quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Por qual razão Contra a Tarifa versão 2015 não decola?

Por qual razão Atos Contra a Tarifa versão 2015 não decolam?

O principal motivo está no ano de 2013, mais precisamente no Ato de "comemoração" convocado pelo MPL, em um momento de máxima mobilização em que todo o país fixou seus olhos na Avenida Paulista.

Todos esperavam que esse Ato fosse mais um degrau rumo à tarifa zero no transporte urbano no Brasil. Mas foi nesse momento em que a luta estava mais forte que o MPL resolveu recuar diante da oferta de supressão do aumento.

Sem nenhuma discussão com o povo nas ruas, e sem qualquer respeito para com os jovens mortos durante os protestos, o que deveria ser continuidade da luta virou uma estranha comemoração.

Os governistas de todos os matizes percebendo que já estavam derrotados pela população nas ruas, se apressaram em esquecer provisoriamente suas diferenças. Uniram-se e dividiram o movimento. O próprio MPL, para surpresa geral, usou de todos os meios, inclusive a mídia mainstream, para a desmobilização.

Nas mobilizações de 2015, consequentemente, não se vê a riqueza, a criatividade e a diversidade tão presentes em 2013. O que se vê é o agora desacreditado MPL, psolistas, e a tônica "contra o aumento" novamente prevalecendo sobre o "contra a tarifa", num triste prenúncio de que dessa vez nem mesmo o aumento será revogado.



Nenhum comentário: