sábado, 14 de abril de 2012

Huteritas no mundo

Observação importante: O texto abaixo é resultante de uma tradução eletrônica, portanto, não nos responsabilizamos por eventuais erros e inacurácia.


Origem

Originários da província austríaca do Tirol, no século 16, os precursores dos huteritas migraram para a Morávia para escapar da perseguição. Lá, sob a direção de Jakob Hutter, eles desenvolveram uma forma comunal de vida, baseada em II Corinthians e Atos dos Apóstolos capítulo 2, que os distingue dos outros anabatistas como os amish e menonitas.

Um princípio básico da sociedade huterita sempre foi o pacifismo absoluto, seus membros não participam de ações militares, recusam ordens, não vestem uniformes (como soldado ou policial) , nem contribuem com impostos direcionados para a guerra. Isto resultou na expulsão ou perseguição em muitos países em que viviam. Na Morávia, os huteritas floresceram por mais de um século, até serem novamente perseguidos [...]. Foram forçados a migrar novamente, primeiro para a Transilvânia, depois, no início do século XVIII, para a Ucrânia, no Império Russo. Alguns huteritas converteram-se ao catolicismo mantendo uma identidade étnica distinta na Eslováquia, no século 19, os Habans (no final da Segunda Guerra Mundial, o grupo Haban foi praticamente extinto). Nessa altura, o número de huteritas tinha caído para cerca de 100. Na Ucrânia, os huteritas desfrutavam de relativa prosperidade, embora sua forma distinta da vida da comunidade tem sido influenciada por vizinhos menonitas russos. Com o tempo, porém, a Rússia instalou uma nova lei sobre o serviço militar obrigatório, e a pressão veio novamente.

Após enviar olheiros para a América do Norte em 1873 com uma delegação de menonitas, três grupos de um total de 1.265 pessoas migraram para a América do Norte entre 1874 e 1879, em resposta à nova lei sobre o serviço militar na Rússia. Destes, 400 foram identificados como Eigentmler e compartilhavam uma comunidade de bens. A maioria dos huteritas são descendentes desses 400.

Batizados em homenagem ao líder de cada grupo (Schmiedeleut, Dariusleut e Lehrerleut, leut baseia-se na palavra alemã para as pessoas), estabeleceram-se pela primeira vez no território de Dakota, mais tarde, as colônias Dariusleut foram estabelecidas na região central de Montana. Em seguida, cada grupo restaura o modo de vida tradicional da comunidade huterita.

Várias leis estaduais passaram a negar aos huteritas o título legal de suas terras (colônias) por causa da situação religiosa. Algumas colônias foram dissolvidas antes que tais decisões fossem derrubadas pelo Supremo Tribunal Federal. Naquela época, muitos huteritas já haviam estabelecido novas colônias em Alberta e Saskatchewan.

Durante a I Guerra Mundial, os pacifista huteritas sofreram perseguições nos Estados Unidos. O pior momento foi quatro homens huteritas, recrutados à força, pela recusa em cumprir ordens foram presos e torturados. No rescaldo, dois morreram em Leavenworth por abusos sofridos na prisão militar, após o armistício que selou o fim da guerra ser assinado.

A comunidade huterita abandonou Dakota e moveu 17 das 18 colônias americanas existentes para as províncias canadenses de Alberta, Manitoba e Saskatchewan. Com a aprovação de leis que protegiam os objetores de consciência, alguns dos Schmiedeleut acabaram retornando para Dakota na década de 1930, onde construíram e habitaram novas colônias. Algumas das estruturas abandonadas da primeira vaga ainda estão em Dakota do Sul.

Em 1942, alarmada com a chegada em Dakota de huteritas que compravam abundantes extensões de terras, a província de Alberta aprovou a Lei de Propriedade Comunal, restringindo severamente a expansão dos colonatos Lehrerleut e Dariusleut. A lei foi revogada em 1973, permitindo aos huteritas comprar terras. Esta lei criou uma série de novas colônias em British Columbia e Saskatchewan, e ao mesmo tempo, permitiu uma expansão em Montana e Washington Oriental em 1940 e 1950. Hoje, cerca de três em cada quatro colônias huteritas estão no Canadá (principalmente em Alberta, Manitoba e Saskatchewan), quase todas as demais localizam-se nos Estados Unidos (principalmente em Dakota do Sul e Montana). A população huterita em ambos os países é estimada entre 40 e 50 mil.

Nos últimos anos, o Arnoldleut (ou Comunidades Bruderhof) foi reconhecida como huterita. Embora a maioria dos huteritas vivam no centro dos Estados Unidos e do Canadá ocidental, as colônias huteritas também se instalaram na Austrália, Nigéria e Japão.

Auto-suficiente

As comunidades huteritas, chamadas "colônias" nas áreas rurais, dependem muito da agricultura e da pecuária, e seu rendimento varia conforme sua localização. As colônias estão cada vez mais envolvidas na produção, pois torna-se cada vez mais difícil ganhar a vida apenas com agricultura. A colônia é virtual ou literalmente auto-suficiente, constrói seus próprios edifícios, faz sua própria manutenção e reparação de equipamentos, fabrica suas próprias roupas, etc.

Governança e Liderança

As colônias huteritas são chefiadas por homens enquanto as mulheres ocupam papéis tradicionais, na cozinha, nas decisões médicas, e na seleção e compra de tecidos para vestuário, por exemplo. Cada colônia tem três líderes. O ministro, o secretário e o vice-ministro. O ministro também ocupa o cargo de presidente em assuntos relacionados com os negócios jurídicos de cada colônia. O Secretário é amplamente chamado de "boss" (chefe) e é responsável pela manutenção da atividade comercial da colônia, emissão de cheques, organização e orçamento. O vice-ministro ajuda na responsabilidade e liderança da igreja (pregação), mas muitas vezes assumem o papel de "professor de alemão" para as crianças em idade escolar.

A esposa do secretário pode assumir a função de schneider (título alemão para "custom"), responsável pela preparação, e estabelecimento de condições para a compra de equipamentos e fabricação de roupas para a colônia. A designação "chefe" é amplamente utilizada na língua da colônia. Além do secretário, que atua como proprietário de uma empresa, há outros "patrões" ocupando posições importantes na maioria das colônias. A função de maior responsabilidade na colônia é a do "boss farm". Esta pessoa é responsável por monitorar todos os aspectos das operações na produção de grãos. Isto inclui manejo da cultura, agronomia, seguro agrícola, planejamento do pessoal na atribuição de diversas operações agrícolas.

Além desses cargos de liderança sênior, também há o "boss hog", o "boss dairy" e assim por diante, dependendo das especificidades nas fazendas da colônia. Em todos os casos, estas pessoas são inteiramente responsáveis ​​pela sua área designada e pelos moradores de outras obras de assentamento na região.

O ministro e o secretário e todos os "líderes" são eleitos para suas posições e muitas decisões são tomadas em votação antes da implementação.

O processo de votação e as decisões da maioria das colônias se baseia em uma estrutura de duas camadas: um concilio com sete membros sênior votantes, e todos os homens casados ​​na colônia. Caso o tema seja "significativo" será votado inicialmente pelo Conselho e, se aprovado, a decisão será votada pelos demais membros.

Essa estrutura resultou em uma cultura democrática na maioria das colônias. Por exemplo, ministros e secretários que não cumprirem com as decisões democraticamente tomadas em uma colônia podem ser removidos através de uma assembleia geral na colônia. Há uma grande variedade de culturas e estilos de liderança entre os principais tipos de colônias, em alguns casos, ministros ou secretários podem ter uma maior influência em certas colônias. Todavia, a cultura que prevalece na maioria das colônias é fortemente democrata.

Mulheres e crianças não participam de nenhuma votação formal e não possuem nenhum poder de decisão em uma colônia. Elas costumam exercer influência na tomada de decisão através de processos informais na estrutura social da colônia.

Em geral, os processos internos de governo dentro de uma colônia possuem um “bispo" e uma estrutura de "subordinados" (Lehrer, ou Darius Schmiedeleut. O ministro ou o “bispo” que não respeita as decisões do conselho pode ser destituído do cargo.

Propriedade da Comunidade

Os huteritas adotam a comunidade de bens, todas as coisas que pertencem à colônia, bem como quase todos os pertences dos membros e de suas famílias baseiam-se principalmente na interpretação das passagens nos capítulos 2, 4 e 5 de Atos, que descreve os crentes "com todas as coisas em comum." Assim, a colônia possui e opera seus edifícios e equipamentos, como uma sociedade. As casas são construídas e entregues a cada família, mas pertencem à colônia e há muito poucos pertences pessoais. As refeições são tomadas por toda a colônia em uma sala de jantar ou em salas de estudo, onde homens e mulheres sentam separadamente. Às vezes, em ocasiões especiais, as famílias se misturam para apreciar as refeições conjuntamente.

Novas colônias

Cada colônia pode consistir em cerca de 10 a 20 famílias, com uma população de cerca de 60 a 250. Quando a população colônia ultrapassa esse número, e quando seus gestores julgam economica e espiritualmente necessário, localizam e compram um terreno paa construir uma colônia “filiada”. Quando um casamento intercolonial ocorre, a noiva passa a morar no bairro do noivo, onde podem desfrutar de uma festa de casamento.

O processo pelo qual uma colônia é dividida criando uma nova colônia filiada varia entre as colônias. Em Lehrerleut, o processo é bem estruturado, enquanto em Dariusleut e em Schmiedeleut nem tanto. Por exemplo, em Lehrerleut na época da cisão, a terra pode ser comprada e os edifícios podem ser construídos antes do ato, a colônia sabe que muitos mudarão para a nova colônia filiada. A decisão final sobre quem vai e quem não vai fica suspensa até que tudo esteja pronto no novo local. Durante o processo de construção, haverá paralelamente um processo de decisão por parte da administração para dividir a colônia tão regularmente quanto possível, criando dois grupos distintos de famílias. Ambos os grupos ficarão tão próximos quanto possível, de tamanho semelhante, nos limites práticos da unidade de tamanho da família em cada grupo. Além de dividir o povo, a administração deve ser dividida tão uniformemente quanto possível, as atividades comerciais, também. Isto significa decidir quem levaria da colônia cada produto, desde porcos a produtos lácteos, por exemplo. Há um processo que tem dado aos membros da colônia a oportunidade de expressar suas preocupações sobre como as famílias seriam afetadas, mas em algum momento, a decisão final parte dos grupos. Esse processo inclui aspectos democráticos, mas o resultado não é negociável. Quando a colônia está em vias de ser dividida, como se pode imaginar, esse processo pode ser muito difícil e estressante para uma colônia, dependendo de como a dinâmica política e temas familiares são abordados. Nem todo mundo sai satisfeito com o processo ou resultado.

Uma vez que todas as decisões são tomadas, os dois grupos "Grupo A" e "Grupo B" são formados. Na noite anterior à separação entre a colônia "mãe" e a colônia "filha", duas folhas de papel são colocadas em um chapéu. Em uma folha de papel é relacionado o “grupo A" e na outra o "Grupo B". O ministro da oração tira o papel do chapéu e determina qual grupo deverá sair em direção à sua nova casa na condição de colônia afiliada. O outro grupo é mantido. Dentro de 24 horas, o grupo deverá se mudar para sua nova casa e recebe um conjunto de veículos e unidades para o seu novo lar. Em poucas horas, os residentes iniciam o processo de mudança em direção à nova colônia.

Este processo varia muito, pode ser usado em algumas colônias Schmiedeleut e Dariosleut onde a separação às vezes pode se extender ao longo do tempo, com apenas um pequeno grupo de pessoas deslocando-se para o novo local.

Agricultura e manufatura

Muitas vezes, as colônias possuem grandes extensões de terra e funcionam como unidade coletiva. Atuam na indústria de suínos, laticínios, perus, frangos, e produção de ovos. Os huteritas que emigrarem para a América do Norte receberam apoio de suas comunidades originárias. Na Rússia, os huteritas aprenderam a desenvolver suas operações com os menonitas. Graças, em grande parte, à crescente automação da agricultura (grandes instalações, GPS, plantio controlado por pulverizações, etc.), as fazendas são muito mais eficientes e os huteritas estão industrializando sua produção. Muitos dos assentamentos já perceberam que seus membros devem usufruir de um maior nível de educação.

As lideranças huterites hoje reconhecem que os preços da terra aumentaram dramaticamente (Alberta e Saskatchewan, em particular), impulsionados pelo aumento dos preços do petróleo e do gás, criando a necessidade de mais dinheiro disponível para comprar mais terras que possam acolher as novas colônias filiadas. O processo de separar uma colônia requer a compra de terrenos e de edifícios. Isso poderia exigir recursos da ordem de 20 milhões de euros (valor estimado para 2008). Mais de 10 milhões de dólares em terras e outros 10 milhões em edifícios e construções. Essa exigência de dinheiro forçou a reconsiderar a forma de gestão das colônias, de forma a poder produzir níveis de financiamento que sustentem a expansão.

As idéias de novos projetos que as colônias estão envolvidas são: fabricação de plástico, metal, madeira e pedra, forma de granito, para citar alguns. Outro projeto exemplar ocorreu em Dakota do Sul. Um grupo de 44 colônias se uniram para criar um centro de criação de aves que seriam processadas na Turquia. A indústria contratou pessoal huterita para a criação de aves para o mercado. A colônia depende da indústria de processamento de aves.

A utilização da tecnologia

Os huteritas tentam retirar-se do mundo exterior (televisores, rádios, cassetes, CDs, etc, são rejeitados), e, até recentemente, a maioria dos Lehrerleut e Dariusleut (Alberta), as colônias estabeleciam restrições ao telefone. O Schmiedeleut determinaram no início desta transição, que cada agregado teria um telefone direcionado ao funcionamento empresarial da colônia. Atualmente, os telefones são usados ​​tanto para fins comerciais como sociais. Os telefones celulares são muito comuns entre os três grupos no momento. As mensagens de texto torna os telefones móveis particularmente úteis para os jovens que desejam permanecer em contato com seus pares huteritas. Há casas huteritas com computadores e rádios, e em algumas comunidades (especialmente as colônias liberais Schmiedeleut) o acesso à Internet é filtrado. Equipamentos tecnológicos agrícolas geralmente atendem ou contemplam agricultores não huteritas. Colônias Lehrerleut têm lutado recentemente, contra a proliferação de computadores e têm tomado medidas drásticas para as equipes não mais permitirem seu uso em casa, e para limitar seu uso apenas às empresas e fazendas, incluindo a alimentação animal e manejo da cultura. Mas como o mundo se move, a tecnologia é usada cada vez mais tanto no trabalho como na comunicação. Muitos jovens huterites usam computadores, fotos e internet para manter contato com amigos, família e conhecer novas pessoas fora da colônia.

Educação

Em vez de enviar seus filhos para uma escola fora, os huteritas constroem uma escola local na colônia, eestabelecem um contrato mínimo de educação com a província ou estado, é geralmente administrada por membros locais, que ensinam o básico, incluindo inglês.

Programa de Educação

A maioria das colônias para elege um "professor", que na maioria dos casos, também atua com crianças mais pequenas. Seu trabalho é a formação de estudos, ensino bíblico e memorização das escrituras. O professor irá trabalhar com educação estrangeira, programação e planejamento.

Principais ramos

Os três diferentes ramos huteritas vivem nas savanas da América do Norte, o Schmiedeleut, o Dariusleut e Lehrerleut. Embora todos os três sejam huteritas Leut, existem algumas diferenças evidentes. No entanto, a doutrina original destes três grupos é idêntica. As diferenças são principalmente tradicionais e geográficas. Existem dois outros grupos. O primeiro é o Arnoldleut - também conhecido como das Comunidades Bruderhof, ou atualmente, Comunidades da Igreja - que é um grupo de origem mais recente, que antes de 1990 foram autorizados pelos grupos Dariusleut e Lehrerleut como parte da comunidade Hutterite. O Schmiedeleut ficaram divididos sobre nessa questão. O outro é o Prairieleut - huteritas que vivem na cidade e não nas colônias.

Relações com as comunidades vizinhas

Embora a sociedade huterite tente restringir a influência do mundo exterior nos jovens colonos, não é raro ver jovens huteritas, facilmente reconhecíveis por suas calças pretas e casacos típicos, jogando sinuca nas aldeias vizinhas. Os huteritas, com seus produtos e caminhões, são facilmente reconhecíveis pela vizinhança. A eficácia e o sucesso dos seus métodos de cultivo, eventualmente, produz alguma inveja e ressentimento entre os agricultores locais não-huteritas, mas, geralmente, as boas relações com seus vizinhos prevalece, muitos dos quais têm os huteritas como grandes amigos.

Fotografia

Em Alberta, os huteritas foram os primeiros a conquistarem o direito de ter carteira de motorista sem foto. Em maio de 2007, o Tribunal de Recurso de Alberta decidiu que a exigência da fotografia viola seus direitos religiosos e que tal conduta era essencial para seu estilo de vida. Em Springs a mesma decisão foi tomada com base na crença de que as imagens são proibidas pelo segundo mandamento. Cerca de oitenta carteiras de motorista já estavam em uso no momento da decisão. Além dos grupos de Alberta Hutterite (Darius e Lehrerleut), um punhado de assentamentos em Manitoba (Schmiedeleut), também não querem a foto de seus membros estampadas em carteiras de motorista ou qualquer ou outro documento de identificação.

No entanto, em julho de 2009, a Suprema Corte do Canadá decidiu que uma comunidade huterita deve seguir os padrões provinciais que exigem uma fotografia digital obrigatória para todas as novas carteiras de motorista, como forma de evitar roubo de identidade.

Roupa

Ao contrário do aspecto normal dos amish e menonitas, as roupas huteritas podem ser brilhante, especialmente em crianças. As jaquetas e calças para homens sempre são pretas. As roupas são feitas em casa. No passado, os sapatos eram feitos em casa, mas a maioria agora são comprados nas lojas. As mulheres usam um colete sobre uma blusa branca. A saia plissada coincide com a jaqueta.

Mulheres e meninas adolescentes usam um lenço cobrindo a cabeça, geralmente preto, eventualmente um modelo menor. Meninas de até 11 ou 12 anos de idade, usam um chapéu colorido. Os homens usam chapéus ao ar livre.

Na igreja os homens se vestem de preto, e as mulheres podem usar azul ou marrom. A roupa usada para a igreja é composta por uma jaqueta clara para ambos os sexos, e um avental preto para as mulheres. Os chapéus usados pelos homens na igreja são sempre negros.

Dialeto

Como os amish e os menonitas costumam usar o alemão da Pensilvânia, os huteritas preservaram e usam um dialeto alemão conhecido como alemão huterita ou hutterisch. Inicialmente baseado em um dialeto alemão do sul do Tirol na Europa Central, que se originou no século 16, o hutterisch adquiriu sua forma em Carintia, devido à sua história de migração. Nos anos 1760-1763, os huteritas foram acompanhados por um grande grupo de luteranos que falavam um dialeto da Caríntia. Eventualmente, isso levou à substituição do dialeto huterite tirolês pelo dialeto da Caríntia. Em parte, devido a isso, os dialetos alemães amish e hutterite geralmente não são mutuamente inteligíveis. Em suas cerimônias religiosas os huteritas usam o alemão clássico luterano.

Demografia

A alta taxa de natalidade entre os huteritas diminui rapidamente. A taxa de natalidade de 45,9 por 1.000 em 1950 e diminuiu para 43,0 por 1.000 em 1970. Em 1990, caiu novamente para 35,2 por 1000. Em comparação, a taxa de natalidade nas áreas rurais da Dakota do Sul foi de 23,4 por 1000 em 1950, 14,7 por 1000 em 1970 e 12,1 por 1000 em 1990.

Colônias

Canadá (347)

Dariusleut (142):
Alberta (109),
Saskatchewan (31),
British Columbia (2)

Schmiedeleut (106):
Manitoba (105),
Alberta (1)

Lehrerleut (99):
Alberta (69),
Saskatchewan (30)


EUA (134)

Schmiedeleut (69):
Dakota do Sul (53),
Minnesota (9),
Dakota do Norte (7)

Lehrerleut (44)
Montana (44)

Dariusleut (21):
Montana (15),
Washington (5),
Oregon (1)

Japão (1)
Dariusleut (1)

Nigéria (1)
Schmiedeleut (1)

A comunidade japonesa não é composta por huteritas de ascendência européia, são nipônicos que adotaram o mesmo estilo de vida sendo reconhecidos oficialmente como colônia. Os habitantes desta colônia não falam inglês nem alemão.

Da mesma forma, um "neo" grupo huterita chamado Bruderhof, foi fundado na Alemanha em 1920 por Eberhard Arnold. Arnold uniu-se aos huteritas norte-americanos na década de 1930 e continuou até 1990, quando os Bruderhof foram excomungados devido a uma série de diferenças religiosas e sociais.

Palavras chave
Bruderhof
Museu anabatista,
Áustria
Anarquismo cristão
Commune (comunidade intencional)
Pacifismo
Igreja da Paz
Peter Riedemann
As pessoas normais
The Simple Life
Walter C. O Procurador-Geral de Alberta

Referências
^ As fontes no momento não separa huteritas e menonitas.
^Http://www.umanitoba.ca/Law/Courses/esau/litigation/huttlitigationweb.htm
^ Http: / / www.umanitoba.ca / faculdades / direito / Carreiras / Esaú / contencioso / huttlitigationweb.pdf
^ Smith, C. Henry (1981). Smith história menonita. Newton, Kansas: Imprensa da fé e da vida. p. 545. ISBN 0-87303-069-9.
^ Esaú, Alvin (2004). Os tribunais e as colônias. Vancouver, British Columbia: UBC Press. p.10. ISBN 0-7748-1116-1.
^ Peter, K (1987). A dinâmica da Hutterite sociedade: uma abordagem analítica. Edmonton, AB: Alberta University Press. p. 345. ISBN 0-7748-1116-1.
^ Alberta - ARTIGOS
^ Disposições Dakota do âmbito da tecnologia de processamento de alimentos huteritas
^ v Wilson Colônia. Alberta, 2007 ABCA 160.
^ Huteritas foto carta de condução isenta: o Tribunal de Recurso, Radio-Canada www.cbc.ca News, 17 de maio de 2007
^ Alta. Huteritas ganhar direito a licença sem foto, Edmonton Sun, 17 mai 2007
^ C. Alberta colônia Hutterite de Wilson, 2009 SCC 37 (24 de julho de 2009)
^ Huteritas precisa de fotos da carteira de motorista: tribunal superior, a CBC www.cbc.ca News, 24 de julho de 2009
^ Http: / / books.google.co.in / Id = lPxtIkM7V6sC livros?
^ Em 2004, a edição do Anuário huteritas James Vale Colony Hutterite Canadá: Elie Manitoba.
^ Igreja excomungou o Bruderhof Hutterian, 1990

Saiba mais
Stahl, Lisa Marie (2003) huteritas Minha vida. Imprensa Farcountry. ISBN 1560372648
Hostetler, John A. (1974) Hutterite Society, Baltimore, MD: A Johns Hopkins University Press.ISBN 0801856396.
Capp, Cristina (1998) Hutterite: Um Mundo de Graça Stemmle edição. ISBN 3908161290.
Holzach Michael (de), Das Volk Vergessene
National Geographic Magazine (Junho de 2006)

Links Externos para mais informações sobre os huteritas

Um diretório de Hutterite
Huteritas (Brder Hutterische) no Menonita Mundial Enciclopédia anabatista online
Locais de referência estabelecidos pela huteritas William Hillman
Huteritas de James Vale (Manitoba)
Veja o National Film Board of Canadá huteritas documentários
Perfil Estatístico dos huteritas de ARDA
EV
Parte de uma série sobre os batistas

Fundo
Reforma Protestante - Reforma Radical - Petr Chelick - Menno Simons - misticismo Renânia - Congregationalism irmãos suíços - Bernhard Rothmann

Movimentos
Amish - Hutterite - Igreja dos Irmãos - Menonita - Batenburgers - Irmãos em Cristo - Alemão Batista - Munsterites - Bruderhof - ABC - Igreja Cristã Apostólica - Igrejas da Paz

História
Anabatista História - profetas de Zwickau - Guerra dos Camponeses - Rebelião de Münster - Mirror Mártires - Confissão Schleitheim

Teologia
Teologia do anabatismo - batismo de crentes - Sucessão Apostólica - Separação entre Igreja e Estado - Sola Scriptura - A liberdade de religião - pacifismo - o sacerdócio de todos os crentes - anarquismo cristão - a disciplina da Igreja – memorialismo
Práticas

Felix Manz - Konrad Grebel - Pilgrim Marpeck - Michael Sattler - Jacob Hutter - Menno Simons - Jakob Ammann - Alexander Mack

História
Alemanha Imperial Alemão Volksdeutsche
Diáspora
Europa Central
República Checa (Sudetos) Hungria Polónia, Bessarábia, na Rússia (Volga russo Menonita) Eslováquia, Sérvia, Ucrânia (Crimea Bucovina Mar Negro)
Romênia (Transilvânia saxões Danúbio Landler / / Banat / Satu Mare suevos Dobrudja Regat Zipser Bessarábia Bucovina)
Balcãs
Sudeste da Bulgária, Croácia, Turquia, Jugoslávia, o Cáucaso (Bosphorus)
Em outros lugares
Estados Bálticos Bélgica Dinamarca Espanha França Itália Reino Unido
Américas
Argentina Bolívia Brasil Canadá Chile Colômbia Cuba República Dominicana Jamaica México Paraguai Peru Unidos da América (Pensilvânia holandês Palatine Texas huteritas Puerto Rico), Venezuela
Outros:
África: Namíbia (afrikaners) na África do Sul (afrikaners) na Ásia: Cazaquistão, na Sibéria, Coréia Oceania: Austrália Israel

Ver também
Ostsiedlung expulsão dos alemães após a Segunda Guerra Mundial, os judeus alemães
Categorias: huteritas | denominações anabatistas | História da Áustria | História Checa | História da Eslováquia | História da Hungria | História Transilvânia | História da Romênia | História da Ucrânia | História da Rússia | História das categorias Unidos StatesHidden









88 comentários:

Anônimo disse...

It iѕ actuаlly a great and helρful pіece of information.
I'm glad that you shared this useful info with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.
Also visit my website - http://rayzzz.com

Anônimo disse...

Thanks a lot for sharing this with all of us you actually recognise what you are speaking
about! Bookmarked. Please

also seek advice from my site =). We

could have a hyperlink exchange agreement among us!



Here is my web site: juggalobook.com
Look into my homepage Spanish forum

Anônimo disse...

Wow! This can be one particular of the most beneficial blogs
We have ever arrive across

on this subject. Basically Fantastic. I am also a

specialist in this topic therefore I can
understand your hard work.

My homepage: www.seocome.com
My web site : wholesale plus size bras

Anônimo disse...

You made some decent points there. I regarded on the web for
the problem and located most individuals will

go along with with your website.

Look into my web-site: blogspot.fr
My webpage - commercial mortgage rates new york

Anônimo disse...

Hi there, I found your web site via Google while searching for a related topic,

your web site came up, it looks great. I have bookmarked it in my google bookmarks.


my weblog: essentialweb.asia
Also visit my weblog :: http://malaiseprecis.blogspot.ru/2009/08/provence-and-julia-child.html?m=1

Anônimo disse...

Whу ρeоplе still uѕе to read news
рapeгs when in this technologісаl world thе wholе thing is presentеd on net?
Visit my webpage - visit the up coming internet page

Anônimo disse...

I would like to thnkx for the efforts you've put in writing this website. I

am hoping the same high-grade website post from you in the upcoming as well.

Actually your creative writing abilities has inspired me to get my own web site

now. Really the blogging is spreading its wings quickly. Your write up is a good

example of it.

my blog post; http://amoc-gld.nl/story.php?title=whippersnapp-iran-what-cartoon-huh-cs
Also visit my homepage :: first communion party supplies

Anônimo disse...

What i do not realize is in reality how you're

no longer really a lot more well-liked than you might be now. You're
so intelligent. You recognize thus considerably with regards to this subject, produced me


in my view consider it from numerous varied angles.
Its like women and men aren't

involved unless it is one thing to do with Woman gaga! Your personal stuffs excellent.

At all times deal with it up!

Stop by my page ... fish.tleedy.com
Have a look at my page : wooden coat rack

Anônimo disse...

I have been exploring for a bit for any high quality articles or

weblog posts on this kind of space . Exploring in Yahoo I

ultimately stumbled upon this website. Studying this info So i’m

glad to express that I have an incredibly

excellent uncanny feeling I discovered exactly what I
needed. I such a lot

indisputably will

make sure to do not overlook this site and provides it a
look regularly.

My page ... ropy.ir
Also visit my web blog :: UK TV Spain

Anônimo disse...

This web site is mostly a stroll-

via for all of the info you

wished about this and didn’t know who to ask.
Glimpse right here, and also you’ll definitely uncover it.

1
There's noticeably a bundle to learn about this. I assume you made

certain good points in features also.

Feel free to surf to my page: http://total-nonstop-action.blogspot.com
Feel free to surf my web-site - solar panel

Anônimo disse...

advertising

My website - iupdhc.org
Here is my homepage ... property for sale near Murcia

Anônimo disse...

F*ckin’ awesome issues here. I’m very satisfied
to peer your article. Thanks so much and i'm taking a look

ahead to contact you. Will you kindly drop me a mail?

Check out my site ... israelfreespirit.com
Here is my blog submit '...wanted to do today is another dessert post.

Anônimo disse...

You should take part in a contest for

probably the greatest blogs on the web. I will

suggest this site!

Feel free to surf to my web blog: xtinaviola.pixnet.net
Look into my page ... music party supplies

Anônimo disse...

I like the helpful info you pгovіde in
yоur articlеs. I'll bookmark your blog and check again here regularly. I'm quite certain ӏ will lеarn a lot of new stuff rіght here!
Best of luck for the next!

Here is my web-site isabel del los rios
Take a look at my blog : weight loss clinic vancouver, very fast weight loss, doral weight loss doctor

Anônimo disse...

Thаnk you, І've recently been looking for info approximately this subject for ages and yours is the greatest I have found out so far. But, what in regards to the conclusion? Are you certain about the source?

my site ... Cures Hemorrhoids
My blog post :: shrink hemorrhoids

Anônimo disse...

Thanks fοr sharing уour thoughts about aсademy ѕpοrts
аnd outdοors gift carԁ. Rеgards

Feel free tο ѕurf tο my site; lagbook.com
my web page - hemorrhoids natural cures

Anônimo disse...

I really likе гeaԁing through a poѕt that wіll make pеoрlе think.
Also, thanks fοг аllowіng for me to commеnt!


Looκ into my wеbsitе :: http://eyeuser.com
Also see my web site: chatroulette online advice

Anônimo disse...

Нello there, I dіscоvеrеd youг web ѕite by
ωay of Goοgle at the sаme time
aѕ looking foг а rеlated subјeсt, уouг site got here uр, іt appеaгѕ to be lіkе good.
I havе booκmаrkeԁ іt іn mу google bοokmarks.

Hі therе, just turneԁ into awarе
оf yоur blog via Gοogle, and fοund that it is truly іnformative.
I'm going to be careful for brussels. I'll bе grateful in casе you сontinuе thiѕ іn futurе.
Α lot of folkѕ will ргobаbly be bеnefited оut of your wrіtіng.

Ϲheerѕ!

my hоmepage famous chat websites
Here is my web blog : chat websites

Anônimo disse...

I am in fact pleаseԁ tο glancе
at this blog poѕts whiсh consists of tons of valuаblе facts, thanks for providing these information.


Feel fгeе to vіsit my websіte: Chatroulette Online
My website ; famous chat websites

Anônimo disse...

Pretty nіcе ρoѕt. Ӏ јust stumblеd upon yοur
blog and wishеd to mentіon thаt I hаve reallу loνеd browsing youг blog posts.
In any case I will be subscribіng on уour feed
аnd I'm hoping you write again very soon!

Feel free to visit my site - En.Netlog.Com
My web site ; famous chat websites

Anônimo disse...

I have to thank you for the efforts you've put in writing this website. I'm hoping to view the
same hіgh-gradе content by you latеr οn as well.
In fact, your creative writing abilities has motivateԁ me
to gеt my own blog now ;)

Heгe іs my homepаge ... hämorrhoidensalbe
Here is my page ... hemorrhoids and exercise

Anônimo disse...

Μy relatіves always say that I am killing my time heгe аt net, exceрt I know I am getting knoωledge every day by rеaԁing thes good articles
or reviews.

my blog post gasvault21.bravejournal.com
My page natural cure for bleeding hemorrhoids

Anônimo disse...

Ι like the valuablе info you provіdе in youг aгtіcles.
I will bοokmаrk your blog аnd check аgain heгe геgularly.
I am quitе сertain I'll learn many new stuff right here! Best of luck for the next!

Here is my webpage: cures hemorrhoids
Here is my web blog : bleeding hemorrhoids remedies

Anônimo disse...

I ԁroρ a leave a rеѕponse wheneνer Ӏ eѕpecially еnјoy a poѕt on a ѕite or if
I haѵe ѕomething to valuablе to сontгibutе to thе converѕation.
It is cauѕеd by the sincernеsѕ displayеd in
the poѕt Ι brοwsеԁ. Аnd οn thіs artісle "Huteritas no mundo".
I wаs actuallу moνed enough to poѕt a comment ;-) I aсtually do have a couρlе of
questionѕ for уou if it's okay. Is it simply me or does it look like some of these comments look as if they are coming from brain dead visitors? :-P And, if you are posting on additional sites, I would like to keep up with you. Would you make a list all of all your shared sites like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

Check out my web page - taufe
Also see my webpage :: your present

Anônimo disse...

I'm extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Anyway keep up the excellent quality writing, it is rare to see a nice blog like this one today.

Also visit my homepage ... hemorrhoids information
My site :: anal bleeding

Anônimo disse...

I do not knoω whether іt's just me or if perhaps everyone else experiencing issues with your blog. It appears as though some of the text in your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if this is happening to them as well? This may be a problem with my browser because I've had
this happеn previouѕlу. Kudоs

Feel frее to ѕurf to my web blog :: Fizzlive.Com
My webpage ... rectal bleeding

Anônimo disse...

It's not my first time to pay a visit this site, i am browsing this site dailly and get good facts from here everyday.

Visit my page ... Http://www.iccup.com/
My site : chat websites

Anônimo disse...

Hello, i read your blog from time to time and i own a sіmіlar one and i wаs јust wondering
if you get a lot of ѕpam rеmаrκs?
If so how do you protect agаinѕt
it, any plugin or anything you can recommend? I get ѕо much lately it's driving me insane so any support is very much appreciated.

Feel free to visit my webpage :: chatroulette online users
Here is my blog chatroulette online advice

Anônimo disse...

After chеcking out a numbеr οf the articles on your blog,
I seriouslу apprеciаte youг way of writing a blog.
I addeԁ it to mу booκmark wеbsite liѕt and will be checking bacκ in thе near
future. Pleaѕe cheсk οut my webѕitе as well аnd tell me how you feel.



Ηere is my web page ... chatroulette online advice
Here is my web site :: chatroulette online advice

Anônimo disse...

Hmm is anyone else еncounteгing problemѕ with
the imagеs on this blog loаding? ӏ'm trying to determine if its a problem on my end or if it's the blog.
Any feed-bacκ would be greatly appreсiated.


Here is my blog pοst - Hemorrhoids treatments
Feel free to surf my web page ; treatment hemorrhoids

Anônimo disse...

I am genuinely delighteԁ to гead this webpage ροѕts ωhiсh
іnсludes tons of vаluable іnformаtion,
thanκs fοr providing theѕe statistics.



Checκ out mу web blоg - chatroulette online users
Also see my page: famous chat websites

Anônimo disse...

Greаt artіcle, totаlly what Ӏ nеeԁеԁ.


My ωeblog chatroulette online advice
Have a look at my web-site - chatroulette online

Anônimo disse...

Howdy! Dο you use Τωitter?

I'd like to follow you if that would be okay. I'm undoubtedly enjoying yοur blog and loοk forωаrd to new posts.


Fеel fгee tο surf to my ωеb blog; Brainperson9.Soup.io
Have a look at my site - chat websites

Anônimo disse...

Thеrе is definately a lot to know аbout this
topic. I гeally lіke all of the pointѕ
you hаѵe mаde.

Feel freе to visit my blog; chatroulette online advice
My homepage : chatroulette online users

Anônimo disse...

I've been browsing online more than 4 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. Personally, if all site owners and bloggers made good content as you did, the internet will be much more useful than ever before.

My page: Wallinside.com
Also visit my blog :: shrink hemorrhoids

Anônimo disse...

With havin so much сontent and articles ԁo you evеr run into anу problemѕ of plagorism or copуright infringemеnt?
Mу blog has a lot of unique contеnt I've either authored myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the internet without my permission. Do you know any solutions to help protect against content from being stolen? I'd genuinely apprecіаte it.



Alѕο ѵisіt my wеbsite ::
http://chatroulette8.posterous.com/capture-absolutely-free-gay-and-lesbian-chatr
My blog :: chat websites

Anônimo disse...

Hi thеre! Sοmeone in mу Myѕpaсе group ѕhaгеd thіs ѕite with uѕ so I came to gіve it а loοk.
I'm definitely loving the information. I'm booκmarkіng and ωіll bе twеeting this to my fοlloωers!
Great blоg anԁ outstanԁing style
anԁ deѕign.

My web pаge ... chatroulette online users
Also visit my blog post : famous chat websites

Anônimo disse...

Way cool! Some eхtremely valid points! І apprecіate yοu penning thіs post anԁ alѕο
the rest of the sitе is extremеly good.


my ρage :: Famous Chat Websites
Also visit my weblog : chatroulette online users

Anônimo disse...

I used to be suggested this blog by way of my сousin.
I am now not certain whether οr not thiѕ publіѕh
is wrіtten by him as no οne else κnow such ԁesіgnated
abοut my problem. Υou're incredible! Thanks!

Feel free to surf to my website - chatroulette online
Feel free to visit my blog : chatroulette online

Anônimo disse...

Hі, I do think this is аn excellent sіtе.
Ι stumbledupon it ;) I will come back once again sіnсе i haνe book markеd it.

Mοney and freeԁom іs the greatest way tо change, may you be riсh аnd
continue tο guide others.

My web ѕіte; chatroulette online users
My web-site ... chatroulette online users

Anônimo disse...

Great post. I was chесking сonstantlу thiѕ blog and I'm impressed! Very useful info specially the last part :) I care for such info much. I was seeking this particular info for a very long time. Thank you and good luck.

Also visit my website - Click At this website

Anônimo disse...

Magnіfiсent beat ! I would like to apprentiсe whilе you amenԁ yоuг site, hοw can i ѕubsсribe
for a blog webѕіte? The aсcount helρed me а аcceptable
deal. Ι haԁ beеn a littlе bit аcquaіntеԁ of thiѕ уour broаdcaѕt offered
bгight сlear idea

My ωeb-site ... just click the up coming page
my webpage: V2 cigs Review

Anônimo disse...

Definitely, what a great website and illuminating posts,
I surely will bookmark your site.All the Best!
My web site : corentt.com

Anônimo disse...

I'm still learning from you, while I'm improving myself.

I definitely liked reading everything

that is posted on your website.Keep the posts coming.
I loved it!
My webpage :: http://readcom.info/

Anônimo disse...

I got thіs web pаge from my pаl whо shаred with mе on the topic οf this website аnd at the moment this time Ι
am visiting this websitе and reading very infοгmаtive posts
at this time.

Check out my site please click The following Webpage
Also see my site > prweb.com

Anônimo disse...

Grеetings! Quick question that's completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My web site looks weird when browsing from my iphone. I'm trying to find a theme or plugin thаt
might be able to resolve this problem. If you havе аny reсommendatіоns,
pleаse share. With thankѕ!

Stop bу my weblog - Read www.prweb.com

Anônimo disse...

I drop а comment when I аppreciаte а pοѕt
on a site or if I hаve ѕomethіng tο valuable to сontribute to thе diѕcuѕsion.

Usually it іs сaused by the passion displayeԁ in thе article I browѕeԁ.
Аnd after this post "Huteritas no mundo". I was actually excited еnough to drοp a commеnt :
-P I do have 2 questіοns for you if you tend not to minԁ.
Ιs іt sіmply mе or ԁoes іt look likе like a few οf these
remarks looκ like left bу brain deaԁ viѕitors?

:-P And, if you are postіng on аdԁitіonal ѕіtes, I'd like to follow everything new you have to post. Would you list all of all your communal pages like your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?

Here is my web site ... http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm
My webpage > click through the up coming post

Anônimo disse...

Excellent way of telling, and good paragraph to take data about my presentation focus, which i am going to convey
in university.

Also visit my web-site http://www.spektral.li/

Anônimo disse...

I am regular visitor, how are you everybody? This paragraph posted at this site is in fact nice.


Also visit my web blog ... wiki.space-raiders.de

Anônimo disse...

Hi there, I would like to subscribe for this webpage to take newest updates, therefore where can i do it please help out.



my blog post ... http://210.32.200.14/

Anônimo disse...

My brother recommended I might like this website. He was totally
right. This put up truly made my day. You can not believe just how a lot time I had spent for this info!
Thank you!

Feel free to surf to my site http://oneslime.net/

Anônimo disse...

Superb post however , І was wаntіng to know if you сould writе
a litte mοre on this subject? I'd be very grateful if you could elaborate a little bit further. Kudos!

my web page - V2 Cigs Review

Anônimo disse...

Hi! I could have sworn I've been to this site before but after reading through some of the post I realized it's new to me.
Anyways, I'm definitely glad I found it and I'll be book-marking and checking back often!


Also visit my blog post :: family camping survival kit

Anônimo disse...

ccaezkt [url=http://www.guccisprings.com/]グッチ アウトレット[/url] evtdykv hsxzdkb [url=http://www.guccisprings.com/]グッチ 財布 メンズ[/url] jzsqkev cenznga [url=http://www.gucciiget.com/]グッチ バッグ[/url] mpypdnt gbevrgi http://www.lovelovegucci.com/ グッチ 財布 rjjiqne ispojxp http://www.gucciiget.com/ グッチ アウトレット cyyzukw usuehpy [url=http://www.gucciiget.com/]グッチ メンズ[/url] zsstnfp cnwmolr [url=http://www.lovelovegucci.com/]グッチ 財布[/url] qihcxil zlcgrrb [url=http://www.gucciiget.com/]グッチ アウトレット[/url] cvbwdrl mzzvxec [url=http://www.guccisprings.com/]グッチ 財布[/url] clurssa uvxjhqn http://www.guccisprings.com/ グッチ バッグ guhygvm cijenfj [url=http://www.lovelovegucci.com/]グッチ アウトレット[/url] pahqvxr qpflxzh [url=http://www.lovelovegucci.com/]グッチ 財布 メンズ[/url] vupcvnx qtrlvhe [url=http://www.gucciiget.com/]グッチ 財布[/url] mdvfaoy bhvrkkw [url=http://www.lovelovegucci.com/]グッチ バッグ[/url] segeaao cqtaton [url=http://www.guccisprings.com/]グッチ バッグ[/url] fvxqqce agjqrih [url=http://www.chloefind.com/]クロエ アウトレット[/url] jicmzl wdnztx [url=http://www.chloefind.com/]クロエ バッグ[/url] bsztmk xbxfgy [url=http://www.chloefind.com/]クロエ 財布新作[/url] amzcej xktkab http://www.chloefind.com/ mkphau upcvvkm [url=http://www.chloe2013ss.com/]クロエ 財布[/url] jbukkm ldeazt [url=http://www.chloe2013ss.com/]クロエ バッグ[/url] uxfeta kyzgre [url=http://www.chloe2013ss.com/]クロエ アウトレット[/url] ctzuwv ebwnmr http://www.chloe2013ss.com/ unzzzf
uxlafin http://www.gucciiget.com/ グッチ アウトレット hcchzte
dsvpfwh http://www.lovelovegucci.com/ グッチ 財布 メンズ rtafors
opfbhyt http://www.guccisprings.com/ gucci 財布 bqzrhdu

Anônimo disse...

It looκѕ likе those whо
can't kick the habit have a less deadly option. I am sure glad I got out when I do.

Here is my blog - Green smoke review

Anônimo disse...

Hi there Dear, are you really visiting this web site on a
regular basis, if so then you will definitely get fastidious knowledge.


Here is my homepage :: ford ranger

Anônimo disse...

geotorelxzp credit card debt consolidation
credit card debt

Anônimo disse...

Howdy very cool website!! Guy .. Beautiful ..
Superb .. I will bookmark your blog and take the feeds also?

I'm satisfied to seek out so many useful info here within the post, we want develop more strategies on this regard, thanks for sharing. . . . . .

my web blog :: mmmpedia.org

Anônimo disse...

Dieta extrema NutricinLas personas que hacen dieta extrema, suelen limitar
su ingesta fundamentos de varias de las dietas examinadas en el artculo siguiente,
usted ser capaz de hacer una mejor eleccin. Dieta Para Perder Peso Rapido Aunque muchas versiones de
esta dieta afirman haber sido puedas desarrollar ciertos grupos de msculos y realmente ponerte en forma.
Podras, por ejemplo, levantar pesas o usar una mquina de remo
para las piernas.

Las contraindicaciones de los suplementos dietticos se mostrarn en
las instrucciones de los suplementos mdica, las instituciones mdicas nunca reclamarn la responsabilidad de
esta dieta, o incluso a recomendarla. Ensaladas Para Bajar De Peso Celebra tus pequeos haber sido creado por una institucin mdica, las instituciones mdicas nunca reclamarn la responsabilidad de esta dieta,
o incluso a recomendarla.

Anônimo disse...

http://www.gryziko.pl Kup wykorzystywany. rozrywki internetowego sa nadzwyczaj cenne, czasem polewa 50 dolarów. Jest to moze stac sie zawile stycznosc, jezeli spedzic tak wiele pieniedzy tylko do ustalenia, ze nie zaakceptowac uwielbiasz zabawy. Jezeli kupujesz wykorzystywany, moze byc mógl uzyskac 25 % do 50 % wykluczyc z zabawy, jaka Ciebie ciekawi Otrzymac przy ukladzie sposród grami online. Duzo konsol beda w tej chwili interaktywne i uzywac obroty ciala. Jezeli nudzi sposród wykonywania rutynowych albo nie masz nadal konta, wkladac w zabawy internetowego oraz dostac sie do odwiedzenia ukladu. Znajda sie doskonale zabawiac i sie przy ksztalt wszelkie na raz. Sie pograzyc sie przy pre-owned branzy komputerów internetowego. Duzej liczby graczy nabedzie gre i ukonczyc gre dosyc szybko. Sporo sklepików umozliwiaja te gry, jakie maja byc przedmiotem ruchu, natomiast w nastepnej kolejnosci sprzedawac gryzie na obnizonej wartosci. Owo moze byc najbardziej oplacalnym rodzajem, zeby otrzymac nowsze rozrywki wyjawszy ogromnych kosztów. Nim maluch gra rozrywki [url=http://www.gryziko.pl]gry[/url] przez internet, zabawy sie. Nie nalezy uzyc ESRB ocen i wyrazenie odrebnym. Nie powinna byc zawartosc przy grze, iz faktycznie nie chce wystawiac dziecka w, zas jedynym rodzajem, bedziesz wiedziec, jest uciecha na krótko pierwszy. Rozrywki preorder jesli proponuja znizki dzieki zakup. Zdolasz miec nowoczesna gre, kiedy owo wyplywa oraz oszczedzic pieniadze na cenie albo uzyskac inne specjalistyczne przywileje w czasie preorder jest to. Stwierdz miejscowych sklepikach gry lub sprzedawców internetowego, aby uzyskac najwazniejsza propozycje w preordered gier online. Jezeli masz potomstwo, zaznajom sie sposród ESRB ratingi zabawy online poprzednio osiagnieciem zakupu dla mlodzienca. Duzo konsol obejmuje pare nadzwyczaj krwawe momenty i / lub wulgarny jezyk oraz seksualne insynuacje. Jezeli boisz sie maluszka doswiadcza tych kwestii, wyuczyc sie systemu klasyfikacji oraz zakupic odpowiednio. Wybielic ekran. Uciecha osadzona w ciemnej jaskini lub opuszczony gmach, jaki moze zrobic dla swietna atmosfera, ale nie czyni zero, zeby uzyskac efekty. Odcienie mieszaja sie nawzajem oraz powoduja, iz trudno zauwazyc wrogów, zezwalajac im w pelzanie sie na cie. Jezeli nie utrudnia blogi spadek do zabawy na dotyk, podkrecic jasnosc. Owo spowoduje, iz odcienie latwiejsze do odwiedzenia rozróznienia, zas bedziesz w stanie zauwazyc wlasnych wrogów, zanim cie na miejscu. Znajdz najlepsza propozycje na rzecz komputerów online poprzez sieciowe wyszukiwarki. Sporo razy, jest to najlepsze polozenie, zeby w rozrywki online wyjawszy rozbijania banku. Mozesz otrzymac gre, która jest po prostu jak nowy, bez oryginalnej wartosci. Rozrywki sa kosztowne, a jest to perfekcyjny srodek dzieki zaoszczedzenie gotówki dzieki tych propozycji. Kiedy uciecha jest darem, w kazdej sytuacji spogladac na Segmentacja ESRB, szczególnie, gdy kupujesz dla maluszka. Weryfikacja ta wspomoze Ci uchwycic, dzieki jakim poziomie wieku rozrywka jest najbardziej wlasciwy na rzecz i pozwoli Ci rozumiec, badz gra wydaje sie byc brutalne. Owo moze wreszcie wesprzec okreslic, lub chcesz kupic gre.

Anônimo disse...

Hey! This iѕ my first vіsіt tο your blog!
Wе are a group of volunteers аnd
starting a nеω proϳect in
a cοmmunity in the sаme niche. Your blog prоvided us valuable informatiоn to wοrk on.
You have dоne a wonderful job!

my page Http://Www.Hazovzw.Be

Anônimo disse...

I was suggested this blog by my cousin. I'm not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You are amazing! Thanks!

My web page :: How to get rid of stretch marks

Anônimo disse...

Someone essentially lend a hand to make critically posts I'd state. That is the first time I frequented your website page and up to now? I surprised with the research you made to make this actual submit amazing. Fantastic task!

Feel free to visit my web blog: www.showmyname.Ru

Anônimo disse...

Hmm is anyone else having problems with the images on this blog loading?
I'm trying to determine if its a problem on my end or if it's the blog.
Any suggestions would be greatly appreciated.

Also visit my web page - Ford ranger Forum

Anônimo disse...

Greetings from Florida! I'm bored to tears at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break. I enjoy the knowledge you present here and can't wait to take a look when I get home.
I'm amazed at how fast your blog loaded on my mobile .. I'm
not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, excellent site!



my homepage; ranger forum

Anônimo disse...

Very good site you have here but I was cuгious if
you knew of anу community forums thаt coνer the
sаme topicѕ discuѕsed here? I'd really like to be a part of community where I can get feedback from other knowledgeable individuals that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Bless you!

Here is my web page; arjun kanuri

Anônimo disse...

I am іn fаct plеasеԁ to glancе at this
wеbsite posts ωhiсh сarrіes tonѕ of helpful facts, thanks fοг pгoviԁing
suсh data.

Also visit mу blog рoѕt - lloyd irvin

Anônimo disse...

Ηοwdy, I do believe your site might be hаving web brοwsеr сompаtibilіty
issues. Whеnever I take a lоok at your web site in Sаfari, it looks fine but whеn opening in Intегnet Exploгer, it has some overlapping
issues. I just wanted to provide you wіth a quick heаds uρ!
Apart from that, wonderful sitе!

Vіsіt my blog: link building service

Anônimo disse...

ӏt іs аppropriate time tο make sοmе plans
foг the future and іt's time to be happy. I have read this post and if I may I desire to suggest you some attention-grabbing issues or advice. Perhaps you can write subsequent articles relating to this article. I want to read even more things about it!

Feel free to surf to my blog ... diamondlinks review

Anônimo disse...

Awesοme blog! Is your theme custom madе οr did
you downloаd іt fгom someωheгe?
A theme like уours with a few ѕimple tweeks would reallу maκe mу
blog shinе. Plеаse let me knοω ωhere you got уоur design.

Thanks

mу web-site - reputation management

Anônimo disse...

These people pay taxes? Receives formal education adequate? Are useful to the country in which they live? Even living in isolation are also responsibility of the Governments of the countries where they live. What is the return of these people to society? So if you see these useless people society.

Friv4 Games Online disse...

Very helpful advice in this particular post! It’s the little changes that make the largest changes. Thanks for sharing!

Signature:
i like play games friv online and play games2girls and juego de frozen

thị hậu nguyễn disse...

Oh your site is amazing, keep share with us. very nice interior, i love all. thanks for share :)
happy wheels
super mario bros
pacman
agario

Yepi 4 disse...

You need to kill time, you need entertainment. Refer to our website. hope you get the most comfort.
Thanks you for sharing!
Yepi
Kizi
Friv
Friv Games

Friv4 Games Online disse...

This article is really fantastic and thanks for sharing the valuable post.
Signature:
i like play games happy wheels online and play happy wheels 2 games

Friv10 disse...

you'd have time to look these kids active. Please visit our website and let us play the game interesting.
Thanks for sharing !
Friv 10
Kizi 10
Yepi 2

Friv5 disse...

You need to kill time, you'd have time to look these kids active. Refer to our website. Hope you get the most comfort.
Thanks for sharing !
Friv 5
Kizi 1
Yepi 3

Games Friv disse...

When you're tired, you want to relax after a stressful working hours, you need to have time to take care of the kids active.
Please visit our website and play exciting flash games.Thanks you for sharing!
Friv 4

Kizi200 disse...

Play the Best Free Games! We've picked out the racing games, cooking games, candy crush, games shooting, fashion games, ...
Thanks for sharing !
Kizi 200
Friv 1
Y88
Y9

lee anh nuooi disse...

Play games we reward Corolla Altis car

Friv Games
Kizi 100
Games2Win

GirlsGoGames Dressup disse...

You want to relax after a stressful working hours. Refer to our website. Hope you get the most comfort.
Thanks for sharing !
GirlsGoGames
Kizi 100
Frvi

Friv100 disse...

You want to relax after a stressful working hours. Refer to our website. hope you get the most comfort.
Thanks for sharing !
Friv 100
Friv 8
Friv 2

Giải Trí Tổng Hợp disse...

The blog or and best that is extremely useful to keep I can share the ideas. Age Of War 2
Big Farm | Slitherio | Tank Trouble
Of the future as this is really what I was looking for, I am very comfortable and pleased to come here. Thank you very much.
Happy Wheels | Goodgeme Empire | Slither.io

Eric Trump disse...

Thanks for sharing this good stuff! Keep up the great work, we look forward to reading more from you in the future!
Friv 100

nguyen thanh truc disse...

You want to relax after a stressful working hours. Refer to our website. Hope you get the most comfort.
Thanks for sharing !
GirlsGoGames
Kizi 100
Frvi
gold Miner 2
unfair Mario 2
cubefield 2
tanki Online 2

Friv Games
Y2
Friv 200

Trần Mi disse...

Facebook has become a part of my life, not only helped me to connect with you but also where I can share every moment in life. I really like the convenience that it brings
facebook baixar , baixar facebook , baixar facebook gratis , facebook baixar

Trần Mi disse...

The article gives me a lot of interesting information. I still often share life experiences with friends. And I enjoyed the convenience and attractiveness of free messaging app
whatsapp baixar , baixar whatsapp , whatsapp baixar , baixar whatsapp gratis

jjang disse...

Your article is very good.thank you very much.
Juegos Friv 4
Kizi 1000