Observação importante: A tradução abaixo, extraída de Hutterian Brethren Church é, em grande parte, eletrônica, portanto, não nos responsabilizamos por eventuais erros e inacurácia. Qualquer sugestão de aprimoramento será bem vinda.
por Don Murphy
Os irmãos Hutterian, comumente chamados de irmãos huteritas, tiveram origem na Europa do século XVI durante o período da Reforma, quando o Espírito Santo de Deus moveu os corações daqueles que ansiavam pela santidade.
Em 21 de janeiro de 1525, um grupo de estudo bíblico em Zurique, na Suíça, reuniu-se na casa de Felix Manz para estudar a questão do batismo infantil. Um temor veio sobre eles, pressionando seus corações. Eles se ajoelharam em oração ao Deus Altíssimo no Céu, que lhes mostrou seu divino caminho e teve misericórdia deles. Após a oração, George Blaurock se levantou e pediu para Conrad Grebel batizá-lo. Depois Blaurock batizou os demais. Assim, eles renunciaram o batismo infantil como anti-bíblico. E renovaram a prática do batismo do crente.
Esses discípulos radicais de Cristo foram inicialmente conhecidos como irmãos suíços e também como anabatistas. Eles foram imediata e severamente perseguidos pelo inimigo de Deus, a antiga serpente, agindo através de seus servos, e de tal forma que muitos desses corajosos filhos de Deus foram martirizados por sua fé. Sua chamada para a completa entrega a Deus foi rejeitada pela igreja mundana. Tanto Igreja Católica, como a Luterana, e as Igrejas Reformadas, todas participaram da perseguição contra os irmãos anabatistas.
A perseguição foi tão grave que os crentes tiveram que fugir para as florestas para se esconder. Em certo momento, no ano de 1528, um grupo de crentes chegou a uma situação desesperadora. O líder do grupo colocou seu casaco no chão e pediu aos demais para que colocassem todo o dinheiro que possuiam no casaco para ser usado para o bem comum. Este ato deu início à restauração da prática da comunidade de bens, que foi ensinado por Jesus e seus apóstolos e descrito no livro de Atos (2:42).
Este pequeno grupo ficou conhecido como Irmãos Huteritas. Eles procuraram refúgio na região hoje conhecida como Áustria e norte da Itália onde foram tolerados por um tempo. Os missionários irmãos huteritas reuniram os Cordeiros de Cristo nas comunidades, conhecidas como Bruderhofs (irmãos na justiça). Compartilharam todas as coisas em comum, como ocorreu na Igreja primitiva. Eram pacifistas e recusaram o uso da força para obter seus direitos, seguindo o exemplo de seu Senhor Jesus (João 18:36). Honraram a Deus, e aceitaram tudo o que o Ele permitia. Este pequeno grupo foi uma luz brilhante para o mundo de trevas à sua volta.
O Senhor estava com eles, dando-lhes poder e coragem de enviar missionários para fora, em terras hostis. Muitos missionários foram martirizados por sua fé. Em grande angústia sofreram as tribulações de Cristo, por amor da verdade divina. O livro Chronicle Hutterite registra o testemunho de centenas de irmãos fiéis que morreram por sua fé em Cristo e Sua Igreja.
Durante o século XVI, as comunidades irmãos huteritas foram uma luz para o mundo, assim como foi a igreja em Jerusalém (Atos 2:46). Seu amor um pelo outro e para o Senhor era evidente para todos. Eles trabalhavam duro, e eram artesãos honestos, cujos serviços eram requisitados pelos fazendeiros locais. Suas escolas e instalações para o cuidado das crianças estavam à frente do seu tempo.
Suas reuniões eram muito animadas, e escrever música era uma prática popular. A um dos primeiros líderes é creditada a escrita de mais de 20 hinos. Uma serva da Palavra, Wolfgang Sailer (morreu 1550) tem 50 hinos gravados no Hutterite Song Book .
No entanto, o inimigo de tudo o que é bom não podia tolerar estes Cordeiros de Cristo. Ele continuamente criava problemas para eles, tanto internos como externos. Mas, como em Jó, o diabo só podia fazer o que Deus permitisse.
Inicialmente, apesar da perseguição, a igreja cresceu em números. Mas com o passar do tempo, o fogo original em seus corações começou a esfriar. Assim como a igreja primitiva perdeu seu primeiro amor, o mesmo ocorreu com os irmãos huteritas. Após seguir Cristo durante 75 anos, começaram a vacilar.
O Senhor Deus tentou mantê-los no caminho estreito através da admoestação e da correção. Então, Ele permitiu que a perseguição se tornasse pior. Além disso, os soldados saqueadores durante a Guerra dos 30 Anos foram autorizados a devastar as várias bruderhofs. Em seguida, a praga chegou e matou quase um terço dos membros em um ano. Mas agora o sofrimento e a dor já não servia para edificar a igreja, mas em vez disso, ela começou a trilhar o caminho do mundo. Eles logo cessaram todas as atividades missionárias, e abandonaram o zelo pela cidade sobre a colina. Seu número rapidamente recuou a apenas um resquício do seu tamanho anterior.
Em 1628, quando a igreja completou cem anos de idade, mergulhou em um triste estado de decadência. O bispo naquela época passou a escrever sermões inflamados, na esperança de restaurar o vigor da igreja. O que acabou por ser uma bênção para as gerações vindouras, mas em pouco contribuiu para impedir a deterioração da igreja naquela época.
Logo não haveria mais bruderhofs até o final do século XVII, e a vida em comum era apenas uma memória. Mas o Senhor Deus, em Sua onipotente sabedoria e compaixão pela humanidade, não permitiu que esta centelha morresse.
Na última parte do século XVIII, o Espírito Santo de Deus começou a agitar os corações dos que amavam a Deus para que um avivamento iniciasse entre a população católica na Europa central. Muitos adotaram o ensino de Martinho Lutero. Isso não foi tolerado pelo governo católico, e esses convertidos luteranos foram banidos para um canto remoto do país. Foi lá que eles encontraram alguns dos descendentes dos membros da igreja huterita.
Como resultado deste encontro, alguns destes luteranos começaram a viver em toda plenitude a comunidade cristã de bens. Eles reviveram a igreja irmãos huteritas da melhor maneira que podiam, lendo os sermões e folhetos antigos que haviam sido preservados pelos descendentes dos antigos membros Bruderhof, alguns dos quais aderiram à nova igreja irmãos huteritas.
Esta atividade comunal resultou em perseguição de tal forma que em breve cerca de 50 destes huteritas recém-convertidos e 16 descendentes dos antigos membros bruderhof fugiram para a Rússia onde receberam promessas de um porto seguro. No entanto, o estilo de vida comum não durou muito tempo na Rússia. Lá, os novos membros huteritas se misturaram aos menonitas, ganhando convertidos menonitas e absorvendo alguns costumes e práticas menonitas.
Após cem anos na Rússia, muitos dos huteritas e menonitas emigraram para a América. Dos 1.200 imigrantes que se identificaram com a igreja irmãos huteritas na Rússia, apenas um terço deles retomou a vida da comunidade na América, compartilhando todas as coisas em comum.
A igreja irmãos huteritas hoje consiste em mais de 350 comunidades eclesiais nos EUA e Canadá. Eles são basicamente um grupo de parentesco, que consiste de uma dezena de nomes de família, todos descendentes dos cerca de 400 imigrantes da Rússia. Os huteritas tendem a viver em grupos de 50-150 em grandes fazendas, denominadas colônias, onde todos estão geralmente relacionados entre si. As mulheres usam véu e os homens casados usam barba. Equipamentos de última geração são usados em grande escala em suas operações agrícolas. Televisão, filmes, e similares, não são adotados, pois levam à corrupção.
Quando ps luteranas convertidos ressuscitaram o estilo de vida da comunidade na parte posterior do século XVIII, eles, naturalmente, não tinham experiência em viver em comunidade nem tinham ninguém para ensiná-los. Eles tinham os poucos escritos preservados pelos descendentes dos huteritas originais e os ensinamentos da Bíblia. Eles também tinham o Espírito do Senhor Deus para guiá-los. É uma coisa maravilhosa que o Senhor os tenha preservado para nós.
Os huteritas vivem hoje no que normalmente é chamado de colônias, geralmente grandes fazendas, eles falam alemão entre si e em suas reuniões da igreja e tem muito poucos convertidos. Existem mais de 400 colônias huteritas, cada uma delas tem geralmente cerca de 65 a 140 pessoas, geralmente todos são parentes, há apenas cerca de algumas dezenas de nomes de família entre eles. Quando uma colônia fica grande, geralmente de 120 a 140 pessoas, elas se dividem em duas colônias com metade das pessoas se deslocando para a nova colônia.
Os huteritas estão divididos em três grupos: Dariusleut, Lehrerleut e Schmiedeleut. Nós (Fan Lake) estamos associados à Dariusleut..Excluindo nós, só há uma convertida entre todos os Dariusleut (um homem casado com uma mulher huterite na Colônia Espanhola), nenhum entre os Lehrerleut e um punhado entre os Schmiedeleut (uma família na Colônia Starland, uma família e um único homem na Colônia Crystal Spring, um único homem na Colônia James Valley e um homem casado com uma mulher huterita na Colônia Airport). Há uma colônia pseudo huterita na África e outra no Japão, mas nenhuma delas tem huteritas étnicos [europeus] vivendo ali. A maioria dos sermões são em inglês nas Colônias Starland e Crystal Springs por causa das pessoas de fora. Os membros da colônia japonesa não falam inglês nem alemão, mas algumas das pessoas na colônia africana falam inglês. Ambas as colônias foram iniciadas por pessoas locais e mais tarde recebeu a benção e o apoio dos huteritas étnicos [europeus].
Avida familiar huterita é um pouco diferente devido à sua convivência com outros membros de sua igreja. Cada família tem seu próprio apartamento, os adultos comem todas as refeições num refeitório comum, as crianças em idade escolar comem na sala de jantar das crianças e as crianças menores, com idades entre 3-6, assistem a pré-escola, que geralmente é executada por um dos avós e uma ou duas mulheres jovens. As crianças mais velhas frequentam a própria escola da colônia. As mulheres se revezam na cozinha, geralmente uma semana de cada vez, com várias semanas de descanso entre elas. Elas também ajudam no jardim da colônia e fazem algum trabalho ao redor da colônia, ajudando a pintar prédios, por exemplo. A vida das mulheres é um pouco mais fácil na colônia na medida em que compartilham o trabalho.
Algumas colônias dão um pequeno subsídio mensal para cada membro, geralmente US$5 ou US$10 que eles podem gastar com o que eles quiserem. Outras colônias só dão dinheiro para quem tem que ir para a cidade, para fazer consulta com um médico, por exemplo. Saiba mais no website huterita:: www.hutterianbrethren.com.Veja também o website huterita de negócios www.coyotepancakemix.com . Veja o vídeo da National Film Board of Canada (2007) sobre huteritas.
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