terça-feira, 3 de novembro de 2009

II seminario brasileiro sobre o pensamento de Jacques Ellul


II SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE JACQUES ELLUL

===
O denominado "progresso técnico" e a busca desenfreada pelo "desenvolvimento econômico" norteados pela eficácia a qualquer custo levaram o homem a colher juntamente com os efeitos positivos dos avanços técnicos um caudal de efeitos desastrosos em escala planetária como a poluição do ar, da água e da terra que por sua vez é causa de crescentes mudanças climáticas. No final, é o próprio homem que é atingido diretamente. Problemas como a desertificação; a falta de água potável; o desmatamento indiscriminado; assoreamento de rios e lagos; tratamento inadequado do lixo que já polui os oceanos com vazamento de substâncias letais e quantidades impressionantes de plástico: garrafas, embalagens, sacos e fragmentos industriais; extinção de espécies da flora e da fauna, danos na camada de ozônio, etc.

A situação é dramática, porém, em todos os níveis de poder, no oriente e no ocidente a resposta é a mesma: "sigam consumindo!", como já ouvimos muitas vezes na atual crise financeira. Dessa forma gastam-se rios de dinheiro para salvar as aparências e para induzir o povo a ir às compras mantendo assim o status quo.

Estamos, pois, diante de uma questão crucial que extrapola os estreitos limites de uma disciplina: como poderemos continuar a viver sobre a terra com padrões de consumo de progresso e desenvolvimento econômico sempre crescentes com recursos que sabemos escassos e alguns já à beira do esgotamento?

A resposta a essa indagação não encontra respostas fáceis a começar pela fascinação do homem pelo luxo, pelo conforto e pelas comodidades da vida moderna. Todos aspiram a ter o padrão american way of live de gastança e desperdício. Por outro lado assistimos à mistificação de que tudo será arranjado pelo Estado, à ilusão de que os políticos resolverão os problemas de gestão material das cidades, do País e do mundo. Porem, isso não é tudo, em troca de uma doce alienação no consumismo o homem manipulado pelas eficazes técnicas de propaganda também se demitiu da sua responsabilidade diante da liberdade, do justo e do verdadeiro.

Entretanto a realidade exige o questionamento do atual modelo de desenvolvimento e mudanças urgentes. Mas, mudar em que sentido? Alguns falam em revolução? Mas, qual revolução? Uma nova sociedade? Mas qual o lugar do homem nessa sociedade? Eis o grande desafio!

Jacques Ellul (1912-1994), pioneiro das lutas ecológicas na defesa da costa da Aquitânia, que foi professor de História do Direito na Faculdade de Direito e no Instituto de Estudos Políticos de Bordeaux, teve a coragem, em defesa do homem, de fazer a crítica do atual sistema, denunciando a ambivalência do progresso técnico, a ilusão da objetividade das ciências humanas e o otimismo cientifista. Assim, esse segundo seminário brasileiro sobre o pensamento de Jacques Ellul, se propõe reunir pesquisadores nacionais e internacionais que se identificam com o desafio elluliano de pensar globalmente e agir localmente no complexo mundo contemporâneo.

O seminário tal como a obra de Ellul é decididamente interdisciplinar e transdiciplinar, sendo bem-vindas comunicações no âmbito da História do Direito e das Instituições, da Filosofia da Técnica, da Ciência Política, do Direito, da Mídia e da Propaganda, da Ética e da Tecnologia.

A leitura de algumas obras de Ellul como "A Técnica e o Desafio do Século" (Rio: Paz e Terra, 1968); "Mudar de revolução: o inelutável proletariado" (Rio: Rocco, 1985); "L'illusion politique" (Paris: La Table Ronde, 2004); "Le Système technicien" (Paris: le cherche midi, 2004) e "Le bluff technologique" (Paris: Hachette, 1988) entre outras, são referências bibliográficas recomendadas pela organização para a elaboração dos trabalhos.

Texto retirado do folder do seminário

Técnica e Direito em um mundo de recursos finitos:
o homem na obra de Jacques Ellul

05 e 06 de novembro de 2009



INSCRIÇOES

Aluno FDSBC: pessoalmente no Centro de Atividades Complementares (CAC)

Público Externo: clique aqui para acessar a ficha de inscrição, preencha e envie por e-mail para cac@direitosbc.br.

Período de inscrição: De 13 a 27/10/2009

Clique aqui para acessar a programação completa do evento

fonte: http://www.direitosbc.br/seminario_jacques.htm

Nenhum comentário: