sábado, 9 de março de 2013

(El Libertario/Venezuela) Comunicado sobre a morte de Hugo Chavez


(El Libertario/Venezuela) Comunicado sobre a morte de Hugo Chavez
Publicado por colibev em Março 6, 2013
Publicado em: Uncategorized. Com as etiquetas: actual, anarquismo, mundo.





Nem em dor, nem em celebração!

Chegou a hora da autonomia das lutas sociais!

Quando se associam uma doença gravíssima, cuidados médicos condicionados a decisões políticas míopes e um doente alucinado pelo poder, só se podia esperar este final: o caudilho morreu, e isso vai gerar uma mudança substancial na cena política venezuelana.

Neste momento, o que foi a maior fortaleza do regime converte-se na sua debilidade essencial: Chavez era tudo e, ao faltar, só falta conjugar a fidelidade absoluta à sua memória com a obediência às suas disposições de sucessão, evidenciando a fraqueza de um governo que procurou reforçar o seu suposto carácter “socialista e popular” com a prática de um grotesco culto de personalidade, agora convertido numa vazia invocação às suas últimas vontades. Ele próprio foi o principal responsável por este desenlace. O secretismo que rodeou a sua doença foi movido pelos mesmos impulsos de centralização extrema do poder, que é o que a falta de coerência interna deixa aos seus seguidores que combatem entre si pela herança do poder, com clara vantagem para os altos burocratas vermelhos – vermelhitos e para a casta militar, já em trabalhos de negociação que assegurem impunidade para os seus actos de corrupção.

Relativamente à oposição de direita e socialdemocrata, a nova situação encontra-os sem terem superado as derrotas nas presidenciais de 7-O e nas regionais de 16-D, eleições em que se tinham envolvido com avultadas promessas e com a oferta de um “populismo sifrino”, prometendo aos votantes manterem e serem eficientes no uso dos instrumentos clientelares que foram tão importantes para Chavez. Agora esta oposição acomodada quer que uma fortuita metástase ponha ao seu alcance a conquista do poder político de que as suas ambições, erros, preguiça, incompetência os afastaram durante largos anos, poder que exerceriam com similar estupidez e afã predador ao praticado pela boliburguesia chavista.

Face a esse quadro de calculismos mesquinhos e oportunistas, que torna iguais o Grande Pólo Patriótico e a oposição da Mesa de Unidade Democrática, temos a grave situação do país: inflação descontrolada, desemprego e precaridade no trabalho, desvalorização monetária, uma espantosa insegurança das pessoas, crise nos serviços de água e de electricidade, educação e qualidade dos solos, falta de habitações, obras públicas obsoletas ou em execução com atropelos, uma atenção que é apenas demagógica para as extremas carências dos mais necessitados e um etc., porque é menos desagradável não dizer tudo.

Esses problemas não são a preocupação central dos grupos em disputa pela cadeira presidencial de Miraflores e pela pilhagem petrolífera. Por isso, a nossa resposta colectiva deve recusar a chantagem de nos quererem exigir apoio eleitoral a troco de soluções que nunca chegam ou são ridiculamente insuficientes. Esta é a hora de deixarmos para trás essa cúpulas podres e construir a partir de baixo, com igualdade, justiça social e liberdade. Há que potenciar a indignação generalizada pela situação que estamos a viver, convertendo-a em lutas sociais autónomas, alargadas e a autogestionadas, dizendo claramente aos políticos do poder que não precisamos deles como intermediários ou outorgantes graciosos daquilo que, a partir de baixo e unidos, podemos construir sem necessidades de “mão brancas” ou “boinas vermelhas”.

http://redanarquistavenezuela.blogspot.pt/2013/03/comunicado-del-libertario-sobre-la_5.html

2 comentários:

Anônimo disse...

With havin so much content do you ever run into any problems of plagorism

or copyright violation? My site has a lot of exclusive content

I've either created myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up

all over the web without my permission. Do you know any solutions to help stop content from being ripped off? I'd truly appreciate it.
my website > http://wiki.avik.org.ua

Anônimo disse...

Thank you for another informative website. Where else could I get that kind of

information written in such a perfect way? I've a project that I am just now working on,

and I have been on the look out for such information.
my website - wiki.nowasoft.com