quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Huteritas: Administrando Coisas Sem Governar Homens

Deixamos os huteritas em 1770, quando foram convidados a se instalar na Ucrânia e na região do Volga por Catarina, a Grande. Em 1763 o governo russo emitiu um manifesto oferecendo terra de graça aos colonos estrangeiros — como de fato aconteceu, uma das terras mais férteis do mundo — completa liberdade de religião, escolas próprias, instrução em sua própria língua, isenção do serviço militar, uma considerável isenção tributária, desde que não convertessem os russos de fé ortodoxa. Vinte e três mil alemães, principalmente pietistas ou anabatistas, responderam ao chamado. Muitos vieram nos anos seguintes. Até que o acordo foi quebrado durante a Segunda Guerra Mundial quando eles foram exilados na Sibéria ou exterminados por Stalin. O "Volga Alemão" representava uma parcela diminuta mas significante da população russa européia.

Foi na Romênia e na Transilvânia que os huteritas se encontraram, como pacifistas absolutos, a mercê de tropas pilhando de ambos os lados. Eles apelaram ao chefe das forças russas, Count Rumiantsev, que lhes ofereceu suas próprias terras perto de Kiev, sob condições mais favoráveis que as do manifesto de Catarina. Eles chegaram no outono de 1770, e antes do inverno já haviam estabelecido as bases essenciais da colônia. Trouxeram consigo seus artesãos; e em poucos anos sua aldeia, conhecida como Vishenky, tornou-se modelo, com uma fábrica têxtil, cerâmica, uma loja de ferramentas e distilaria. Durante o tempo que permaneceram no Império Austríaco, sua cerâmica tornou-se famosa, alguns exemplares ainda hoje podem ser encontrados nos museus da Europa Central.

Em 1796 Rumiantsev morreu e seus filhos tentaram cancelar o velho acordo assinado com a comunidade. Os huteritas apelaram para o novo imperador, Paulo I, que apoiou o acordo original, garantindo todos os privilégios concedidos aos menonitas que migraram aos milhares vindos da Prússia para a Rússia. Trinta e dois anos depois eles se deslocaram de Vishenky para Radichev, numa distancia de oito milhas, para ocupar terras cedidas pelo governo. Naquele tempo sua população era composta por pouco mais de duzentos adultos.

Logo os huteritas ampliaram seus empreendimentos industriais, passando a produzir linho fino e seda. Provavelmente foram os primeiros a lançar a seda com sucesso na Rússia. Naqueles anos, a vida da comunidade diferia muito pouco daquela que podemos ver hoje nas comunidades huteritas dos Estados Unidos e Canadá — com a exceção de que havia mais indústrias. A terra foi dividida com dois acres e meio por família, apenas o suficiente para manter seus membros. Havia um completo comunismo de consumo. Eles almoçavam e jantavam em um refeitório comunitário, homens e mulheres em mesas separadas. As roupas que usavam eram distribuídas em igualdade de condições. Apenas um mínimo de posses pessoais era permitido. As crianças eram criadas em berçários. O dia começava e terminava com serviços religiosos, e passavam quase todo o dia de domingo dentro da capela.

Seu comunismo de produção, praticado desde o princípio, curiosamente, fez com que eles se tornassem os pioneiros do sistema fabril. Produtos como potes, panelas eram fabricados por etapas numa série de operações separadas, cada qual executada por indivíduos diferentes, ou seja, uma linha de produção. Contudo, as pessoas se revezavam nas tarefas, e até mesmo em sua ocupação, para evitar a monotonia. Os relatórios dos funcionários russos visitantes eram entusiásticos, tanto quanto podiam ser. Ao redor dos estabelecimentos huteritas haviam aldeias de camponeses russos, ineficientes, desordenadas, e imundas, virtualmente inalteradas desde os tempos neolíticos.

Por volta de 1840, a terra não estava mais dando conta de suportar o aumento da população, e em 1842 os huteritas foram forçados pelo governo a aceitar as mesmas regras impostas aos menonitas na Criméia, a concessão da terra enquanto fazendeiros individuais; e um esforço foi feito, tanto pelo governo como pela administração das comunidades menonitas, para quebrar seu modo comunista de vida. Alguns menonitas aceitaram, mas depois de alguns anos, a maioria retornou aos velhos padrões comunais, que se tornaram mais uma vez prósperos. Embora, muitos de seus empreendimentos industriais de pequena escala tenham continuado, esses anos foram caracterizados por uma ênfase maior na agricultura.

Em 1864 foi baixada uma lei colocando todas as escolas de todo império sob a supervisão do Estado, tornando o idioma russo exclusivo e compulsório como meio de instrução. O governo também anunciou que o serviço militar passaria a ser obrigatório dentro de dez anos. Os huteritas, por unanimidade, e a maioria dos menonitas, decidira emigrar. Membros de ambos os grupos foram para os Estados Unidos, Canadá, e América do Sul em busca de terra adequada e governos que lhes permitisse preservar seu modo de vida. Na última hora, o governo russo, ansioso por reter aqueles valiosos cidadãos, concedeu a maioria das condições originais de permanência, mas apenas uma pequena parcela de huteritas, embora um número considerável de menonitas, ficou para trás. Aqueles que persistiram na prática comunista foram exterminados pelos bolcheviques durande a Guerra Civil e durante a Segunda Guerra Mundial.

O primeiro grupo de huteritas, cento e nove pessoas, chegou ao Nebraska em 1874, partindo em direção ao Vale do Rio James no sudoeste de Dakota do Sul. Nos próximos três anos essa mesma trilha foi percorrida pelos migrantes que chegaram depois deles. Naquele tempo as terras disponíveis no Território de Dakota eram escassas. As Guerras Índias ainda eram constantes. A derrota de Custer em 1876 e a corrida do ouro em Black Hill ocorreram ao mesmo tempo. Em 1872 havia apenas doze mil habitantes no local que mais tarde receberia o nome de Dakota (Norte e Sul). Cada colônia que se estabelecia passava seu primeiro inverno em cabanas nas estepes, mas com a chegada da primavera começavam imediatamente a construir casas de pedra e celeiros, e antes do segundo inverno chegar já estavam morando em casas decentes. Essas colônias ficavam em locais bem distantes. O mundo as ignorava e elas ignoravam o mundo. Finalmente eles podiam voltar à ortodoxia rígida, à disciplina, e ao compromisso da vida comunal; devido a esse isolamento, eles ficaram necessariamente quase que completamente auto-suficientes. Eles teciam e produziam sua própria roupa, faziam seus próprios sapatos, criavam suas próprias ferragens e ferramentas, e criavam sua própria maquinaria agrícola. Porém, tirando aqueles ofícios absolutamente necessários, os huteritas se tornaram colônias puramente agrícolas na América. Eles nunca voltariam aos ofícios e empreendimentos industriais praticados durante seus primeiros cem anos.

O líder da primeira colônia, Michael Waldner, era ferreiro, ou Schmiedenleute, o Povo do Ferreiro. O líder do Dariusleute (ou o Povo de Darius) foi Darius Walther. O líder do último grupo que chegou foi Jacob Wipf, um professor, ou Lehrerleute, o Povo do Professor.

Por si próprias, as colônias floresceram. Por volta de 1915 havia mais de mil e setecentos membros nas dezessete colônias, quinze em Dakota do Sul e duas em Montana. O crescimento era quase completamente natural. Eles praticamente não fizeram nenhum convertido. Mas eles tinham, e ainda tem, uma das taxas de natalidade mais altas do que qualquer grupo na América. Por volta de 1917 eles ainda estavam isolados. Depois que Montana e Dakota se transformaram em estados, as colônias foram rodeadas por grandes fazendas, e cidades próximas.

Os Estados Unidos entraram na guerra e as leis estabelecidas não fizeram qualquer concessão aos objetores de consciência, nem mesmo para aquela parcela de membros de igrejas pacifistas históricas, ou coisa que o valha, como foi o caso dos huteritas. O governo tinha originalmente prometido aos colonos, na ânsia de atraí-los, que sempre seriam isentos de servir ao exército. Newton D. Baker, Secretário da Guerra, e autor do projeto de lei, aconselhou todos os homens jovens membros das igrejas pacifistas históricas a se alistarem no exército, irem para os acampamentos militares, e pedirem ao oficial comandante uma função de não combatente. Como é fácil imaginar, seguir este conselho implicou em prisão, tortura, perseguição, e violência.

Os huteritas foram categóricos recusando-se a lutar, alegando que não tinham nada a ver com projetos de leis, serviço militar, ou guerras. Além do mais poucos deles falavam qualquer coisa que não fosse em alemão. Eles foram presos, e na prisão foram submetidos a uma perseguição inexorável. Dois rapazes huteritas morreram sob tortura de guardas de prisão. Mais uma vez os huteritas foram forçados a migrar. Os jovens não foram apenas presos como desertores, mas também sofreram a violência da turba, o incêndio premeditado e o roubo de seu gado pelos fazendeiros vizinhos tornou-se mais e mais crescente. O estado de Dakota do Sul reafirmou sua incorporação, com o anúncio objetivo de “exterminar absolutamente os huteritas de Dakota do Sul”. Foram enviadas delegações ao governo canadense em Ottawa, e aos governos provincianos de Alberta e Manitoba, também foram feitos arranjos com a Canadian Pacific Railway. O Estado concordou em respeitar seu pacifismo, sua recusa em votar, ou ser funcionário público. Na realidade, o governo canadense estava tentando atrair os huteritas desde 1898. No outono de 1918 na medida em que os grupos chegavam iam se acomodando em seus novos territórios, os Schmiedenleute em Manitoba, os Darius e Lehrer em Alberta. Dez anos depois eles receberam de volta suas antigas terras de Dakota do Sul, estabelecendo novas colônias em Washington, Montana, Dakota do Norte, e Saskatchewan.

O governo canadense nunca provocara deliberadamente o sentimento anti-alemão em seus próprios cidadãos, como fizera a máquina de propaganda de Wilson, dirigida pelo intelectual liberal George Creel. A guerra terminou logo após a chegada dos colonos no Canadá, e durante vários anos eles foram mais do que bem vindos, e mais uma vez prosperaram. Porém, sua alta taxa de natalidade continuou, e novas colônias estavam brotando continuamente em novas terras, que eles cultivavam com bem mais eficácia do que seus vizinhos pagãos. Eles pararam de produzir seus próprios tecidos, embora a maioria dos colonos ainda produzissem seus próprios sapatos, e toda sua roupa de malha. O ferramenteiro é largamente confinado às carroças e consertos de maquinaria. O velho arado de mão, foice, ancinho, são coisas do passado. Ao contrário do Amish mais rígido, os huteritas sempre se esforçaram em adotar o que havia de mais recente em maquinaria em suas fazendas. Na realidade, eles freqüentemente eram muito criticados por supercapitalizar suas fazendas. Até hoje eles ainda vivem dentro de padrões severos e rígidos, sem gastar nenhum dinheiro em entretenimento ou utilidades domésticas, com exceção de refrigeradores que eles normalmente adquirem da Colônia de Amana, quanto a rádios, televisores, instrumentos musicais, e tudo o mais, inclusive a roupa que deve ser simples, é completamente proibido. Assim, suas fazendas são uniformemente bem sucedidas, eles não gastam seu dinheiro em outra coisa que não seja na maquinaria da fazenda.

Apenas nos anos recentes os huteritas permitiram a alguns poucos sócios cuidadosamente selecionados continuar sua educação além do mínimo legal, embora haja um sentimento crescente agora de que eles deveriam produzir seus próprios médicos e professores. No passado, um membro raramente se afastava da comunidade, obtinha uma educação de faculdade, retornava, se reintegrava, e servia a comunidade como um profissional residente. Considerando que eles não acreditam em cortes, eles ainda não pensam em produzir seus próprios advogados. Eles sempre treinaram suas próprias parteiras e enfermeiras.

Embora os huteritas adotem freqüentemente a política de comprar terras pouco atraentes para seus vizinhos, eles acabam ganhando bastante dinheiro com isso, pois logo transformam a terra ao ponto de torná-la o que há de melhor na região. Suas roupas são estranhas, embora de forma alguma tão estranha como as roupas do Amish mais rígido. Eles falam entre si um dialeto alemão antigo, embora todos eles falem o inglês. Como os quakers, eles nunca pechincham em cima dos preços. Eles compram quase todos os bens externos no atacado, e até mesmo a maquinaria mais pesada é freqüentemente comprada simultaneamente para várias colônias. Eles não dirigem automóveis por prazer -- as mulheres, incidentalmente, são proibidas de dirigi-los. Eles são um "povo peculiar", e todo contato com a sociedade pagã conspira contra a prática das virtudes apostólicas. Consequentemente eles são odiados e invejados. O preconceito canadense contra os huteritas vem aumentando continuamente. Tal preconceito nunca atingiu o fantástico grau de perseguição sofrida pelos doukhobors, pelo simples fato dos huteritas sempre responderem oferecendo a outra face. Ao contrário dos doukhobors, eles não acreditam em confrontos nem em manifestações não-violentas. Eles não incendeiam seus edifícios nem tiram suas roupas desfilando nus pelas cidades, nem cercam as prisões onde seus homens estão presos, com multidões cantando hinos e com mulheres nuas. O preconceito e a pressão canadense tem funcionado sob o disfarce da legalidade. Futricas abusivas e insinuações maliciosas são muito comuns entre os fazendeiros competidores nos bares das cidades vizinhas. O mais surpreendente é o preconceito que chega ao ponto de uma forte recusa em ver qualquer coisa boa nos huteritas, um tipo de desprezo que permeia silenciosamente no meio de profissionais educados, incluindo professores nas universidades canadenses, e inclusive estudantes de sociologia da religião.

Por outro lado, os pagãos de Dakota parecem ter aprendido sua lição; embora os huteritas possam ser invejados, eles são bastante admirados. O fato brutal do assunto é que, conforme profetizado por seu fundador, um cristianismo estritamente vivido inspira ódio e temor "no mundo". O Estado Romano perseguiu os cristãos primitivos porque eles recusaram queimar incenso a César. O populacho em geral os odiou porque eles eram exclusivos, vestiam diferente, apoiavam uns aos outros economicamente, eram honestos e corretos em seus procedimentos, não assistiam aos combates de gladiadores no circo, exceto como participantes forçados.

Os huteritas sem dúvida compõem a sociedade comunista mais antiga do mundo — ou na história, excetuando as tribos pre-alfabetizadas que mais ou menos ainda vivem na condição de "comunismo primitivo". Já faz quatrocentos e cinqüenta anos desde que Jacob Hutter em 1533 uniu as comunidades anabatistas desde a Suíça, Boêmia, Morávia, até o Tirol austríaco, persuadindo-os a adotar uma vida completamente comunal. Na idade dourada das fundações na Morávia, havia mais de vinte mil membros em mais de noventa aldeias. Hoje no Canadá e nos Estados Unidos, há mais de cento e cinqüenta colônias, contudo o número de sobrenomes é incrivelmente pequeno. Todos os huteritas existentes descendem das poucas famílias que sobreviveram séculos de migração, perseguição, e deserção.

Foi muitas vezes destacado que um dos principais fatores do fracasso da maioria das comunas do século XIX, particularmente as seculares, foi a ausência de critérios na aceitação de membros. As comunidades huteritas contemporâneas são o produto final da mais rigorosa seleção imaginável. Eles sobreviveram tanto ao martírio quanto à prosperidade, tanto à migração quanto aos ambientes políticos mais incongruentes, por onde passam o ambiente físico permanece notavelmente uniforme, as terras negras ucranianas, a pradaria de grama alta, a bacia do Danúbio. No princípio eles recrutavam os membros deliberadamente de acordo com as habilidades necessárias, desde artesãos até camponeses prósperos. Na Morávia, e durante algum tempo na Rússia, eles se fixaram em grandes propriedades senhoriais onde a auto-suficiência da economia de comunidades feudais tinha sobrevivido, uma auto-suficiência que eles aperfeiçoaram. Até nossos dias eles ainda tiram proveito das lições aprendidas em séculos de modo senhorial de vida. Embora os cristãos liberais modernos possam chamá-los de fundamentalistas, a confissão de fé huterita é na realidade mais flexível, menos rígida e, o que é muito importante, mais capaz de eterealização do que o da maioria das seitas anabatistas do passado ou das seitas milenaristas ou pentecostais das igrejas contemporâneas. Na realidade, o chiliasmo e o milenarismo se extinguiram.

Os huteritas não olham para si próprios como um remanescente colocado aparte para serem salvos do mundo do mal na Segunda Vinda e no Julgamento Final. Eles simplesmente se consideram cristãos, vivendo um tipo de vida que por si só os destaca como seguidores das palavras de Jesus e da vida apostólica conforme narrada nos Evangelhos e em Atos. Tanto os Evangelhos como Atos e as palavras de Cristo, se lidos sem preconceito, são marcados por uma escatologia dramática, pela expectativa da chegada iminente do fogo e do reino, este ajuste é semelhante ao efetuado pelas maiores e mais respeitáveis seitas cristãs. O grupo que mais se assemelha [nesse aspecto] aos cristãos apostólicos provavelmente são os Testemunhas de Jeová.

Mas diferentemente dos Testemunhas de Jeová ou dos muçulmanos negros, os huteritas não são uma sociedade trancada. Se a comunidade constrói um muro suficientemente impenetrável em volta de si mesma, cedo ou tarde ele virá abaixo. Os huteritas são quase tão abertos aos pagãos quanto os quakers. Eles aceitam silenciosamente suas crenças religiosas e o modo de vida que os diferencia do resto do mundo, e são felizes vivendo assim. Eles não usam cosméticos, nem vêem televisão, mas quando os pagãos fazem estas coisas isso não desperta neles nenhuma fúria santa. Eles não apenas aceitam se relacionar com o mundo, como também não aceitam que o mundo se relacione com eles. Isto é muito importante. Se eles tivessem sido combativos e envolvidos em grandes confrontos, enquanto minúscula minoria dentro de um mundo freqüente e amargamente antagônico, e na melhor das hipóteses indiferente, eles teriam há muito tempo sido destruídos. A sociedade huterita é verdadeiramente um reino de paz.

A maioria dos movimentos comunais dependeu do carisma de um líder individual, de um Robert Owen, ou de um John Humphrey Noyes, e teve sucesso na medida em que aquele líder era também um administrador prático e um homem com muitos conhecimentos, como Noyes foi, e como Owen não foi; ou, às vezes, da habilidade da mulher ou do homem carismático para ensinar um líder prático para compartilhar a administração da colônia. Trata-se de uma velha política, a política do pai-rei e do rei-guerreiro na transição da aldeia neolítica para a cidade. A constituição das comunidades huteritas foi cuidadosamente ajustada para permanecer acima do carisma de cada indivíduo da comuna proporcionando a viabilidade e a coesão da comunidade, bem como a eficiência de sua vida econômica. Talvez tenha sido esse cuidadoso controle do carisma que ajudou a sociedade a permanecer. Desde seu começo, a história huterita é marcada pela ausência de personalidades espetaculares — isso se aplica tanto aos fundadores como a seus sucessores imediatos, Jacob Widemann, Hans Hut, Jacob Hutter, Peter Riedemann, e Andreas Ehrenpreis — a influência que cada um exerceu no passado não foi superada pela influência exercida pelos líderes contemporâneos. Seus escritos ainda são lidos na igreja e seus hinos ainda são cantados.

Na realidade, a comunidade huterita deve sua coesão a um carisma difuso do qual cada sócio é portador. A comunidade, como o Israel místico, ou a Igreja como a Noiva de Cristo, é a pessoa pentecostal. Os huteritas estão bem atentos a este fato, mas tal consciência parece marcar os limites da eterealização. Sabemos pouco da vida interior do devoto huterita, mas nesse interior aparentemente nunca ocorreu uma hipostatização mística da comunidade. Não há nenhuma visão do Shekinah como entre os Hassidim. O dia-a-dia do trabalho nos campos e na cozinha, nos berçários e depósitos, e o trabalho congregacional parecem estar carregados com a consciência de uma glória mística que é suficiente às necessidades práticas das mentes huteritas. É possível que haja uma vida contemplativa, especialmente entre as pessoas mais idosas, uma coisa que os pagãos nunca saberão bem como funciona; mas que podem ver do lado de fora, os huteritas se assemelham a uma sociedade dos Irmãos Lawrences.

Ao contrário de muitas, talvez da maioria das sociedades comunais, seculares ou religiosas, os huteritas são governados mais por costumes do que por leis escritas, e eles raramente consideram necessário fazer sérias mudanças constitucionais. A cabeça de cada colônia é um Diener am Wort, um Servo da Palavra. Quando um novo líder é escolhido, são convidados os cabeças de outras colônias para uma reunião e eles, juntamente com todos os membros masculinos da colônia, votam em um elemento de uma lista de candidatos submetidos pela comunidade. Após oração, entre aqueles que recebem mais de cinco votos, um deles é escolhido por sorteio. Após um período probatório de dois anos ou mais, ele é então ordenado por imposição de mãos de dois ou três outros líderes. Ele não come à mesa com a comunidade, e em muitos pequenos detalhes vive uma vida mais individual em sua própria casa.

A maioria dos líderes é comparativamente jovem quando escolhido — entre vinte e cinco e quarenta anos — e permanecem líderes durante toda a vida ou até se tornarem incapacitados por doença ou por velhice. Eles são os líderes espirituais da comunidade, e oficialmente os administradores gerais, embora se torne cada vez mais comum a eleição por maioria simples de um administrador prático para assuntos econômicos, conhecido como Haushälter, o Dono da Casa. Como mordomo da colônia ele vigia o trabalho, indica tarefas, cuida das finanças e da contabilidade, e assume a responsabilidade por vários trabalhos, até mesmo os mais servis. É importante não conceber o Haushälter como “chefe da colônia”. Ele está mais para coordenador. Abaixo dele está um capataz da fazenda, e se a colônia tem outras atividades importantes, é costume haver outros capatazes.

Há uma considerável alternância de tarefas. Um homem pode ser sapateiro durante um ano, apicultor no próximo, e fazendeiro no terceiro ano. Com o passar do tempo, a maioria das pessoas se acomoda em uma ocupação regular, mas freqüentemente troca, até mesmo no fim da vida. Existe uma hierarquia similar entre as mulheres — uma Haushälterin, que supervisiona a cozinha, o quarto de costura, o jardim, e o jardim da infância. Também há mulheres especializadas em obstetrícia, e a maioria das mulheres são competentes e práticas enfermeiras. Embora os documentos constitucionais doutrinais huteritas insistam com bastante ênfase na submissão das mulheres ao governo dos homens, os observadores são unânimes em seus relatórios de que as mulheres huteritas parecem estar extraordinariamente contentes, trabalhando juntas em um estado de alegria que tende à euforia. Naturalmente, devido à natureza do "trabalho feminino", se ele é efetuado cooperativamente por um grande número de mulheres, ele se torna decididamente mais fácil do que as tarefas de uma única dona de casa de fazenda.

As famílias huteritas moram em casas ou apartamentos separados de suas crianças, que são ampliados na medida em que a família cresce. No passado as crianças às vezes eram levadas a berçários cooperativos, mas esta prática foi derrubada — exceto os bebês e crianças muito jovens que são cuidadas cooperativamente quando as mães estão trabalhando. As relações familiares são até mais fortes do que aquelas da antiga família patriarcal alemã. Questionários submetidos a crianças que freqüentam escola pública longe da colônia não revelam praticamente nenhum sinal de alienação, choque de gerações, muito menos o "conflito edipal" típico da moderna juventude. A despeito das iscas do mundo moderno, com sua cultura de mercadoria, consumo conspícuo, e super estímulo ao entretenimento, quase todos os jovens huteritas parecem querer ser como seus pais e viver como seus ancestrais quinhentos anos antes deles. Os que partem quando se tornam adolescentes, normalmente fazem isso para se casar com cônjuge não huterita. Eles retornam à colônia nos feriados e finais de semana, freqüentemente ficam por perto, e muitas vezes o cônjuge se converte, é batizado, e o par se integra, para a alegria de todos.

Existe bem menos deserção no modo huterita de vida do que em seitas similares não comunistas como amish, menonitas, mormons, ou comunistas como Amana. Uma razão para isso, provavelmente, é que não há no credo huterita nada semelhante ao esforço de eterealização que é exigido de uma pessoa educada em escolas modernas. Bem poucos huteritas passam por uma faculdade, e quando isso ocorre é por orientação da direção da colônia no sentido de prover serviços profissionais para mais adiante assegurar a auto-suficiência da comunidade. Aqueles que fazem faculdade, quase sem exceção, retornam à colônia.

Além disso, o movimento dos huteritas do século XX imita o huterita original, o Brüderhof, fundado por intelectuais alemães e ingleses, que embora composto por pessoas largamente educadas em escolas de nível superior, nunca entraram em conflito em suas comunidades huteritas recém-nascidas em assuntos de fé e moral. As discordâncias giram basicamente em torno de assuntos como alfândega e costumes de duas classes radicalmente diferentes. Isso provavelmente se constituiu no ponto fraco dos shakers. Com o passar do tempo, ficou muito difícil as pessoas aceitarem as doutrinas shakers, especialmente no que dizia respeito ao celibato. Assim os shakers quase nunca puderam segurar os órfãos que eles recrutavam, e eventualmente foram incapazes de conquistar novos membros adultos.

Concretamente, após quase quinhentos anos de prática, a administração da comunidade huterita é notável pela sua elasticidade. A modesta hierarquia de sua administração sempre pode acudir em uma emergência. Sua flexibilidade a torna imune a um terremoto, e a administração geral do movimento inteiro é igualmente flexível. Tanto a colônia como os conselhos gerais, da mesma forma que os quakers, tentam evitar a ação sem a unanimidade; e como o modo huterita de vida é o produto final de quase toda prova concebível, esta unanimidade normalmente é facilmente alcançada. “Não governar homens, mas administrar coisas” conforme Marx disse.

Um detalhe interessante e possivelmente significante é que as colônias huteritas, como muitas aldeias de povos primitivos, praticam uma limitada exogamia. Os pares se escolhem de colônias próximas mais frequentemente do que de dentro de uma única colônia. Isto, naturalmente, cria uma teia de relações familiares bem coesas, radiando fora das determinações originais, e preserva uma gama hereditária mais extensa, uma "campo de gene" mais amplo. O campo de gene bem pequeno faz com que os do lado de fora sempre digam que “os huteritas são todos parecidos”. Em 1965, havia apenas quinze sobrenomes nos Haushälters em um conjunto de cento e cinqüenta e cinco colônias. Os huteritas podem se parecer uns com os outros, mas eles certamente não chegaram ao ponto daquilo que comumente se denomina “inato”. Coisas como doenças hereditárias e deficiências orgânicas são praticamente desconhecidas entre eles. Eles sofrem menos com tais problemas do que a população em geral.

Extraído de:

http://www.reocities.com/projetoperiferia/comunalismo7.htm#20.%20Hutterites%20Again

74 comentários:

Anônimo disse...

I do consider all of the ideas you have

offered for your post. They're very convincing and

will certainly work. Still, the posts are too quick for novices. May you please lengthen them a bit from

subsequent time? Thanks for the post.

My webpage: http://bookmarking.click2articles.com/story.php?title=shooting-star-the-spain-series-the-finale
Here is my webpage : create solar panels

Anônimo disse...

Oh my goodness! an incredible article dude.
Thank you However

I am experiencing concern with ur rss . Don’t know why Unable

to subscribe to it. Is there anybody getting identical rss
drawback? Anyone who is aware of kindly respond. Thnkxxx

Also visit my site; http://www.dpaglobal.co.uk
Here is my webpage Travel packages

Anônimo disse...

Greetings! I know this is kinda off topic

but I was wondering if you knew where I could get a captcha plugin for my comment form?
I'm using the same

blog platform as yours and I'm having problems finding one?

Thanks a lot!

Review my webpage manganetwork.freehostingcloud.com
Look into my homepage ; spain weather vacation

Anônimo disse...

Wow, incredible weblog format! How long have you ever been blogging for?
you made blogging

look easy. The overall look of your site is great, as neatly as the content material!


Look at my webpage; http://www.essentialweb.asia
My page: house prices spain forum Villajoyosa

Anônimo disse...

Hello to еνеry bоdy, it's my first go to see of this weblog; this webpage carries awesome and truly fine data in favor of readers.
Also visit my page :: http://congresomundialjjrperu2009.org

Anônimo disse...

My brother suggested I may like this website.
He was entirely right. This put up actually made
my day. You can not

consider simply how much time I had spent for this info!

Thank

you!

My website http://rahula.info
Feel free to surf my web page ... local spain news L’Ampolla

Anônimo disse...

It's a shame you don't have a donate button!
I'd certainly donate to

this excellent blog! I suppose for now i'll settle for

bookmarking and adding your RSS feed to my Google account.
I look forward to brand new updates and will talk


about this blog with my Facebook group. Chat soon!



Here is my web page; wp.od.ua
Here is my weblog ; property in Spain Dolores

Anônimo disse...

It's going to be end of mine day, however before ending I am reading this fantastic post to improve my knowledge.
My blog lightgray.w3bookmarks.com

Anônimo disse...

Thanks a bunch for sharing this with all of us you actually know what you're talking about!

Bookmarked. Kindly also visit my web site =). We could have a link exchange

arrangement between us!

Here is my web site http://theproject.no-ip.org/wiki/index.php?title=Expats_Leave_Spain_And_Come_Back_To_United_Kingdom
Take a look at my homepage :: spain portugal travel forums El Puerto de Santa Maria

Anônimo disse...

A powerful share, I simply given this onto a colleague who was doing
somewhat evaluation on this. And he in fact purchased me breakfast as a
result of I discovered it for him.. smile.
So let me reword that: Thnx for the treat! However yeah Thnkx for


spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love studying more on this topic.
If attainable, as you change into experience, would you mind updating your weblog with more

particulars? It's extremely useful for me. Massive thumb up for this

weblog submit!

Take a look at my website :: http://www.tacticians.org/groups/top-attractions-in-alicante
my website :: Alicante Spain house

Anônimo disse...

Oh my goodness! a tremendous article dude. Thanks However

I am experiencing difficulty with ur rss . Don’t know why Unable


to subscribe to it. Is there anyone getting equivalent rss drawback?
Anybody who is aware of kindly respond. Thnkxxx

Here is my blog - http://www.devilscafe.in/2012/12/phpfox-ajaxphp-xss-vulnerability.html?m=1
Check out my web-site ... Costa Blanca Spain weather March

Anônimo disse...

ӏ alwaуs emaileԁ this web ѕіte
post page to all my contaсtѕ, ѕince
if like tο гead іt next my linκs ωill too.


Feel freе tο vіsit my hοmepage; click through the following website page

Anônimo disse...

Undeniably consider that which you said. Your

favorite justification seemed to be at the internet the

simplest factor to remember of. I say to you, I definitely get irked while people think about concerns that
they plainly don't recognise about. You controlled to hit the nail upon the highest as neatly as outlined out the

whole thing without having side-effects , folks could take a signal. Will probably be again to get more. Thanks
Also visit my site :: www.uitalkmaar.nl

Anônimo disse...

What i do not realize is actuallу how you arе noω nоt really a
lot morе neatly-preferred than уou might be rіght now.
You aгe very intelligent. You alгeady know thus significantly
on the subject οf this mаtteг, made me personallу imagіnе it fгοm numerous numerοus angleѕ.

Its liκe women and mеn aren't fascinated unless it'ѕ somеthing to accomplіsh with Girl gagа!
Yοuг pеrsonal stuffѕ excellеnt.
Alwауs take саre of it up!

Here is mу website; click through the next article

Anônimo disse...

Spot on with this write-up, I really think this web site needs

much more consideration. I’ll most likely be once

more to read far more, thanks for that info.
Look into my page ; sozialeswiki.de

Anônimo disse...

I'm extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Anyway keep up the nice

quality writing, it is rare to see a nice blog like this one today..
My web page - http://www.Ibrahimcenter.org/2012/07/23/imam-in-strip-mall-mosque-stresses-social-services

Anônimo disse...

There is tοtallу no haѕslе; thеre are no
оther factors to do aside fгοm placing it about your wаist.


Alsο vіѕit my webρagе - flex belt coupons

Anônimo disse...

Wow that was unusual. I just wrote an really long comment
but after I clicked

submit my comment didn't show up. Grrrr... well I'm
not writing all that over again. Anyways, just wanted to say fantastic
blog!
Here is my blog post ... levetdavid.free.fr

Anônimo disse...

Do you have a spam problem on this site; I also am a blogger, and I was curious about your situation; many of us have
developed some nice methods and we

are looking to swap strategies with other folks, be sure


to shoot me an e-mail if interested.
Feel free to surf my web blog ; http://muslimic.com/blog/4704/rent-luxury-villa-in-spain-can-you-snow-ski-in-granada

Anônimo disse...

Its like you read my mind! You seem to know so much about this,
like you wrote the book in it or

something. I think that you can do with a few pics to drive the message home a
little bit, but

instead of that, this is fantastic blog. A great read.
I will certainly be back.
my web site - isgodreal.info

Anônimo disse...

Generally I don't read post on blogs, but I would like to say that this

write-up very forced me to try and do so! Your writing style has been surprised me. Thanks, quite nice

post.
Take a look at my website - blogspot.ru

Anônimo disse...

Hello my friend! I want to say that this article is amazing, nice written
and include

almost all vital infos. I’d like to see more
posts like this.
my website :: http://Daivarela.Blogspot.com/

Anônimo disse...

I just like the helpful information you provide in your

articles. I’ll bookmark your weblog and check once more right here

frequently. I am slightly certain

I’ll be informed plenty of new stuff right here! Best of luck
for the next!
My blog : www.pedigreebooks.com

Anônimo disse...

Do you have a spam issue on this blog; I also am a blogger,
and I was wondering your situation; many of us have created some nice procedures and we

are looking to trade methods with other folks, why not
shoot me an email if interested.
My web site: http://Wiki.Vijayanagara.in/index.php?title=User:PatriciaArnold1985

Anônimo disse...

Thank you a lot for sharing this with all of
us you actually recognize what you're talking about! Bookmarked. Kindly

additionally consult with my web site =). We

may have a hyperlink trade contract among us!
Here is my web blog ; http://e-jobs-observatory.eu/

Anônimo disse...

I do accept as true with all the ideas you've

offered on your post. They're very convincing and can definitely
work. Nonetheless, the posts are too short for novices.
May you please extend them a little from

subsequent time? Thank you for the post.
Look into my blog :: http://thinkoutsidetheboxtoday.com

Anônimo disse...

naturally like your website but you have to check the

spelling on quite a few of your posts. A number of them are rife with spelling issues

and I find it very troublesome to tell the truth nevertheless I will surely come

back again.
Feel free to visit my web site :: HTTP://www.Blogphotovideo.com/science/sun-may-soon-have-4-poles-say-researchers

Anônimo disse...

obviously like your web site but you need to check the

spelling on quite a few of your posts. A number of them are rife with spelling issues


and I find it very bothersome to tell the truth nevertheless I’ll definitely come

back again.
Here is my web-site : authenticlinks.com

Anônimo disse...

I was curious if you ever thought of changing
the structure of your blog? Its very well written; I love what youve got to say.
But maybe you could a little more in the way of content


so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2

pictures. Maybe you could space it out better?
Feel free to surf my site :: growinggracefarm.wordpress.com

Anônimo disse...

Gеnerally I don't read article on blogs, but I would like to say that this write-up very compelled me to check out and do it! Your writing taste has been amazed me. Thanks, quite great post.

Feel free to surf to my webpage: click the next internet site

Anônimo disse...

Ι'm not sure exactly why but this website is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this problem or is it a problem on my end? I'll chеck back later and
see if the problem still existѕ.

Ηerе іs my hοmepаge;
mouse click the up coming article

Anônimo disse...

A person essentially help to make seriously articles I would state.
This is the first time I frequented your website page and
thus far? I amazed with the research you made to

create this particular publish amazing. Magnificent

job!
Feel free to visit my site : bildungsstreik.net

Anônimo disse...

I loved as muсh aѕ уou ωill гeceive carried
out right here. Thе sketch is tasteful,
youг authοгed mateгіаl stylіsh.
nоnethelesѕ, уou command get bought аn nегvouѕnеss ovеr thаt
уou wіsh be ԁelivеring the following.

unωell unqueѕtiоnаbly comе
furtheг formerly again ѕince exаctlу
the ѕamе nearly а lot often insіԁe сase уοu shiеld
this іncreaѕe.

my websitе ... v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Wonderful goods from you, man. I have understand your stuff previous to and

you're just too great. I really like what

you've acquired here, certainly like what you are stating and the way in which you

say it. You make it entertaining and you still care for to keep it
sensible. I

can't wait to read far more from you. This is really a

tremendous web site.
Also see my webpage > mealbymel.blogspot.ru

Anônimo disse...

obviously like your website but you need to check the

spelling on several of your posts. Several of them are rife
with spelling problems

and I find it very troublesome to tell the truth nevertheless I will surely come

back again.
Feel free to surf my web-site :: thewebsitez.com

Anônimo disse...

Definitely believe that which you said. Your favorite
justification seemed to be on the net the simplest thing to be
aware of. I say to you, I

certainly get irked while people consider worries that they just don't know

about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side

effect , people could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks
my website: HTTP://www.jenaplan-weimar.de/w/index.php?title=Benutzer_Diskussion:AudriaCollins980

Anônimo disse...

Its like you read my mind! You seem to know a lot about
this, like you wrote the book in it or

something. I think that you could do with some pics to drive the message home a little
bit, but

instead of that, this is excellent blog.
A

fantastic read. I'll certainly be back.
my page: www.shiur.com

Anônimo disse...

It is best to take part in a contest for the most
effective blogs on the web. I'll

advocate this web site!
Here is my webpage http://odp.nit.net.cn/wiki/index.php?title=The_Impressive_Structures_Linked_to_Barcelona

Anônimo disse...

Hi! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers?


My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few months of hard work due

to no back up. Do you have any solutions to protect against hackers?
Also visit my website ; ms1A3zkjg0.A935l.bbs.mythem.es

Anônimo disse...

When I originаlly commenteԁ I clіckеd the
"Notify me when new comments are added" chеckboх anԁ now еach tіme а commеnt is аdԁed I get several е-mails with the same comment.

Is thеrе any way you can remove me from
that ѕeгviсе? Thanks a
lot!

Review my webpage; v2 cigs reviews

Anônimo disse...

We're a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your site provided us with valuable info to work on. You have done an impressive job and our whole community will be thankful to you.

Also visit my blog 140.11

Anônimo disse...

I am sure this post has touched all the internet visitors,
its really really good post on building up new webpage.


my weblog :: how to get rid of stretch marks

Anônimo disse...

Having read this I thought it was rather informative.

I appreciate you finding the time and energy to put this informative article together.
I once again find myself spending a significant amount of time
both reading and leaving comments. But so
what, it was still worthwhile!

My web site - buy q-cell solar panels

Anônimo disse...

Hello would you mind letting me know which web host you're

utilizing? I've loaded your blog in 3 different internet browsers and I must
say this blog loads a lot faster then most. Can you recommend a good

hosting provider at a reasonable price? Kudos, I appreciate it!


My weblog; gloriouslinks.com

Anônimo disse...

Really enjoyed this article, is

there any way I can get an email whenever you make a fresh article?


Feel free to visit my blog post - http://social.velayat-e-eshgh.com

Anônimo disse...

I was just seeking this info for some time. After 6 hours of

continuous Googleing, at last I got it in your website.
I wonder what is the lack of

Google strategy that don't rank this kind of informative websites in top of the list.

Usually the top websites are full of garbage.

Here is my web blog www.Gloriouslinks.com

Anônimo disse...

you are truly a excellent webmaster. The web

site loading velocity is incredible. It seems that you

are doing any distinctive trick. Furthermore, The contents
are

masterwork. you have performed a magnificent job in this
subject!

Have a look at my web page: Www.silivrenstudios.com

Anônimo disse...

Magnificent beat ! I wish to apprentice whilst you amend your site, how could i subscribe for a blog site?
The account helped me a acceptable deal. I were a

little bit acquainted of this your broadcast provided shiny


transparent concept

My homepage - http://aliancarussa.com

Anônimo disse...

I'm usually to blogging and i actually

admire your content. The article has really peaks my interest. I'm going to
bookmark your web site and maintain checking for brand spanking new information.


Here is my webpage: www.africanafairs.org

Anônimo disse...

This is sіmply first impressions, but the follοwing goeѕ.
My partner and i ѕwitched thrоugh VIP smoking to Εnvironmentаlly friendly Smoκe thiѕ week.

I waѕ not the moѕt hеavy of smokers bеfoге My pаrtner аnԁ i switched to bе able to e-cigaretteѕ (strictly
any 10-12 light tobаcco a day), yet after stаrting the Privаte rоom 24mg (I сhosen the
highest pоweг afteг a good underwhelming eхperіеnce
with 18mg E-Lіtes), I usеԁ to
be alaгmeԁ to find Ӏ waѕ using up out
5 cartridges a ωeek (about 30 cigarеttes per day if the websitе and
product pacκaging arе to be thought). The batteries аlso had littlе life oг
stuгdiness іn them anԁ achieving to replace them in addition to sωitching
cаrtomizers evеry 36 hοurs had been beginnіng tо help to make vaping
almost as expensive a гoutіne aѕ smoking, ԁisregardіng
the obvіous health benefіts.

my web-site :: Green Smoke Flavor reviews

Anônimo disse...

You made some first rate points there. I looked on the

internet for the problem and found most people will

go together with together with your website.


Here is my website ... www.getemgirls.com

Anônimo disse...

I believe that is among the so much significant

information for me. And i am glad studying your article.
But wanna remark on some common issues, The

site style is wonderful, the articles is in reality nice :
D. Good job, cheers

my homepage: www.dailyroads.com

Anônimo disse...

Hi there! I simply would like to give a huge thumbs up for the good information
you could have here on this post. I can be coming back to your blog for extra soon.


Feel free to visit my weblog :: http://www.smart-links.org/members/larrainecox75/activity/23033

Anônimo disse...

I know this if off topic but I'm looking into starting my own blog and was curious what all is

needed to get set up? I'm assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
I'm not very

internet savvy so I'm not 100% positive. Any tips or advice

would be greatly appreciated. Appreciate it

My site :: www.Sagradafamiliaelda.com

Anônimo disse...

Ηello! I know thiѕ is kinԁ of οff topic but ӏ wаs
wοndеrіng whіch blog plаtfοrm
are you uѕing for this website? І'm getting tired of Wordpress because I'νe had issuеs ωith hackeгs and I'm looking at alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

Also visit my weblog - simply click the following post

Anônimo disse...

I think the аdmin of thіѕ ѕite is truly worκing harԁ in
favoг of his webѕite, foг the rеason that here everу matеrial is
quаlitу based stuff.

Feel fгee to visit mу blog post :: Email Console

Anônimo disse...

You actually make it seem so easy with your presentation but
I find this matter to be actually something which I think I would never understand.

It seems too complex and very broad for me. I am
looking forward for your next post, I will try to get
the hang of it!

Also visit my web page arabroom.tk

Anônimo disse...

Oh my goodness! an amazing article dude. Thank you Nonetheless

I am experiencing subject with ur rss . Don’t know why Unable

to subscribe to it. Is there anyone getting similar rss problem?
Anyone who knows kindly respond. Thnkxxx

My web-site ... photographers.ie

Anônimo disse...

I'm also commenting to

make you understand of the

really good experience my cousin's child encountered reading through your

blog. She came to understand so many details, most

notably what it is like to have an excellent

helping style to make most people really

easily understand several complex issues. You actually
exceeded our own expectations. I appreciate you for displaying these necessary, safe,
revealing and in addition cool thoughts on this topic to Mary.


Stop by my web page: http://Amherstblock.com/

Anônimo disse...

I'm also commenting to

make you understand of the

really good experience my cousin's child encountered reading through your

blog. She came to understand so many details, most

notably what it is like to have an excellent

helping style to make most people really

easily understand several complex issues. You
actually exceeded our own expectations. I appreciate you for displaying these necessary,
safe, revealing and in addition cool thoughts on
this topic to Mary.

Look into my webpage ... http://Amherstblock.com/

Anônimo disse...

One particular past alternative you have acquired in acquiring
a pair of dumbbells, adjustable or not is always to take a look at your
local sports store.

Feel free to surf to my web blog - excercise equipment

Anônimo disse...

when i absoultely luv these types of e cigs

Feel fгee tο suгf to my web
blog Http://www.bit.org.tw/userinfo.php?uid=11317

Anônimo disse...

Fabulous, what a website it is! This webpage presents valuable facts to us,
keep it up.

Look into my weblog - http://gto120dlaocm402mfos02.com

Anônimo disse...

It comes with special computer packages to suit your work out things to do.


Here is my blog ... http://www.getfitnstrong.com/bowflex-dumbbells/bowflex-selecttech-dumbbells-ultimate-home-exercising/

Anônimo disse...

The health and fitness center will be correct there expecting you.



Also visit my web site; Clicking Here

Anônimo disse...

When you decide that your humidity tumbles within the establishing, these are going to set off your good central heat motorized inflator and
have your humidity level that would be right whether temperature arrangement.
Produced circumstances cooking been so detailed before and consequently easily.
Overcoat the very roasted chicken alongside marinate many three , this prevents
this particular chook by means of blow drying.
Specific Hangi hoop are generally transfered hilarious and crack so that the burn is conducted running beefs, veges and
sometimes just shellfish and even pudding. Bubble gum
mixture is but one good commodity in bakers car without
any moldable buildings.

Also visit my web site :: Gus Demyers

Anônimo disse...

I uncover it beneficial to visualise my back muscle mass contracting and executing the pulling.


Look at my web blog :: best adjustable dumbbells

Anônimo disse...

Thіs piece of wгiting will аssist thе inteгnet ѵisіtors for building up new ωеbѕite or even a blοg from
start tο еnԁ.

Herе іѕ my ρage; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Although, the primary hardest headache why consumers traditionally encounter is evaluate your own home
your future wife's diamond is always duplicate or possibly authentic. Additionally specific notable savor, pepparkakor snacks are being used nearly as Xmas decorations in addition to. The review truly can be an in-depth program in whatever way. The perfect to your company's crazy, not difficult cooking food
it again couple of minimum directly to pre-cook one
particular ground beef after that doing nicely across the
grilling.

My homepage :: Bambi Loerzel

Anônimo disse...

They do not ought to choose a long time, nor do they should be intensive.


my homepage - getfitnstrong.com

Anônimo disse...

As well as, the cable exercising takes tension from the shoulder joint and focuses only within the deltoids.


Stop by my site; please click the next site

Anônimo disse...

That is the sole sure fire information I can provide.


my blog post please click the up coming post

Anônimo disse...

Carrying out these exercise routines that has a team is usually really exhilarating which is in
truth a fun way to loose bodyweight.

My web-site www.getfitnstrong.com

Anônimo disse...

It is not my first time to go to see this site, i am browsing this web site dailly and get pleasant information from here all the time.|

Here is my web page; pit 2013 program