terça-feira, 3 de novembro de 2009

Anarquia Verde: Prepare-se para o colapso do mundo industrial!




Um grupo de “anarquistas verdes” se prepara para participar da próxima reunião da “TING” na Finlândia e para a “Grande Partida” rumo as “Terras Libertadas” na Guiana Francesa.

Na seqüência das reuniões de anarquistas não conservadores neste verão 2009 – isso mesmo, porque ainda há, infelizmente, anarquistas conservadores que querem manter as indústrias e as suas fábricas, que ainda acreditam no mito do progresso e nos "benefícios" da tecnologia, que para eles seria apenas preciso passar as fábricas sem líderes, graças à auto-gestão anarquista, que tudo seria "lindo e maravilhoso". Nós, anarquistas não conservadores, não faremos nada para conservar este mundo poluente e absurdo. Para nós, trata-se de agir muito mais do que contra o capitalismo, trata-se de agir diretamente contra esta civilização!

Na Suécia e nos Montes Cárpatos, ao sul da Ucrânia, fizemos uma série de reuniões neste verão de 2009, onde se debateu muito as idéias da Anarquia Verde, as propostas de John Zerzan[1]. Tivemos a oportunidade de receber a visita dos russos que tinham convidado este estadunidense divulgador da corrente anarco-primitivista, que esteve algum tempo atrás em Moscou .

A partir das discussões decidimos participar da reunião da "TING", em dezembro próximo, na Finlândia. Este encontro reúne duas vezes por ano os descendentes do "Gathering of the Tribes", desde 1978. Ele foi organizado pela primeira vez em 1967, nos Estados Unidos, pelo poeta, escritor da contra-cultura e ativista ecológico Gary Snyder.

Este movimento alternativo verde está bastante próximo do movimento "Rainbow Warriors", iniciado pelos índios Hopi, e retomado pelos hippies em Woodstock, que organizaram o primeiro "Rainbow", no Oregon, na Califórnia. Estes grandes festivais anuais hippies apareceram na Europa e mantiveram-se desde 1981.

E como o “Rainbow Europeu de 2010” terá lugar, por volta de junho, na Finlândia, decidimos deixar a nossa torre de marfim de anarquistas puros e radicais e irmos ao encontro destes ecologistas, muitas vezes menos politizados e atolados no lamaçal da mística da "Nova Era", pois entre os milhares de jovens em busca de "outra vida" e querendo "deixar a Babilônia", quiçá, existirão muitos que poderão se sensibilizar e reconhecer-se em formas mais radicais de anarquismo, como esta tendência chamada "primitivista", que rejeita decididamente a civilização, vista como um erro, que foi a causa do surgimento de sociedades hierárquicas, dos estados, do produtivismo industrial capitalista e comunista e do ódio às mulheres, assim como à natureza, fonte também dos problemas ambientais e das catastróficas políticas atuais.

Assim, a partir de dezembro próximo, a propósito da “TING”, poderemos ser tentados a permanecer na Finlândia, para nós uma oportunidade para ensaiarmos uma vida selvagem e tribal, praticando tecnologia primitiva, graças à ajuda daqueles e daquelas anarquistas que participaram dos cursos de sobrevivência[2].

E tudo aprenderemos diretamente da natureza... Tanto em termos de relações sociais: a luta contra o surgimento de líderes, a luta contra o machismo, respeito absoluto pela igualdade, o não a qualquer hierarquia, auto-educação das crianças... Na medida em que o saber fazer permitirá no futuro boicotar tudo e qualquer coisa que venha da sociedade industrial, e, portanto, viver em auto-subsistência.

Na Finlândia, Lasse Nordlund[3] é um mestre na matéria, a sua experiência de vida é única. Tudo em nós será aperfeiçoado para ficarmos aptos a viver como anarquistas, antes mesmo do fim do mundo industrial. Porque estamos ansiosos para termos uma vida livre e feliz!

Experimentaremos, em grupo, as nossas capacidades de vivermos em comunhão com a natureza, na atividade que realizaremos na área do “Rainbow Europeu de 2010”, onde 1000-2000 jovens, famílias, crianças, irão receber e iniciar a vida na natureza, já que mais e mais pessoas chegam totalmente inexperientes aos “Rainbow”.

No URVISION, curso de vida selvagem e livre organizado pela Rede Vildvaxande[4] em agosto de 2009, na Suécia, perto de Mölnbo, muitos acharam pouco esses 10 dias, e lamentou-se também o encontro da Polônia, em 2008, que durou só um mês. Mas desta vez, na Finlândia, ter-se-á oportunidade de ficar muito mais tempo, dando-se a si mesmo uma pausa depois de dezembro de 2009.

Além disto, para os mais entusiastas, este será o salto definitivo para a vida anarquista, uma vez que está previsto consagrar o Outono de 2010 para trabalhar em comum com o objetivo de reunir o dinheiro necessário à partida, a "Grande Partida[5]", para esta terra de 2 milhões de hectares, encontrada no sul da Guiana Francesa, área de "Terras Libertadas", como diriam os anarcas dos anos 1900, que foram re-visitadas por alguns companheiros e companheiras no início de 2009, e onde os muito bons e sentidos contatos com os índios da Amazônia foram confirmados.

Mas, primeiro, antes da "Grande Partida", devem ser partilhados por todos e todas vários meses de vida na natureza na Europa, para ficar apto a iniciar tal viagem. Daí esta idéia de nos encontrarmos na Finlândia. Para os russos que têm um problema de visto para o acesso aos países da União Européia, um espaço alternativo está previsto para agosto de 2010, na Moldávia.

Prepara-te bem! Conhece-te bem!

Não cometamos desta vez os erros dos e das anarcas da La Cecília[6]!

Por uma vida em harmonia com a Natureza!

N o t a s

[1] Sobre John Zerzan: www.johnzerzan.net

[2] Cursos de sobrevivência: www.teachingdrum.org

[3] Ler a brochura "The Foundation of our Life", 32 págs , em www.saded.in

[4] Rede Vildvaxande: www.vildvaxande.org

[5] Um grupo de “anarquistas verdes” europeus pretende se aventurar e criar uma comunidade na Guiana Francesa.

[6] Alusão à Colônia Cecília, uma comunidade anarquista fundada em 1890 e dissolvida em 1894, no Paraná, Brasil. Mais infos: http://www.ifch.unicamp.br/ael/website-ael_publicacoes/cad-8/Artigo-1-p09.pdf

Tradução > Liberdade à Solta

Fonte: Fortaleza Europa

Nenhum comentário: