de felicitações. Temos várias questões que temos de tratar com o governo, incluindo o seu programa nuclear e os direitos humanos, precisamos manter canais de comunicação abertos".

10:01:
Fotos pretendendo mostrar manifestantes e forças de segurança na Praça Baharestan hoje foram postadas aqui.

10:15:
Havia vários lugares vazios na cerimônia de hoje, no Parlamento, a julgar por este filme da imprensa estatal.





O Guardian tem uma nova galeria de imagens da cerimônia de hoje.

10:23:
Funcionários do Metro foram ordenados a fechar algumas estações hoje. Davoud traduz Jafar RABIEE, um gestor do sistema de metro, disse: "O encerramento é temporário e foi feito porque funcionários nos pediram".

10:45:
Um novo vídeo mostra o discurso de Ahmadinejad com legendas em Inglês.


Link para este vídeo

11:00:
Sobre o boicote à cerimônia de hoje, o site de oposição Parleman Notícias, alega que a maior parte da facção reformista do parlamento iraniano não compareceu. Só participaram 13 membros e todos eles saíram quando Ahmadinejad começou a falar.

11:11:
A versão em Inglês do site oficial de Ahmadinjad disse que sua posse "foi coberta ao vivo por mais de 320 jornalistas nacionais e estrangeiros, jornalistas e fotógrafos". Mas há relatos de que jornalistas foram proibidos de entrar.

Ambos os jornalistas pró-reforma Sadjad Salek e Somayyeh Ghashghayi foram impedidos de participar, de acordo com o site oposicionista Mowjcamp.

11:21:
Uma mulher foi espancada e levada num furgão branco das forças de segurança, juntamente com outros manifestantes na Praça Baharestan, segundo a HRA notícias, conforme tradução de Davoud.

Disse que todas as lojas e empresas ao redor da praça foram forçadas a fechar e que houve uma forte presença de seguranças em torno dos edifícios oficiais nas ruas Ekbatan, Jomhuri, Mofatteh e Praça Imam Khomeini.

11:42:
Uma propaganda da Nokia numa auto-estrada no sul da cidade de Shiraz foi borrada com tinta verde em protesto contra a venda de sistemas de monitorização de comunicação para o Irã.



12:19:
Fora do parlamento, esta manhã, uma mulher de meia idade portava um banner avisando os dirigentes do Irã que, se não ouvirem as reivindicações do povo, eles vão enfrentar o mesmo destino que o Xá, segundo relatos da AP.

Mais protestos estão programados para ocorrer em todo o Irã no dia 7. A listagem dos protestos programados em mais de 30 locais em todo o país, foi divulgado no site oposicionista Ciirang.

1:16:
Haleh Sahabi, ativista e filha do líder reformista Ezzatollah Sahabi, foi uma das pessoas detidas esta manhã, de acordo com o site oposicionista mowjcamp.

1:28:
Não houve protestos hoje, é tudo uma invenção da imprensa estrangeira, disse o chefe de polícia adjunto do Irã, Ahmad Reza Radan, segundo a semi-oficial Fars News Agency.

A cerimônia foi realizada em "plena segurança e tranqüilidade", alegou.

Radan disse: "Apesar da grande propaganda pelos canais por satélite e de mídia externa sobre um encontro na frente do edifício do Parlamento, não foi realizado ato ilegal lá".

1:46:
"As apostas já estão sendo colocadas no Irão sobre quanto este segundo mandato [de Ahmadinejad] como presidente irá durar", escreveu o analista Iraniano Reza Aslan no Daily Beast.

Há pouca chance de Khamenei virar as costas para Ahmadinejad. Após o seu incondicional apoio à sua presidência, seus destinos estão agora fechados juntos. Se Ahmadinejad cair, Khamenei será o próximo. No entanto, se Ahmadinejad continuar perdendo apoio e proteção de Khamenei, dificilmente evitará que seus adversários no parlamento frustrem cada movimento seu como presidente.


1:52:
Um novo vídeo foi postado no YouTube para mostrar os protestos de hoje na área do Bazar de Teerã.



O mesmo usuário do YouTube postou um filme onde manifestantes clamam "abaixo o ditador" no metro de Teerã hoje.

2:49:
Mousavi agora tem um problema ao tentar conter o radicalismo da oposição, de acordo com a perita Farideh Farhi. Em uma entrevista ao Conselho de Relações Exteriores em Washington ela disse:

O problema para ele, porém, e outros elementos como Rafsanjani Khatami, que tentam descobrir uma maneira de resolver a situação de forma pacífica, segurando as pontas, é a possibilidade do aumento de radicalismo entre a população.

A demanda por mudança pode ir além da República Islâmica. No início os "slogans" pediam a remoção de Ahmadinejad, em seguida, passaram para "morte ao ditador" - e não ficou claro se o "ditador" é Khamenei ou Ahmadinejad.

Hoje as pessoas estão dizendo coisas como "Khamenei é um assassino" e "a sua liderança é nula". As coisas claramente seguem numa direção que tem o potencial de se tornar tão radicalizada que Mousavi e outros não serão capazes de gerir.

Essencialmente, comenta-se que Rafsanjani tentaria uma conversa pública com Khamenei: A abordagem adotada para tentar lidar com o problema tem sido inflamatória e perigosa.


3:06:
Neste novo vídeo manifestantes bradam palavras contra o afilhado do linha dura Khamenei, dizendo: "Eu espero que você morra e não se torne líder". Eles também juram continuar lutando e gritando slogans a favor de Mousavi antes de fugir da polícia.



3:27:
O Blogger homylafayette criou um mapa dos protestos de hoje.



3:33:
A comunidade iraniano-americana está furiosa com o porta-voz de Barack Obama, Robert Gibbs, referindo-se a Ahmadinejad como o "líder eleito" (veja o post 7:51).

O blog do "National Iranian American Council" descreve a declaração como uma "gafe". Ela disse: "Para uma administração que tomou cuidado para não tomar partido na disputa eleitoral do Irão, este, obviamente, não foi um dos melhores momentos de Gibbs. A declaração foi rapidamente absorvida pela mídia estatal do Irã".

3:43:
Uma testemunha ocular narra confrontos entre manifestantes e polícia esta manhã, segundo postagem do pelo blogueiro Onlymehdi. O relato não pode ser verificado, esta é uma tradução por Davoud Rastgou.

Eu estava sentado no Metro. Embora perto da Praça Imam Khomeini, quando o motorista disse muito educadamente: 'Temos de seguir ordens da polícia, por isso não podemos parar na Baharestan e Mellat'. As pessoas começaram a comentar.

Quando o trem do Metro veio à superfície vi que as ruas estavam cheias de forças militares. Alguns tinham máscaras. A Praça Imam estava cheia de forças especiais. A Polícia Civil estava nas outras ruas, especialmente fora das mesquitas. Eles tinham fechado a Rua Ekbatan.

De repente ouvi uma discussão. Uma mulher estava fugindo. Um homem a perseguia e chutava, até que ela caiu ao chão.

Eu estava muito assustado. O tipo de cena que testemunhei torna as pessoas insensíveis, surdas e cegas.

Uma mulher foi assediada, pessoas vaiavam e gritavam enquanto me deslocava para a Rua Jomhurii. Eles gritavam slogans, como "Deus é grande" e "morte ao ditador".

Então vimos policiais a paisana chegando em suas motocicletas, filmando-nos, e despejando spray sobre nós. Corremos para um beco. Uma mulher ficou com as mãos queimadas por causa do spray.

Uma mulher gritou: "morte a Khamenei". Garotos aparentando 15 anos portavam chicotes.

Houve outra reunião em torno da Praça 15 Khordad e, em seguida, na Naser Khosro, as pessoas gritavam "Comerciantes, apóiem a gente".

Um velho vendedor gritou para nós: "Americanos bastardos!"

Alguém perguntou "Por que os Bazares não nos apóiam?" Outro respondeu "porque iria custar-lhes muito".

O Bazar estava tão lotado e tenso como Baharestan. Estava cheio de policiais a paisana.

"De volta ao metrô, um homem perguntou: "Onde passaremos a noite?"

"Que manhã de posse!"


4:24:
A ala feminina da milícia Basij desempenhou um "papel crucial na repressão dos protestos das mulheres", afirmou hoje o site da emissora Al Arabiya.

Janet Afary, estudiosa iraniano-americana, disse: "as Irmãs Basij participaram no esmagamento da resistência feminina e prenderam várias mulheres ativistas que saíram às ruas após os resultados das eleições. Isso nunca aconteceu durante o tempo de Khatami".

4:31:
O que acontecerá no Irã? Ian Black, editor do Guardian's Middle East, examina perspectivas econômicas, políticas e de segurança após a posse de Ahmadinejad.



fonte: http://www.guardian.co.uk/news/blog/2009/aug/05/ahmadinejad-sworn-in

Nenhum comentário: