quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Jan Zizka (1955) - Parte 1.2
"Jan Ziska" juntamente com "Jan Hus" e "Proti Vsem" compoem a épica trilogia de Otakar Vavra que foca a vida e a morte do padre/revolucionário Jan Hus e a Revolução Hussita (1419-1437).
O ator Zdenek Stepanek interpreta tanto o pregador intelectual Jan Hus como o implacável General Jan Zizka, duas personalidades históricas que ocupam um lugar especial na identidade tcheca. Hus é venerado pela coerência de suas convicções, já o legado de Zizka é mais controvertido pela natureza violenta do levante que ele conduziu.
Jan Zizka e seus seguidores hussitas foram os primeiros guerreiros/cavaleiros na história armados com pistolas e ferramentas agrícolas. O filme "Jan Zizka" retrata as estratégias de guerra que permitiu o estabelecimento de um regime de comunismo de consumo durante período de quase 20 anos pelas principais cidades da Bohemia.
Esta complexa peça de história, raramente discutida fora da República Tcheca, mostra uma vertente libertária cristã, muitas vezes descarada e propositalmente boicotada por professores, padres católicos, pastores protestantes, e até mesmo por alguns marxistas e anarquistas.
Este filme lembra um pouco Sergei Eisenstein, mas é bem mais complexo que "Nevsky," e bem mais fiel aos fatos históricos. Enfim, "Jan Zizka" aborda um momento revolucionário quase que desconhecido pelos libertários em geral, mas não menos importante que a Comuna de Paris, a Revolução Espanhola, a Revolta dos Cravos em Portugal, os primeiros anos da Revolução Russa. A Trilogia Hussita é no mínimo instigante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário