terça-feira, 26 de abril de 2011

Esmagando a Cabeça da Tênia

E havia entre os enfermos um a quem Satã atormentava mais que a todos os outros. Seu corpo estava enxuto como um esqueleto e sua pele amarela como uma folha seca. Estava, já, tão débil que nem sequer à força podia arrastar-se até Jesus, e só de longe pôde gritar-lhe: “Mestre, apieda-te de mim, pois nunca sofreu nenhum homem, nem sequer desde o princípio do mundo, como eu sofro. Se foi em verdade enviado por Deus, e sei que se o desejas, podes expulsar imediatamente a Satã de meu corpo. Não obedecem os anjos de Deus ao mensageiro de Deus? Vem, Mestre, e expulsa agora a Satã de mim, pois se enfurece com cólera em meu interior e doloroso é seu tormento.”

E Jesus lhe respondeu: “Satã te atormenta tanto porque já tens jejuado muitos dias e não pagas seu tributo. Não o alimentas com todas as abominações, com as quais até agora profanavas o templo de seu espírito. Atormentas a Satã com a fome, e por isso em sua cólera ele, por sua vez, atormenta a ti. Não temas, pois te digo que Satã será destruído antes que seu corpo seja destruído; pois enquanto jejuas e oras, os anjos de Deus protegem seu corpo para que o poder de Satã não te destrua. E a ira de Satã é impotente contra os anjos de Deus.”

Então acudiram todos junto a Jesus, e com grandes vozes lhe suplicaram dizendo: “Mestre, compadece-te dele, pois sofre mais que todos nós, e se não expulsas rapidamente a Satã de seu corpo tememos que não sobreviverá até amanhã.”

E Jesus lhes replicou: “Grande é vossa fé. Seja segundo vossa fé, e rapidamente vereis, cara a cara, o horrível semblante de Satã e o poder do Filho do Homem. Pois expulsarei de ti o poderoso Satã, por meio da fortaleza do inocente cordeiro de Deus, a criatura mais débil do Senhor. Porque o Espírito Santo de Deus faz mais poderoso ao mais débil que ao mais forte.”

E Jesus ordenhou a uma ovelha que estava pastando a relva. E pôs o leite sobre a terra iluminada pelo sol, dizendo: “Eis aqui que o poder do Anjo da Água já penetrou neste leite. E agora penetrará também nele o poder do anjo da luz do Sol”.

E o leite se acalentou com a força do sol.

“E agora os anjos da água e do sol se unirão ao anjo do ar”.

E eis aqui que o vapor do leite quente começou a levantar-se lentamente pelo ar.

“Vem e aspira pela boca a força dos anjos da água, da luz do sol e do ar, para que este penetre em seu corpo e expulse dele a Satã.”

E o enfermo a quem Satã tanto atormentava aspirou a seu interior profundamente aquele vapor branqueado que ascendia.

”Satã abandonará imediatamente teu corpo, já que faz três dias que não comes e não há alimento algum dentro de ti. Sairá de ti para satisfazer sua fome como leite quente e fumegante, pois esse alimento é de seu agrado. Cheirará seu aroma e não será capaz de resistir à fome que o atormenta há três dias. Porém o Filho do Homem destruirá seu corpo para que não atormente a ninguém mais.”

Então o corpo do homem se estremeceu com uma convulsão e pareceu como se fosse vomitar, porém não podia. O homem abria a boca em busca de ar, pois se lhe cortava a respiração. E desmaiou aos pés de Jesus.

“Agora Satã abandona seu corpo. Vede”. E Jesus assinalou a boca aberta do homem enfermo.

E então viram todos com assombro e terror como surgia Satã de sua boca em forma de uma larva abominável, em busca do leite fumegante. Então Jesus pegou duas pedras angulosas com sua mão e esmagou a cabeça de Satã e extraiu do corpo do enfermo todo o corpo do monstro, que era quase tão comprido quanto o homem. Uma vez que saiu aquela abominável larva da garganta do enfermo, este recuperou de imediato o alento, e então cessaram todas as suas dores. E os demais miravam com terror o abominável corpo de Satã.

“Vê que besta abominável tem levado e alimentado em seu próprio corpo durante tantos anos. Lhe hei expulsado de ti e matado para que nunca mais te atormente. Dá graças a Deus por haver-te liberado seus anjos, e não peques mais, não vá retornar outra vez Satã a teu corpo. Que teu corpo seja agora um templo dedicado a teu Deus.”

E todos permaneciam assombrados por suas palavras e seu poder. E disseram: “Mestre, verdadeiramente és o mensageiro de Deus, e conheces todos os segredos.”

“E vós – lhes replicou Jesus – sejais verdadeiros Filhos de Deus para participar também de seu poder e do conhecimento de todos os segredos. Pois a sabedoria e o poder somente podem provir do amor a Deus. Amai, pois, vosso Pai Celestial e a vossa Mãe Terrestre com todo vosso coração e com todo vosso espírito. E servi-os para que seus anjos os sirvam também a vós. Sacrificai todos os vossos atos a Deus, e não alimenteis a Satã, pois a retribuição do pecado é a morte. Enquanto que em Deus se ganha a recompensa do bem, seu amor, o qual é o conhecimento e o poder da vida eterna.”

E todos se juntaram para dar graças a Deus por seu amor.

E Jesus partiu, dizendo: “Virei de novo junto àqueles que persistirem na oração e no jejum até o sétimo dia. A paz esteja convosco.”

E o homem enfermo de quem havia expulsado Jesus a Satã se pôs em pé, pois a força da vida havia regressado a ele. Respirou profundamente e seus olhos se clarearam, pois toda dor lhe havia abandonado. E atirando-se ao solo onde Jesus havia estado, beijou a marca de seus pés e chorou.


Extraído de "O Evangelho Essênio da Paz" de Edmond Bordeaux Szekely