sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dive! Trailer



Os supermercados em todo o país estão enchendo suas lixeiras com alimento. Não com alimento podre, estragado, mas com bilhões de quilos de alimento bom, comestível.

Por quê? Porque a data de vencimento se aproxima? Porque custa menos simplesmente jogar fora o excesso de alimento ao invés de fazer algo útil com ele? Seja qual for a resposta, a contradição é profunda: alimento está sendo jogado fora nas comunidades mesmo onde as pessoas estão passando fome.

Acompanhe o cineasta Jeremy Seifert e seu círculo de amigos, eles mergulham no lixo, nos becos e caçambas de lixo dos supermercados de Los Angeles. No processo, eles descobrem milhares de dólares de boa comida e uma horrível verdade sobre desperdício nos Estados Unidos: os supermercados sabem que estão jogando fora coisa útil e se recusam a fazer qualquer coisa sobre isso.

Entretanto, Seifert e seus amigos já não gastam dinheiro com compras. Com nada mais do que um grande apetite e um estômago forte, "mergulham" no salmão do Pacífico, na carne moída, nas costeletas de cordeiro, no frango, lombo de porco, nas cargas de frutas frescas, legumes e pão. Tudo totalmente comestível, totalmente de graça, e totalmente ilegal.

Por que esses supermercados não dão a comida que jogam fora para pessoas que precisam dela? Seifert leva esta questão para a frente dos escritórios dessas empresas, na tentativa de descobrir. O resultado é diversão, jornalismo de guerrilha, e apelo à ação.

A força do filme reside na sua capacidade de motivar: você vai passar a questionar o gerente do supermercado, e aprenderá sobre o desperdício de alimentos e o papel que desempenha na sua comunidade. No final, você pode até deparar-se diante de uma lixeira.

Nenhum comentário: